Uma investigação sobre a relação entre aprendizagem e as crenças dos alunos sobre reprovação no curso de Letras- inglês da UFERSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9493 |
Resumo: | Este estudo visa a investigar a relação entre aprendizagem (DEHAENE, 2012, 2020; BADDELEY, 1997, BADDELEY et al.2011) e as crenças (ALMEIDA FILHO, 1993, 1999, 2005; FÉLIX, 1998, 1999; BARCELOS, 1995, 1999, 2004, 2006) dos alunos sobre a reprovação no curso de Letras-Inglês da UFERSA. Com o objetivo de investigar a relação entre a aprendizagem e as crenças no curso de Letras-Inglês da UFERSA. Para tanto, a pergunta de pesquisa que norteou este estudo é a seguinte: A relação entre a aprendizagem e as crenças dos alunos está realmente relacionada à reprovação no curso de graduação de Letras-Inglês da UFERSA? Para tal, optou-se por uma pesquisa de natureza mista, de cunho qualitativo e quantitativo, de maneira que para obter os dados qualitativos os 30 participantes deste estudo foram submetidos a responderem um questionário online com as seguintes indagações: Quais disciplinas do curso de Letras-Inglês você considera mais difícil? Já para os dados quantitativos, utilizamos os dados sobre reprovação que o sistema acadêmico SIGAA forneceu juntamente através da coordenação do curso de Letras-Inglês da UFERSA. A princípio, conduzimos a pesquisa acreditando que as disciplinas de literatura inglesa e/ou literatura norte-americana seriam as maiores responsáveis pelas reprovações do curso de Letras-Inglês, uma vez que demandam um grande volume de leitura em inglês. Contudo, de acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa, e para nossa surpresa, as disciplinas que mais reprovam são em língua materna e além disso sem esquecer de mencionar o fato de que são disciplinas ofertadas no início do curso, tal como, a disciplina teoria da literatura I e II que apresentaram e lideraram os maiores índices de reprovação. Portanto, acreditar que as disciplinas de literatura inglesa e/ou literatura norte-americana causariam mais retenção é, segundo dados deste estudo, uma das várias crenças que podemos desfazer no curso de Letras-Inglês. |
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Uma investigação sobre a relação entre aprendizagem e as crenças dos alunos sobre reprovação no curso de Letras- inglês da UFERSALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAAprendizagem; crenças; reprovação.Este estudo visa a investigar a relação entre aprendizagem (DEHAENE, 2012, 2020; BADDELEY, 1997, BADDELEY et al.2011) e as crenças (ALMEIDA FILHO, 1993, 1999, 2005; FÉLIX, 1998, 1999; BARCELOS, 1995, 1999, 2004, 2006) dos alunos sobre a reprovação no curso de Letras-Inglês da UFERSA. Com o objetivo de investigar a relação entre a aprendizagem e as crenças no curso de Letras-Inglês da UFERSA. Para tanto, a pergunta de pesquisa que norteou este estudo é a seguinte: A relação entre a aprendizagem e as crenças dos alunos está realmente relacionada à reprovação no curso de graduação de Letras-Inglês da UFERSA? Para tal, optou-se por uma pesquisa de natureza mista, de cunho qualitativo e quantitativo, de maneira que para obter os dados qualitativos os 30 participantes deste estudo foram submetidos a responderem um questionário online com as seguintes indagações: Quais disciplinas do curso de Letras-Inglês você considera mais difícil? Já para os dados quantitativos, utilizamos os dados sobre reprovação que o sistema acadêmico SIGAA forneceu juntamente através da coordenação do curso de Letras-Inglês da UFERSA. A princípio, conduzimos a pesquisa acreditando que as disciplinas de literatura inglesa e/ou literatura norte-americana seriam as maiores responsáveis pelas reprovações do curso de Letras-Inglês, uma vez que demandam um grande volume de leitura em inglês. Contudo, de acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa, e para nossa surpresa, as disciplinas que mais reprovam são em língua materna e além disso sem esquecer de mencionar o fato de que são disciplinas ofertadas no início do curso, tal como, a disciplina teoria da literatura I e II que apresentaram e lideraram os maiores índices de reprovação. Portanto, acreditar que as disciplinas de literatura inglesa e/ou literatura norte-americana causariam mais retenção é, segundo dados deste estudo, uma das várias crenças que podemos desfazer no curso de Letras-Inglês.58 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMoraes, Lígia de Souza LeiteMoraes, Lígia de Souza LeiteBarbosa, José Roberto AlvesRosa Filho, Jeová AraújoNascimento, Katiene Rozy Santos doSilva, Márcia Antônia Leal2023-07-13T13:51:39Z2023-07-13T13:51:39Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9493Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:09:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9493Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:09:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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Este estudo visa a investigar a relação entre aprendizagem (DEHAENE, 2012, 2020; BADDELEY, 1997, BADDELEY et al.2011) e as crenças (ALMEIDA FILHO, 1993, 1999, 2005; FÉLIX, 1998, 1999; BARCELOS, 1995, 1999, 2004, 2006) dos alunos sobre a reprovação no curso de Letras-Inglês da UFERSA. Com o objetivo de investigar a relação entre a aprendizagem e as crenças no curso de Letras-Inglês da UFERSA. Para tanto, a pergunta de pesquisa que norteou este estudo é a seguinte: A relação entre a aprendizagem e as crenças dos alunos está realmente relacionada à reprovação no curso de graduação de Letras-Inglês da UFERSA? Para tal, optou-se por uma pesquisa de natureza mista, de cunho qualitativo e quantitativo, de maneira que para obter os dados qualitativos os 30 participantes deste estudo foram submetidos a responderem um questionário online com as seguintes indagações: Quais disciplinas do curso de Letras-Inglês você considera mais difícil? Já para os dados quantitativos, utilizamos os dados sobre reprovação que o sistema acadêmico SIGAA forneceu juntamente através da coordenação do curso de Letras-Inglês da UFERSA. A princípio, conduzimos a pesquisa acreditando que as disciplinas de literatura inglesa e/ou literatura norte-americana seriam as maiores responsáveis pelas reprovações do curso de Letras-Inglês, uma vez que demandam um grande volume de leitura em inglês. Contudo, de acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa, e para nossa surpresa, as disciplinas que mais reprovam são em língua materna e além disso sem esquecer de mencionar o fato de que são disciplinas ofertadas no início do curso, tal como, a disciplina teoria da literatura I e II que apresentaram e lideraram os maiores índices de reprovação. Portanto, acreditar que as disciplinas de literatura inglesa e/ou literatura norte-americana causariam mais retenção é, segundo dados deste estudo, uma das várias crenças que podemos desfazer no curso de Letras-Inglês. |
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