Variação pronominal: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua materna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10062 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise sobre a variação pronominal nos livros didáticos da coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano). O objetivo da pesquisa foi o de analisar a forma como os materiais didáticos de ensino de língua portuguesa apresentam os pronomes pessoais, observando a existência de alguma relação com a variação observada em uso. Os principais pressupostos teóricos que orientam este estudo são da Sociolinguística Educacional, com discussão de conceitos como heterogeneidade da língua, variação linguística e ensino, variação pronominal, entre outros (Bortoni-Ricardo 2004, Coelho 2010, Cyranka 2021, Lopes 2019, Martins 2021, Vieira e Brandão 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram de abordagem qualitativa do tipo documental. Com a realização do estudo, sucedeu que, na referida coleção, a variação pronominal não é trabalhada e sequer explorada. No entanto, o quadro pronominal foi encontrado apenas no livro do 7°ano em uma concepção voltada a ideias antigas e pré-estabelecidas, além de métodos que incentivam a consolidação do conhecimento sobre a estruturação da gramática normativa, ao contrário do que propõe a BNCC. Conclui-se, nesse aspecto, que os manuais didáticos não fazem alusão a variação pronominal, e raramente fazem menção ao quadro pronominal, e àquele que trouxe o assunto não considera o você e a gente como pronomes pessoais. |
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Variação pronominal: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua maternaPronominal variation: contributions of sociolinguistics to mother tongue teachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAVariaçãoSociolinguística EducacionalLivro DidáticoEste artigo apresenta uma análise sobre a variação pronominal nos livros didáticos da coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano). O objetivo da pesquisa foi o de analisar a forma como os materiais didáticos de ensino de língua portuguesa apresentam os pronomes pessoais, observando a existência de alguma relação com a variação observada em uso. Os principais pressupostos teóricos que orientam este estudo são da Sociolinguística Educacional, com discussão de conceitos como heterogeneidade da língua, variação linguística e ensino, variação pronominal, entre outros (Bortoni-Ricardo 2004, Coelho 2010, Cyranka 2021, Lopes 2019, Martins 2021, Vieira e Brandão 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram de abordagem qualitativa do tipo documental. Com a realização do estudo, sucedeu que, na referida coleção, a variação pronominal não é trabalhada e sequer explorada. No entanto, o quadro pronominal foi encontrado apenas no livro do 7°ano em uma concepção voltada a ideias antigas e pré-estabelecidas, além de métodos que incentivam a consolidação do conhecimento sobre a estruturação da gramática normativa, ao contrário do que propõe a BNCC. Conclui-se, nesse aspecto, que os manuais didáticos não fazem alusão a variação pronominal, e raramente fazem menção ao quadro pronominal, e àquele que trouxe o assunto não considera o você e a gente como pronomes pessoais.This article presents an analysis of the pronominal variation in the textbooks of the collection “Se liga no idioma: leitura, produção de texto e linguagem”, from the final years of Elementary School (6th to 9th). The aim of the research was to analyze how the teaching materials of the Portuguese language present personal pronouns, observing the existence of some relationship with the variation observed in use. The main theoretical assumptions that guide this study are from Educational Sociolinguistics, with discussion of concepts such as heterogeneity of language, linguistic variation and teaching, pronominal variation, among others (Bortoni-RIcardo 2004, Coelho 2010, Cyranka 2021, Lopes 2019, Martins 2021, Vieira and Brandão 2007). The methodological procedures adopted were a qualitative approach of the documentary type. With the completion of the study, it happened that, in this collection, the pronominal variation is not worked and not even explored. However, the pronominal frame was found only in the 7th grade book in a conception focused on old and pre-established ideas, in addition to methods that encourage the consolidation of knowledge about the structuring of normative grammar, contrary to what the BNCC proposes. It is concluded, in this regard, that the textbooks do not allude to pronominal variation, and rarely mention the pronominal frame, and the one who brought up the subject does not consider você and a gente as personal pronouns.17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCarvalho, Cid Ivan da CostaCarvalho, Cid Ivan da CostaSouza, Cibele Naidhig deLeal, Jéssica Girlaine GuimarãesLira, Valquiria Nunes de2024-01-16T14:02:53Z2024-01-16T14:02:53Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIRA, Valquiria Nunes de. Variação pronominal: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua materna. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10062CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T22:02:54Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10062Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T22:02:54Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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Este artigo apresenta uma análise sobre a variação pronominal nos livros didáticos da coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano). O objetivo da pesquisa foi o de analisar a forma como os materiais didáticos de ensino de língua portuguesa apresentam os pronomes pessoais, observando a existência de alguma relação com a variação observada em uso. Os principais pressupostos teóricos que orientam este estudo são da Sociolinguística Educacional, com discussão de conceitos como heterogeneidade da língua, variação linguística e ensino, variação pronominal, entre outros (Bortoni-Ricardo 2004, Coelho 2010, Cyranka 2021, Lopes 2019, Martins 2021, Vieira e Brandão 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram de abordagem qualitativa do tipo documental. Com a realização do estudo, sucedeu que, na referida coleção, a variação pronominal não é trabalhada e sequer explorada. No entanto, o quadro pronominal foi encontrado apenas no livro do 7°ano em uma concepção voltada a ideias antigas e pré-estabelecidas, além de métodos que incentivam a consolidação do conhecimento sobre a estruturação da gramática normativa, ao contrário do que propõe a BNCC. Conclui-se, nesse aspecto, que os manuais didáticos não fazem alusão a variação pronominal, e raramente fazem menção ao quadro pronominal, e àquele que trouxe o assunto não considera o você e a gente como pronomes pessoais. |
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