Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/4725637920125058 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683 |
Resumo: | Introdução: O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL). Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação. Resultado: Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem. Conclusão: O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee. |
id |
UFER_d2e92e15320796e7a0b5be33f6dd81b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7683 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBLCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAMentoringSaúde mentalEducação médicaProblema baseado em aprendizagemAutogestãoIntrodução: O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL). Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação. Resultado: Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem. Conclusão: O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee.09 f.BrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCunha, Andrea Taborda Ribas daCunha, Andrea Taborda Ribas daSouza, Lázaro Fabrício de FrançaBellodi, Patrícia LacerdaMenezes, Dayane Patricia Ferreira2022-10-19T15:10:45Z2022-10-19T15:10:45Z2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/4725637920125058https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T11:08:57Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7683Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T11:08:57Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
title |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
spellingShingle |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL Menezes, Dayane Patricia Ferreira CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA Mentoring Saúde mental Educação médica Problema baseado em aprendizagem Autogestão |
title_short |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
title_full |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
title_fullStr |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
title_full_unstemmed |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
title_sort |
Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL |
author |
Menezes, Dayane Patricia Ferreira |
author_facet |
Menezes, Dayane Patricia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Andrea Taborda Ribas da Cunha, Andrea Taborda Ribas da Souza, Lázaro Fabrício de França Bellodi, Patrícia Lacerda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Dayane Patricia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA Mentoring Saúde mental Educação médica Problema baseado em aprendizagem Autogestão |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA Mentoring Saúde mental Educação médica Problema baseado em aprendizagem Autogestão |
description |
Introdução: O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL). Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação. Resultado: Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem. Conclusão: O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26 2022-10-19T15:10:45Z 2022-10-19T15:10:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4725637920125058 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683 |
url |
http://lattes.cnpq.br/4725637920125058 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747461041815552 |