Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Heberty Hemerson Maia da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159
Resumo: Artigo Acadêmico
id UFER_dd1c8bfae258c302a3c10824e7641f1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5159
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissionalEnsino em ContabilidadeInterdisciplinaridadeFragmentação do ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoA inserção da interdisciplinaridade como instrumento formativo dos acadêmicos, tem impulsionado o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que propicia condições para a resolução de situações-problema vivenciadas no campo de atuação profissional. Nesse contexto, o estudo objetiva analisar qual a percepção interdisciplinar dos discentes do Curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA, quanto às disciplinas no eixo de formação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário com os discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da UFERSA, considerando pontos como: perfil sócio demográfico; percepção, compreensão e práticas de interdisciplinaridade; e fragmentação do ensino. Com a aplicação do questionário, enviado por meio eletrônico, e considerando a disponibilidade dos respondentes em participar da pesquisa, obteve-se um total de 50 (cinquenta) respostas válidas. Com os resultados, constata-se que 80% dos respondentes consideram a interdisciplinaridade como um todo na diversidade, que parte de uma visão de conjunto e observa a dinamicidade das relações entre as diversas disciplinas. Observa-se também que 44% dos respondentes reconhecem o real significado da interdisciplinaridade e não a confunde com os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, disciplinaridade, transdisciplinaridade. Os dados revelam, ainda, que 80% deles consideram que os conteúdos trabalhos no curso estão alinhados ao campo de atuação do Contador e que a fragmentação do ensino ocorre quando a estrutura curricular parcela os conteúdos de forma não integrada ou complementar. Ademais, 88% reconhecem o uso de discussões e debates como uma das estratégias adotadas pelos docentes para promover a aprendizado. Por fim, 90% apontam que a possibilidade de se aprofundar conhecimentos em determinada área como uma vantagem da fragmentação do ensinoTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSARêgo, Thaiseany de FreitasRocha, Heberty Hemerson Maia da2020-07-08T14:56:07Z2020-07-082020-07-08T14:56:07Z2018-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRocha (2018) (ROCHA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159porROCHA, Heberty Hemerson Maia da. Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional. 30 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T20:11:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5159Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T20:11:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
title Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
spellingShingle Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
Rocha, Heberty Hemerson Maia da
Ensino em Contabilidade
Interdisciplinaridade
Fragmentação do ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
title_full Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
title_fullStr Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
title_sort Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional
author Rocha, Heberty Hemerson Maia da
author_facet Rocha, Heberty Hemerson Maia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Thaiseany de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Heberty Hemerson Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Contabilidade
Interdisciplinaridade
Fragmentação do ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
topic Ensino em Contabilidade
Interdisciplinaridade
Fragmentação do ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo Acadêmico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
2020-07-08T14:56:07Z
2020-07-08
2020-07-08T14:56:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rocha (2018) (ROCHA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159
identifier_str_mv Rocha (2018) (ROCHA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ROCHA, Heberty Hemerson Maia da. Interdisciplinaridade: a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, quanto as disciplinas do eixo de formação profissional. 30 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747440534814720