Variação pronominal: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Valquiria Nunes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10062
Resumo: Este artigo apresenta uma análise sobre a variação pronominal nos livros didáticos da coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano). O objetivo da pesquisa foi o de analisar a forma como os materiais didáticos de ensino de língua portuguesa apresentam os pronomes pessoais, observando a existência de alguma relação com a variação observada em uso. Os principais pressupostos teóricos que orientam este estudo são da Sociolinguística Educacional, com discussão de conceitos como heterogeneidade da língua, variação linguística e ensino, variação pronominal, entre outros (Bortoni-Ricardo 2004, Coelho 2010, Cyranka 2021, Lopes 2019, Martins 2021, Vieira e Brandão 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram de abordagem qualitativa do tipo documental. Com a realização do estudo, sucedeu que, na referida coleção, a variação pronominal não é trabalhada e sequer explorada. No entanto, o quadro pronominal foi encontrado apenas no livro do 7°ano em uma concepção voltada a ideias antigas e pré-estabelecidas, além de métodos que incentivam a consolidação do conhecimento sobre a estruturação da gramática normativa, ao contrário do que propõe a BNCC. Conclui-se, nesse aspecto, que os manuais didáticos não fazem alusão a variação pronominal, e raramente fazem menção ao quadro pronominal, e àquele que trouxe o assunto não considera o você e a gente como pronomes pessoais.
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