Projeto estrutural e construção da longarina de aeronave utilizando compósito carbono/vidro e madeira balsa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Lorano Matheus de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7496
Resumo: A indústria aeroespacial está em constante expansão, vários estudos na área de ciência dos materiais são regularmente realizados com a finalidade de aprimorar resultados relevantes para a ciência. Sendo assim, os VANT’s (veículos aéreos não tripuláveis), tem contribuído com o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser implementadas na indústria aeroespacial, durante sua a evolução os VANTs tiveram grande influência ao AeroDesign. Um dos principais desafios enfrentados pelo AeroDesign, é alcançar projetos estruturais que atendam às necessidades de resistência e massa da aeronave. O presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da utilização de tecido híbrido sarja 2x2 (carbono/vidro), balsa e resina epóxi na construção da longarina da aeronave rádio controlada da equipe Acceptor AeroDesign, que será utilizada na 21° competição SAE Brasil AeroDesign que ocorrera este ano (2019). Para tanto, utilizou-se análise de tensões ao longo da longarina, bem como o cálculo dos esforços internos presentes na longarina (utilizando o Ftool), a definição geométrica da longarina teve como base as dimensões do perfil aerodinâmico adotado pela equipe Acceptor AeroDesign e ensaios mecânicos (tração uniaxial e flexão) para construção da mesma. Após finalizada a construção, o teste de cargas (ensaio de flexão na estrutura) comprovou que o compósito suportou com eficiência as cargas projetadas.
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