Metodologia de utilização de um sig como ferramenta no auxilio ao gerenciamento de acidentes de trânsito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1159 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3529 |
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Metodologia de utilização de um sig como ferramenta no auxilio ao gerenciamento de acidentes de trânsitoMobilidade urbanaMossoróGeoprocessamentoAcidentesQGISUrban mobilityMossoróQGISAccidentsGeoprocessingCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMonografiaWhether it is territorial or population expansion, it raises concerns about sustainable urban mobility, as it calls attention to the increase in the number of the private vehicle fleet in detriment to the collective and sustainable ones. Therefore, it is the responsibility of the public power to guarantee the right of all citizens, the right to travel safely in transit, whether for leisure or work purposes. In this scenario, the work concerns a case study, the project developed at the Federal Rural Semi-Arid University, entitled GIS Platform for management of traffic accidents in Mossoro. The objective of this study is to describe a new methodology applied to obtain geo-referenced data on the occurrence of traffic accidents, using a database and free GIS software for free data analysis, allowing decision-making by managers. The study was based on collecting information on traffic accidents, creating a georeferenced database for possible analysis after the treatment of the georeferenced data in the QGIS software, and analyzing the results already obtained with the application of this methodology. In this way it was possible to conclude that this methodology is fast and efficient, in obtaining reliable and accessible information in the interpretation of the data reached. This facilitates decision-making by public management in relation to preventive and corrective measures of traffic management.A expansão, seja ela territorial ou populacional, traz preocupações no que diz respeito a mobilidade urbana sustentável, pois chama atenção para o aumento no número da frota de veículos particulares em detrimento aos coletivos e sustentáveis. Portanto cabe ao poder público garantir o direito de todos os cidadãos, o direito de se deslocar em segurança no trânsito, seja para fins de lazer ou trabalho. Neste cenário, o trabalho diz respeito a um estudo de caso, do projeto desenvolvido na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, intitulado Plataforma em SIG para gerenciamento das acidentalidades de trânsito em Mossoró. Tendo objetivo descrever uma nova metodologia aplicada na obtenção de dados georreferenciados sobre as ocorrências de acidentes de trânsito, utilizando um banco de dados e um software SIG livre e gratuito para posterior análise dos dados alcançados, possibilitando a tomada de decisão por parte dos gestores. O estudo fundamentou-se em coletar nos órgãos responsáveis as informações sobre os acidentes de trânsito, criar uma base de dados georreferenciada para possíveis analises após o tratamento dos dados georreferenciados no software QGIS, além de analisar os resultados já obtidos com a aplicação dessa metodologia. Desta maneira foi possível concluir que essa metodologia é rápida e eficiente, na obtenção de informações confiáveis e acessíveis para interpretação dos dados. Facilitando assim a tomada de decisão por parte da gestão pública, no que se refere a medidas preventivas e corretivas de gestão de trânsito.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAFerreira, Eric Amaralhttp://lattes.cnpq.br/Silva, Paulo César Moura dahttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Felipe Augusto Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/Santos, Camila Gabrielle de Araújo2019-12-11T10:45:15Z2019-12-11T10:45:15Z2018-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos (2018) (SANTOS, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1159https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3529porSANTOS, Camila Gabrielle de Araújo. Metodologia de utilização de um sig como ferramenta no auxilio ao gerenciamento de acidentes de trânsito. 2018. 61f. Monografia(Graduação em Engenharia Civil), Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T13:30:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3529Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T13:30:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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