Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112 |
Resumo: | A educação no campo é uma ferramenta fundamental para a transformação da realidade nas comunidades rurais e no combate às desigualdades socioespaciais, uma vez que viabiliza a emancipação da população local. Contudo, são diversos os obstáculos enfrentados pelas escolas, docentes e educandos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo refletir os principais desafios vivenciados pela professora de Geografia em sala de aula na escola do campo. Para isso, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com uma professora da disciplina de Geografia de uma escola do campo, situada na zona rural do Município de Mossoró-RN. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e se enquadra, como exploratória-descritiva. Os resultados demonstraram que a estratégia adotada para o ensino da Geografia no campo é por meio da associação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade da comunidade e a busca por meio do diálogo sobre o entendimento dos alunos e do espaço ao seu redor. Contudo, o ensino ainda limita muito as aulas expositivas dentro dos muros da escola, ao invés de explorar mais o contexto local. O principal desafio do ensino no contexto do campo apontado pela docente está relacionado ao deslocamento até a escola. |
id |
UFER_324de12453f8a6ac26aebc8b66b5f1be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11112 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEnsino de geografiaEducação do campoSujeitos socioespaciaisA educação no campo é uma ferramenta fundamental para a transformação da realidade nas comunidades rurais e no combate às desigualdades socioespaciais, uma vez que viabiliza a emancipação da população local. Contudo, são diversos os obstáculos enfrentados pelas escolas, docentes e educandos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo refletir os principais desafios vivenciados pela professora de Geografia em sala de aula na escola do campo. Para isso, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com uma professora da disciplina de Geografia de uma escola do campo, situada na zona rural do Município de Mossoró-RN. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e se enquadra, como exploratória-descritiva. Os resultados demonstraram que a estratégia adotada para o ensino da Geografia no campo é por meio da associação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade da comunidade e a busca por meio do diálogo sobre o entendimento dos alunos e do espaço ao seu redor. Contudo, o ensino ainda limita muito as aulas expositivas dentro dos muros da escola, ao invés de explorar mais o contexto local. O principal desafio do ensino no contexto do campo apontado pela docente está relacionado ao deslocamento até a escola.Rural Education is a fundamental tool for transforming reality in rural communities and combating socio-spatial inequalities, as it enables the emancipation of the local population. However, there are several obstacles faced by schools, teachers and students. Therefore, this research aimed to reflect the main challenges experienced by the Geography teacher in the classroom at the rural school. For this, we used a semi-structured interview with a Geography teacher from a rural school, located in the rural area of Mossoró-RN. The research has a qualitative approach and is classified as exploratory-descriptive. The results demonstrated that the strategy adopted for teaching Geography in the countryside is through the association of content taught in the classroom with the reality of the community and the search through dialogue about the understanding of students and the space around them. However, teaching still greatly limits expository classes within the school walls, instead of exploring more of the local context. The main challenge of teaching in the context of the field highlighted by the teacher is related to traveling to school.32 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosEstevão, Ady Canario de SouzaFernandes, Stenio de BritoSantos, Ionara Carmem Almeida2024-07-31T21:20:06Z2024-07-31T21:20:06Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfSANTOS, Ionara Carmem Almeida. Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-11-01T05:44:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11112Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-11-01T05:44:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
title |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
spellingShingle |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN Santos, Ionara Carmem Almeida CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Ensino de geografia Educação do campo Sujeitos socioespaciais |
title_short |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
title_full |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
title_fullStr |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
title_full_unstemmed |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
title_sort |
Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN |
author |
Santos, Ionara Carmem Almeida |
author_facet |
Santos, Ionara Carmem Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Erimar dos Santos, José Erimar dos Estevão, Ady Canario de Souza Fernandes, Stenio de Brito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ionara Carmem Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Ensino de geografia Educação do campo Sujeitos socioespaciais |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Ensino de geografia Educação do campo Sujeitos socioespaciais |
description |
A educação no campo é uma ferramenta fundamental para a transformação da realidade nas comunidades rurais e no combate às desigualdades socioespaciais, uma vez que viabiliza a emancipação da população local. Contudo, são diversos os obstáculos enfrentados pelas escolas, docentes e educandos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo refletir os principais desafios vivenciados pela professora de Geografia em sala de aula na escola do campo. Para isso, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com uma professora da disciplina de Geografia de uma escola do campo, situada na zona rural do Município de Mossoró-RN. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e se enquadra, como exploratória-descritiva. Os resultados demonstraram que a estratégia adotada para o ensino da Geografia no campo é por meio da associação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade da comunidade e a busca por meio do diálogo sobre o entendimento dos alunos e do espaço ao seu redor. Contudo, o ensino ainda limita muito as aulas expositivas dentro dos muros da escola, ao invés de explorar mais o contexto local. O principal desafio do ensino no contexto do campo apontado pela docente está relacionado ao deslocamento até a escola. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-31T21:20:06Z 2024-07-31T21:20:06Z 2024-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ionara Carmem Almeida. Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ionara Carmem Almeida. Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1821526237962567680 |