Análise socioespacial, política e pedagógica de uma escola municipal da comunidade Jucurí, zona rural de Mossoró/RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8231 |
Resumo: | A Educação do Campo, como uma política pública, surge apartir dos movimentos sociais dos trabalhadores sem terra, que trouxeram consigo a defesa dos povos do campo na luta pela reforma agrária, surgindo assim, os principais movimentos sociais, cuja bandeira de luta transcendia o direito à terra e melhores condições de trabalho. Essas ações coletivas visavam também uma educação específica, contextualizada com a vida, com o conhecimento e a cultura dos seus sujeitos. Nesse sentido, essa monografia traz como tema principal a escola do campo, objetivando analisar a realidade socioespacial de uma escola situada na zona rural de Mossoró-RN, bem como as políticas públicas a ela relacionadas e as propostas pedagógicas direcionadas aos estudantes do campo. O presente estudo traz como problemática: como se apresentam as escolas do campo em sua realidade socioespacial? Quais as políticas públicas e propostas pedagógicas direcionadas para estudantes do campo? Destacando como objetivos específicos a) identificar as organizações que marcaram o surgimento das políticas públicas para a Educação do Campo; b) compreender como se dá a dinâmica da escola do campo na atualidade investigando a implementação destas políticas no referido espaço, bem como c) interpretar a existência ou não de práticas pedagógicas condizentes com a realidade desses sujeitos. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como locus de estudo a Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto e seus sujeitos, estudantes e professores. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários, além de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Também realizadas observações diretas e registros fotográficos da escola pesquisada. Como resultados identificamos que, assim como em outros lugares, a educação no espaço rural tem muito a progredir dada a ausência de políticas públicas e também de práticas pedagógicas voltadas à realidade do campo. Na escola pesquisada, é notória essa lacuna no que tange às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento educacional dos sujeitos do campo. Assim sendo, esta escrita vislumbra novos caminhos e investimentos a serem realizados pelo poder público para melhorar a Educação no/do Campo, em especial a escola investigada nesta pesquisa, como o aprimoramento da sua estrutura física, iluminação apropriada, circulação de ar adequada, carteiras, além de materiais e propostas pedagógicas que dinamizem o ensino-aprendizagem neste espaço educacional |
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Análise socioespacial, política e pedagógica de uma escola municipal da comunidade Jucurí, zona rural de Mossoró/RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoEscolaPovos do CampoAprendizagemA Educação do Campo, como uma política pública, surge apartir dos movimentos sociais dos trabalhadores sem terra, que trouxeram consigo a defesa dos povos do campo na luta pela reforma agrária, surgindo assim, os principais movimentos sociais, cuja bandeira de luta transcendia o direito à terra e melhores condições de trabalho. Essas ações coletivas visavam também uma educação específica, contextualizada com a vida, com o conhecimento e a cultura dos seus sujeitos. Nesse sentido, essa monografia traz como tema principal a escola do campo, objetivando analisar a realidade socioespacial de uma escola situada na zona rural de Mossoró-RN, bem como as políticas públicas a ela relacionadas e as propostas pedagógicas direcionadas aos estudantes do campo. O presente estudo traz como problemática: como se apresentam as escolas do campo em sua realidade socioespacial? Quais as políticas públicas e propostas pedagógicas direcionadas para estudantes do campo? Destacando como objetivos específicos a) identificar as organizações que marcaram o surgimento das políticas públicas para a Educação do Campo; b) compreender como se dá a dinâmica da escola do campo na atualidade investigando a implementação destas políticas no referido espaço, bem como c) interpretar a existência ou não de práticas pedagógicas condizentes com a realidade desses sujeitos. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como locus de estudo a Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto e seus sujeitos, estudantes e professores. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários, além de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Também realizadas observações diretas e registros fotográficos da escola pesquisada. Como resultados identificamos que, assim como em outros lugares, a educação no espaço rural tem muito a progredir dada a ausência de políticas públicas e também de práticas pedagógicas voltadas à realidade do campo. Na escola pesquisada, é notória essa lacuna no que tange às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento educacional dos sujeitos do campo. Assim sendo, esta escrita vislumbra novos caminhos e investimentos a serem realizados pelo poder público para melhorar a Educação no/do Campo, em especial a escola investigada nesta pesquisa, como o aprimoramento da sua estrutura física, iluminação apropriada, circulação de ar adequada, carteiras, além de materiais e propostas pedagógicas que dinamizem o ensino-aprendizagem neste espaço educacional75 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosMedeiros, Emerson Augusto deEstevão, Ady Canário de SouzaBezerra, Zenaide Lucas2023-01-12T17:42:11Z2023-01-12T17:42:11Z2022-04-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfBEZERRA, Zenaide Lucas. Análise socioespacial, política e pedagógica de uma escola municipal da comunidade Jucurí, zona rural de Mossoró/RN. 2022. 75 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8231Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T22:52:14Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8231Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T22:52:14Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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