Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ionara Carmem Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112
Resumo: A educação no campo é uma ferramenta fundamental para a transformação da realidade nas comunidades rurais e no combate às desigualdades socioespaciais, uma vez que viabiliza a emancipação da população local. Contudo, são diversos os obstáculos enfrentados pelas escolas, docentes e educandos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo refletir os principais desafios vivenciados pela professora de Geografia em sala de aula na escola do campo. Para isso, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com uma professora da disciplina de Geografia de uma escola do campo, situada na zona rural do Município de Mossoró-RN. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e se enquadra, como exploratória-descritiva. Os resultados demonstraram que a estratégia adotada para o ensino da Geografia no campo é por meio da associação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade da comunidade e a busca por meio do diálogo sobre o entendimento dos alunos e do espaço ao seu redor. Contudo, o ensino ainda limita muito as aulas expositivas dentro dos muros da escola, ao invés de explorar mais o contexto local. O principal desafio do ensino no contexto do campo apontado pela docente está relacionado ao deslocamento até a escola.
id UFER_324de12453f8a6ac26aebc8b66b5f1be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11112
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEnsino de geografiaEducação do campoSujeitos socioespaciaisA educação no campo é uma ferramenta fundamental para a transformação da realidade nas comunidades rurais e no combate às desigualdades socioespaciais, uma vez que viabiliza a emancipação da população local. Contudo, são diversos os obstáculos enfrentados pelas escolas, docentes e educandos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo refletir os principais desafios vivenciados pela professora de Geografia em sala de aula na escola do campo. Para isso, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com uma professora da disciplina de Geografia de uma escola do campo, situada na zona rural do Município de Mossoró-RN. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e se enquadra, como exploratória-descritiva. Os resultados demonstraram que a estratégia adotada para o ensino da Geografia no campo é por meio da associação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade da comunidade e a busca por meio do diálogo sobre o entendimento dos alunos e do espaço ao seu redor. Contudo, o ensino ainda limita muito as aulas expositivas dentro dos muros da escola, ao invés de explorar mais o contexto local. O principal desafio do ensino no contexto do campo apontado pela docente está relacionado ao deslocamento até a escola.Rural Education is a fundamental tool for transforming reality in rural communities and combating socio-spatial inequalities, as it enables the emancipation of the local population. However, there are several obstacles faced by schools, teachers and students. Therefore, this research aimed to reflect the main challenges experienced by the Geography teacher in the classroom at the rural school. For this, we used a semi-structured interview with a Geography teacher from a rural school, located in the rural area of Mossoró-RN. The research has a qualitative approach and is classified as exploratory-descriptive. The results demonstrated that the strategy adopted for teaching Geography in the countryside is through the association of content taught in the classroom with the reality of the community and the search through dialogue about the understanding of students and the space around them. However, teaching still greatly limits expository classes within the school walls, instead of exploring more of the local context. The main challenge of teaching in the context of the field highlighted by the teacher is related to traveling to school.32 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosEstevão, Ady Canario de SouzaFernandes, Stenio de BritoSantos, Ionara Carmem Almeida2024-07-31T21:20:06Z2024-07-31T21:20:06Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfSANTOS, Ionara Carmem Almeida. Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-11-01T05:44:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11112Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-11-01T05:44:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
title Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
spellingShingle Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
Santos, Ionara Carmem Almeida
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Ensino de geografia
Educação do campo
Sujeitos socioespaciais
title_short Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
title_full Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
title_fullStr Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
title_full_unstemmed Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
title_sort Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN
author Santos, Ionara Carmem Almeida
author_facet Santos, Ionara Carmem Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Erimar dos
Santos, José Erimar dos
Estevão, Ady Canario de Souza
Fernandes, Stenio de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ionara Carmem Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Ensino de geografia
Educação do campo
Sujeitos socioespaciais
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Ensino de geografia
Educação do campo
Sujeitos socioespaciais
description A educação no campo é uma ferramenta fundamental para a transformação da realidade nas comunidades rurais e no combate às desigualdades socioespaciais, uma vez que viabiliza a emancipação da população local. Contudo, são diversos os obstáculos enfrentados pelas escolas, docentes e educandos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo refletir os principais desafios vivenciados pela professora de Geografia em sala de aula na escola do campo. Para isso, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com uma professora da disciplina de Geografia de uma escola do campo, situada na zona rural do Município de Mossoró-RN. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e se enquadra, como exploratória-descritiva. Os resultados demonstraram que a estratégia adotada para o ensino da Geografia no campo é por meio da associação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade da comunidade e a busca por meio do diálogo sobre o entendimento dos alunos e do espaço ao seu redor. Contudo, o ensino ainda limita muito as aulas expositivas dentro dos muros da escola, ao invés de explorar mais o contexto local. O principal desafio do ensino no contexto do campo apontado pela docente está relacionado ao deslocamento até a escola.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-31T21:20:06Z
2024-07-31T21:20:06Z
2024-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ionara Carmem Almeida. Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112
identifier_str_mv SANTOS, Ionara Carmem Almeida. Reflexões e desafios na prática escolar de uma professora de Geografia na zona rural de Mossoró/ RN. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1821526237962567680