Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Kátia Lanuce Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1304644589149103
http://lattes.cnpq.br/6885849094609639
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociais
id UFER_d7f1f8e34b28d9b31c06b2d62ebd921a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8920
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMSaberes docentesRoda de conversaMediaçãoEducação InfantilTeaching knowledgeConversation wheelMediationPreschool educationO presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociaisThe present work has as a study object the mobilized knowledge by early preschool education teachers when mediating the conversation circle motivated by the following questions: What are the principles or knowledge that early childhood education teachers mobilize during the conversation circle? How to arbitrate the conversation circle process? What conceptions they have regarding the conversation circle and the dialogue mediation? The general objective is to understand which knowledge or skills are mobilized by early childhood education teachers to guide their arbitration through the conversation circle. And as specific objectives listed as: knowing the conversation circle characteristics in basic childhood education; to understand the principles attributed by the teachers in the mediation of the conversation circle and; identify how the dialogue process between teacher and student takes place during the conversation circle. The theoretical framework of this work was the teaching knowledge and professional training in Tardif (2012) and Pimenta (1999); Freinet's humanizing perspectives (2007; 2017); the emancipatory and dialogical pedagogy of Freire (1987); the importance of mediations and social interaction contemplated at Vygotsky's cultural-historical theory (2007); the use of dialogic inquiry as an approach of learning and teaching emphasized by Gordon Wells (2016); the role of speech and sensitive listening from Loris Malaguzzi’s perspective (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) and the official documents regarding the basic preschool education. The methodology used is from a qualitative nature and the data collection instruments were the were the reason to build of the state of knowledge and an interview carried out in a focus group with four preschool education teachers. The analysis was performed using the content analysis method, focusing on thematic analysis (BARDAN, 2016). The results of the study point to the conversation circle as an activity that effectively contributes to an integral education of the human being, which contemplates and develops skills in the social, affective, political and cognitive aspects of every individual who participates at such process. However, the low number of studies found on the subject reveals the need to expand studies on this activity, which is shown, for excellence, to be a provider of egalitarian, inclusive environments and a facilitator of effective communication, as well as social interactions110 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoGraterol, Maria Margarita VillegasGraterol, Maria Margarita VillegasGraterol, Maria Margarita VillegasAmorim, Giovana Carla CardosoRocha, Simone Maria daMorais, Marcelo Bezerra deNoronha, Kátia Lanuce Morais2023-03-27T13:03:28Z2023-03-27T13:03:28Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1304644589149103http://lattes.cnpq.br/6885849094609639NORONHA, Kátia Lanuce Morais. Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:26:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8920Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:26:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
title Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
spellingShingle Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
Noronha, Kátia Lanuce Morais
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Saberes docentes
Roda de conversa
Mediação
Educação Infantil
Teaching knowledge
Conversation wheel
Mediation
Preschool education
title_short Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
title_full Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
title_fullStr Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
title_full_unstemmed Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
title_sort Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes
author Noronha, Kátia Lanuce Morais
author_facet Noronha, Kátia Lanuce Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graterol, Maria Margarita Villegas
Graterol, Maria Margarita Villegas
Graterol, Maria Margarita Villegas
Amorim, Giovana Carla Cardoso
Rocha, Simone Maria da
Morais, Marcelo Bezerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Kátia Lanuce Morais
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Saberes docentes
Roda de conversa
Mediação
Educação Infantil
Teaching knowledge
Conversation wheel
Mediation
Preschool education
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Saberes docentes
Roda de conversa
Mediação
Educação Infantil
Teaching knowledge
Conversation wheel
Mediation
Preschool education
description O presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores da Educação Infantil ao mediar a roda de conversa. Este foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores da educação infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo nela? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as características da roda de conversa na educação infantil; perceber os princípios atribuídos pelos professores na mediação da roda de conversa e; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012) e Pimenta (1999); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007; 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras da educação infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam a roda de conversa como uma atividade que contribuí de forma efetiva para uma educação integral do ser, sendo que esta, contempla e desenvolve habilidades nos aspectos sociais, afetivos, políticos e cognitivos de todos que dela participam. Porém, o baixo número de trabalhos encontrados sobre a temática, revela a necessidade da ampliação de estudos sobre essa atividade que se mostra, por excelência, ser proporcionadora de ambientes igualitários, inclusivo e facilitador da efetivação da comunicação, bem como, das interações sociais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
2023-03-27T13:03:28Z
2023-03-27T13:03:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1304644589149103
http://lattes.cnpq.br/6885849094609639
NORONHA, Kátia Lanuce Morais. Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920
url http://lattes.cnpq.br/1304644589149103
http://lattes.cnpq.br/6885849094609639
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8920
identifier_str_mv NORONHA, Kátia Lanuce Morais. Saberes do professor da educação infantil: mediação na roda de conversa a partir da perspectiva dos docentes. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747483621851136