Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/1304644589149103 http://lattes.cnpq.br/6885849094609639 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociais |
id |
UFER_d7f1f8e34b28d9b31c06b2d62ebd921a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8920 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMSaberes docentesRoda de conversaMediaçãoEducação InfantilTeaching knowledgeConversation wheelMediationPreschool educationO presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociaisThe present work has as a study object the mobilized knowledge by early preschool education teachers when mediating the conversation circle motivated by the following questions: What are the principles or knowledge that early childhood education teachers mobilize during the conversation circle? How to arbitrate the conversation circle process? What conceptions they have regarding the conversation circle and the dialogue mediation? The general objective is to understand which knowledge or skills are mobilized by early childhood education teachers to guide their arbitration through the conversation circle. And as specific objectives listed as: knowing the conversation circle characteristics in basic childhood education; to understand the principles attributed by the teachers in the mediation of the conversation circle and; identify how the dialogue process between teacher and student takes place during the conversation circle. The theoretical framework of this work was the teaching knowledge and professional training in Tardif (2012) and Pimenta (1999); Freinet's humanizing perspectives (2007; 2017); the emancipatory and dialogical pedagogy of Freire (1987); the importance of mediations and social interaction contemplated at Vygotsky's cultural-historical theory (2007); the use of dialogic inquiry as an approach of learning and teaching emphasized by Gordon Wells (2016); the role of speech and sensitive listening from Loris Malaguzzi’s perspective (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) and the official documents regarding the basic preschool education. The methodology used is from a qualitative nature and the data collection instruments were the were the reason to build of the state of knowledge and an interview carried out in a focus group with four preschool education teachers. The analysis was performed using the content analysis method, focusing on thematic analysis (BARDAN, 2016). The results of the study point to the conversation circle as an activity that effectively contributes to an integral education of the human being, which contemplates and develops skills in the social, affective, political and cognitive aspects of every individual who participates at such process. However, the low number of studies found on the subject reveals the need to expand studies on this activity, which is shown, for excellence, to be a provider of egalitarian, inclusive environments and a facilitator of effective communication, as well as social interactions110 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoGraterol, Maria Margarita VillegasGraterol, Maria Margarita VillegasGraterol, Maria Margarita VillegasAmorim, Giovana Carla CardosoRocha, Simone Maria daMorais, Marcelo Bezerra deNoronha, Kátia Lanuce Morais2023-03-27T13:03:28Z2023-03-27T13:03:28Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1304644589149103http://lattes.cnpq.br/6885849094609639NORONHA, Kátia Lanuce Morais. Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:26:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8920Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:26:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
title |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
spellingShingle |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes Noronha, Kátia Lanuce Morais CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Saberes docentes Roda de conversa Mediação Educação Infantil Teaching knowledge Conversation wheel Mediation Preschool education |
title_short |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
title_full |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
title_fullStr |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
title_full_unstemmed |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
title_sort |
Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes |
author |
Noronha, Kátia Lanuce Morais |
author_facet |
Noronha, Kátia Lanuce Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graterol, Maria Margarita Villegas Graterol, Maria Margarita Villegas Graterol, Maria Margarita Villegas Amorim, Giovana Carla Cardoso Rocha, Simone Maria da Morais, Marcelo Bezerra de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noronha, Kátia Lanuce Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Saberes docentes Roda de conversa Mediação Educação Infantil Teaching knowledge Conversation wheel Mediation Preschool education |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Saberes docentes Roda de conversa Mediação Educação Infantil Teaching knowledge Conversation wheel Mediation Preschool education |
description |
O presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociais |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 2023-03-27T13:03:28Z 2023-03-27T13:03:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1304644589149103 http://lattes.cnpq.br/6885849094609639 NORONHA, Kátia Lanuce Morais. Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920 |
url |
http://lattes.cnpq.br/1304644589149103 http://lattes.cnpq.br/6885849094609639 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920 |
identifier_str_mv |
NORONHA, Kátia Lanuce Morais. Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ensino |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ensino |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747483621851136 |