Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Dayane Patricia Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/4725637920125058
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683
Resumo: Introdução: O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL). Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação. Resultado: Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem. Conclusão: O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee.
id UFER_d2e92e15320796e7a0b5be33f6dd81b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7683
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBLCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAMentoringSaúde mentalEducação médicaProblema baseado em aprendizagemAutogestãoIntrodução: O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL). Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação. Resultado: Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem. Conclusão: O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee.09 f.BrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCunha, Andrea Taborda Ribas daCunha, Andrea Taborda Ribas daSouza, Lázaro Fabrício de FrançaBellodi, Patrícia LacerdaMenezes, Dayane Patricia Ferreira2022-10-19T15:10:45Z2022-10-19T15:10:45Z2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/4725637920125058https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T11:08:57Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7683Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T11:08:57Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
title Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
spellingShingle Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
Menezes, Dayane Patricia Ferreira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Mentoring
Saúde mental
Educação médica
Problema baseado em aprendizagem
Autogestão
title_short Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
title_full Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
title_fullStr Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
title_full_unstemmed Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
title_sort Peer-mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL
author Menezes, Dayane Patricia Ferreira
author_facet Menezes, Dayane Patricia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Andrea Taborda Ribas da
Cunha, Andrea Taborda Ribas da
Souza, Lázaro Fabrício de França
Bellodi, Patrícia Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Dayane Patricia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Mentoring
Saúde mental
Educação médica
Problema baseado em aprendizagem
Autogestão
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Mentoring
Saúde mental
Educação médica
Problema baseado em aprendizagem
Autogestão
description Introdução: O peer mentoring (mentoria entre pares) é um modelo em que o mentor é um discente mais avançado na graduação que acompanha um grupo de alunos iniciantes (mentes). No curso de Medicina da Ufersa, o programa tem como propósitos acolher os discentes durante o primeiro semestre e contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do mentee, na sua integração ao ambiente acadêmico e na adaptação ao curso e ao método Problem-Based Learning (PBL). Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos mentees sobre sua experiência no peer mentoring e os possíveis benefícios no desenvolvimento pessoal e acadêmico, e na saúde mental do ingressante. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, em que se entrevistaram 20 mentees que participaram do projeto nos períodos 2018.1 ou 2019.1. Os dados foram processados por meio da análise temática de conteúdo, constituída por três precípuas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e sua interpretação. Resultado: Encontraram-se duas categorias: apoio emocional e social, e planejamento de estudos. Os entrevistados consideraram a experiência no peer mentoring positiva e assinalaram que o processo contribuiu para o desenvolvimento pessoal e/ou acadêmico deles. A diminuição do estresse e da ansiedade foi atribuída ao fato de haver um aluno veterano auxiliando no processo de transição ao ensino superior e um grupo de apoio entre pares. Os temas trabalhados nos encontros, as dicas dos mentores e as ferramentas apresentadas ajudaram no planejamento dos estudos, na seleção de prioridades e nas técnicas de otimização da aprendizagem. Conclusão: O projeto peer mentoring auxiliou os mentees em seu desenvolvimento e na adaptação e integração ao ambiente acadêmico, ao curso de Medicina e ao método PBL. Destarte, o apoio oferecido pelo projeto ao ingressante facilitou o processo de autogestão, promoveu o acolhimento e diminuiu a ansiedade, contribuindo também para a saúde mental do mentee.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26
2022-10-19T15:10:45Z
2022-10-19T15:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4725637920125058
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683
url http://lattes.cnpq.br/4725637920125058
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747461041815552