Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
id |
UFER_dd1c8bfae258c302a3c10824e7641f1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5159 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissionalEnsino em ContabilidadeInterdisciplinaridadeFragmentação do ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoA inserção da interdisciplinaridade como instrumento formativo dos acadêmicos, tem impulsionado o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que propicia condições para a resolução de situações-problema vivenciadas no campo de atuação profissional. Nesse contexto, o estudo objetiva analisar qual a percepção interdisciplinar dos discentes do Curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA, quanto às disciplinas no eixo de formação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário com os discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da UFERSA, considerando pontos como: perfil sócio demográfico; percepção, compreensão e práticas de interdisciplinaridade; e fragmentação do ensino. Com a aplicação do questionário, enviado por meio eletrônico, e considerando a disponibilidade dos respondentes em participar da pesquisa, obteve-se um total de 50 (cinquenta) respostas válidas. Com os resultados, constata-se que 80% dos respondentes consideram a interdisciplinaridade como um todo na diversidade, que parte de uma visão de conjunto e observa a dinamicidade das relações entre as diversas disciplinas. Observa-se também que 44% dos respondentes reconhecem o real significado da interdisciplinaridade e não a confunde com os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, disciplinaridade, transdisciplinaridade. Os dados revelam, ainda, que 80% deles consideram que os conteúdos trabalhos no curso estão alinhados ao campo de atuação do Contador e que a fragmentação do ensino ocorre quando a estrutura curricular parcela os conteúdos de forma não integrada ou complementar. Ademais, 88% reconhecem o uso de discussões e debates como uma das estratégias adotadas pelos docentes para promover a aprendizado. Por fim, 90% apontam que a possibilidade de se aprofundar conhecimentos em determinada área como uma vantagem da fragmentação do ensinoTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSARêgo, Thaiseany de FreitasRocha, Heberty Hemerson Maia da2020-07-08T14:56:07Z2020-07-082020-07-08T14:56:07Z2018-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRocha (2018) (ROCHA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159porROCHA, Heberty Hemerson Maia da. Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional. 30 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T20:11:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5159Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T20:11:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
title |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional Rocha, Heberty Hemerson Maia da Ensino em Contabilidade Interdisciplinaridade Fragmentação do ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
title_full |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
title_sort |
Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional |
author |
Rocha, Heberty Hemerson Maia da |
author_facet |
Rocha, Heberty Hemerson Maia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Thaiseany de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Heberty Hemerson Maia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Contabilidade Interdisciplinaridade Fragmentação do ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Ensino em Contabilidade Interdisciplinaridade Fragmentação do ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Artigo Acadêmico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 2020-07-08T14:56:07Z 2020-07-08 2020-07-08T14:56:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Rocha (2018) (ROCHA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159 |
identifier_str_mv |
Rocha (2018) (ROCHA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ROCHA, Heberty Hemerson Maia da. Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional. 30 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747440534814720 |