Análise socioespacial, política e pedagógica de uma escola municipal da comunidade Jucurí, zona rural de Mossoró/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Zenaide Lucas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8231
Resumo: A Educação do Campo, como uma política pública, surge apartir dos movimentos sociais dos trabalhadores sem terra, que trouxeram consigo a defesa dos povos do campo na luta pela reforma agrária, surgindo assim, os principais movimentos sociais, cuja bandeira de luta transcendia o direito à terra e melhores condições de trabalho. Essas ações coletivas visavam também uma educação específica, contextualizada com a vida, com o conhecimento e a cultura dos seus sujeitos. Nesse sentido, essa monografia traz como tema principal a escola do campo, objetivando analisar a realidade socioespacial de uma escola situada na zona rural de Mossoró-RN, bem como as políticas públicas a ela relacionadas e as propostas pedagógicas direcionadas aos estudantes do campo. O presente estudo traz como problemática: como se apresentam as escolas do campo em sua realidade socioespacial? Quais as políticas públicas e propostas pedagógicas direcionadas para estudantes do campo? Destacando como objetivos específicos a) identificar as organizações que marcaram o surgimento das políticas públicas para a Educação do Campo; b) compreender como se dá a dinâmica da escola do campo na atualidade investigando a implementação destas políticas no referido espaço, bem como c) interpretar a existência ou não de práticas pedagógicas condizentes com a realidade desses sujeitos. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como locus de estudo a Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto e seus sujeitos, estudantes e professores. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários, além de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Também realizadas observações diretas e registros fotográficos da escola pesquisada. Como resultados identificamos que, assim como em outros lugares, a educação no espaço rural tem muito a progredir dada a ausência de políticas públicas e também de práticas pedagógicas voltadas à realidade do campo. Na escola pesquisada, é notória essa lacuna no que tange às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento educacional dos sujeitos do campo. Assim sendo, esta escrita vislumbra novos caminhos e investimentos a serem realizados pelo poder público para melhorar a Educação no/do Campo, em especial a escola investigada nesta pesquisa, como o aprimoramento da sua estrutura física, iluminação apropriada, circulação de ar adequada, carteiras, além de materiais e propostas pedagógicas que dinamizem o ensino-aprendizagem neste espaço educacional
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