Projeto estrutural e construção da longarina de aeronave utilizando compósito carbono/vidro e madeira balsa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7496 |
Resumo: | A indústria aeroespacial está em constante expansão, vários estudos na área de ciência dos materiais são regularmente realizados com a finalidade de aprimorar resultados relevantes para a ciência. Sendo assim, os VANT’s (veículos aéreos não tripuláveis), tem contribuído com o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser implementadas na indústria aeroespacial, durante sua a evolução os VANTs tiveram grande influência ao AeroDesign. Um dos principais desafios enfrentados pelo AeroDesign, é alcançar projetos estruturais que atendam às necessidades de resistência e massa da aeronave. O presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da utilização de tecido híbrido sarja 2x2 (carbono/vidro), balsa e resina epóxi na construção da longarina da aeronave rádio controlada da equipe Acceptor AeroDesign, que será utilizada na 21° competição SAE Brasil AeroDesign que ocorrera este ano (2019). Para tanto, utilizou-se análise de tensões ao longo da longarina, bem como o cálculo dos esforços internos presentes na longarina (utilizando o Ftool), a definição geométrica da longarina teve como base as dimensões do perfil aerodinâmico adotado pela equipe Acceptor AeroDesign e ensaios mecânicos (tração uniaxial e flexão) para construção da mesma. Após finalizada a construção, o teste de cargas (ensaio de flexão na estrutura) comprovou que o compósito suportou com eficiência as cargas projetadas. |
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Projeto estrutural e construção da longarina de aeronave utilizando compósito carbono/vidro e madeira balsaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAAeroDesignCompósitosHibridizaçãoA indústria aeroespacial está em constante expansão, vários estudos na área de ciência dos materiais são regularmente realizados com a finalidade de aprimorar resultados relevantes para a ciência. Sendo assim, os VANT’s (veículos aéreos não tripuláveis), tem contribuído com o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser implementadas na indústria aeroespacial, durante sua a evolução os VANTs tiveram grande influência ao AeroDesign. Um dos principais desafios enfrentados pelo AeroDesign, é alcançar projetos estruturais que atendam às necessidades de resistência e massa da aeronave. O presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da utilização de tecido híbrido sarja 2x2 (carbono/vidro), balsa e resina epóxi na construção da longarina da aeronave rádio controlada da equipe Acceptor AeroDesign, que será utilizada na 21° competição SAE Brasil AeroDesign que ocorrera este ano (2019). Para tanto, utilizou-se análise de tensões ao longo da longarina, bem como o cálculo dos esforços internos presentes na longarina (utilizando o Ftool), a definição geométrica da longarina teve como base as dimensões do perfil aerodinâmico adotado pela equipe Acceptor AeroDesign e ensaios mecânicos (tração uniaxial e flexão) para construção da mesma. Após finalizada a construção, o teste de cargas (ensaio de flexão na estrutura) comprovou que o compósito suportou com eficiência as cargas projetadas.The Aerospacial Industry is constantly expanding since modern studies in Materials Science lead to new relevant scientific results. Thus, the UAV (unmanned aerial vehicle) have contributed to the creation of new technologies which can be used in Aerospacial Industry. With its evolution, AeroDesign has attained influence. One of the major challenges AeroDesign faces is how to design structural projects that fits project needs, always looking for a better relation between aircraft's resistance and mass. So, this paper aims to verify the viability of the use of sarja 2x2 hybric fabric (carbon/glass), balsa and epoxy resin during the construction of an Acceptor AeroDesign's radio-controlled aircraft's spar. The machine is going to compete in the 21st edition of SAE Brasil AeroDesign, this year. In order to do that, it was used tensions analysis over the spar, as well as geometric definition (Ftool software) and mechanic tests (uniaxial tensile test and bending test) during the making. When the construction was over, the load test (structural bending test) checked its efficacy and viability.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBatista, Ana Claudia de Melo CaldasPereira, Alisson Kaio DantasBatista, Ana Claudia de Melo CaldasPereira, Francisco Aécio de LimaDuarte, Gustavo Marques CalazansBessa, Carlos Vinícius DamacenoFonseca, Lorano Matheus de Oliveira2022-07-20T12:47:04Z2022-07-20T12:47:04Z2019-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFONSECA, Lorano Matheus de Oliveira. PROJETO ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO DA LONGARINA DE AERONAVE UTILIZANDO COMPÓSITO CARBONO/VIDRO E MADEIRA BALSA. 2019. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7496CaraúbasUFERSAcc-by-sainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T23:50:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7496Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T23:50:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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