Regulação por incentivos e educação fiscal: uma análise do programa de educação e cidadania fiscal do estado do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Thallys Emanoell Pimenta de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/7385039469373247
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11015
Resumo: Para compreender a sociedade em que vivemos, buscar a garantia e a efetivação dos direitos fundamentais previstos constitucionalmente e fortalecer a democracia é imprescindível que sejam formados cidadãos conscientes, éticos, probos e instruídos quanto aos elementos que compõem o Estado, seus deveres, direitos e sua relação com os particulares. Apesar da complexidade do sistema tributário nacional, é preciso compreender que a receita do Estado para custear serviços públicos como saúde, educação, segurança, entre outros, é oriunda, de forma majoritária, do pagamento de tributos. Assim, manobras fraudulentas para diminuir ou omitir o pagamento de algum tributo interferem diretamente na receita estatal e, consequentemente, na qualidade dos serviços públicos. Acredita-se que é possível desenvolver a consciência fiscal e a moralidade tributária nos cidadãos por meio da educação fiscal, que consiste em um conjunto de ações educativas de caráter permanente visando à conscientização do cidadão sobre a importância e a função socioeconômica dos tributos, bem como, sobre fiscalização e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Diante do papel regulador do Estado ao intervir sobre a economia, a pesquisa propõe-se analisar o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal do Rio Grande do Norte na perspectiva da regulação por incentivos. O objetivo é compreender se as ações estão sendo adotadas de maneira pontual, com fins meramente arrecadatórios, ou se a estratégia seguida tem o caráter educativo, objetivando a conscientização da população sobre a importância dos tributos e sua função socioeconômica. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica e documental, analisando a literatura especializada sobre o tema, abrangendo não somente conteúdos da área jurídica, mas também discussões e estudos sobre educação fiscal, cidadania, economia comportamental e gestão pública. No decorrer da pesquisa foi explorada a legislação pertinente ao tema, assim como, foram analisados dados do Programa. Dividido em três capítulos nucleares, o estudo iniciou-se abordando os aspectos da intervenção do estado sobre a economia, educação fiscal e regulação por incentivos; em seguida, o segundo capítulo tratou-se do Programa Nacional de Educação Fiscal como instrumento de promoção da cidadania tributária; e no capítulo terceiro analisou-se o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal do RN sob o viés da regulação por incentivos. Ao final, verificou-se que o Programa se resume a sua única campanha denominada “Nota Potiguar”, que tem como foco principal o aumento da emissão de nota fiscal na expectativa de um incremento na arrecadação. Concluiu-se que o Estado do RN, através da Nota Potiguar, utiliza a “Regulação Baseada em Incentivos” visando uma mudança de comportamento do cidadão (hábito de pedir a nota fiscal no ato da compra de bens e mercadorias) mediante incentivos tributários, financeiros e não financeiros. Constatou-se ainda que as ações educativas do Programa de Educação Fiscal são tímidas e pontuais, sem campanha permanente, reforçando a finalidade arrecadatória do Programa. Por fim, sem pretender esgotar o debate e outras contribuições, foram sugeridas medidas propositivas para o aperfeiçoamento do Programa de Educação Fiscal e da campanha Nota Potiguar
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Apesar da complexidade do sistema tributário nacional, é preciso compreender que a receita do Estado para custear serviços públicos como saúde, educação, segurança, entre outros, é oriunda, de forma majoritária, do pagamento de tributos. Assim, manobras fraudulentas para diminuir ou omitir o pagamento de algum tributo interferem diretamente na receita estatal e, consequentemente, na qualidade dos serviços públicos. Acredita-se que é possível desenvolver a consciência fiscal e a moralidade tributária nos cidadãos por meio da educação fiscal, que consiste em um conjunto de ações educativas de caráter permanente visando à conscientização do cidadão sobre a importância e a função socioeconômica dos tributos, bem como, sobre fiscalização e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Diante do papel regulador do Estado ao intervir sobre a economia, a pesquisa propõe-se analisar o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal do Rio Grande do Norte na perspectiva da regulação por incentivos. O objetivo é compreender se as ações estão sendo adotadas de maneira pontual, com fins meramente arrecadatórios, ou se a estratégia seguida tem o caráter educativo, objetivando a conscientização da população sobre a importância dos tributos e sua função socioeconômica. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica e documental, analisando a literatura especializada sobre o tema, abrangendo não somente conteúdos da área jurídica, mas também discussões e estudos sobre educação fiscal, cidadania, economia comportamental e gestão pública. No decorrer da pesquisa foi explorada a legislação pertinente ao tema, assim como, foram analisados dados do Programa. Dividido em três capítulos nucleares, o estudo iniciou-se abordando os aspectos da intervenção do estado sobre a economia, educação fiscal e regulação por incentivos; em seguida, o segundo capítulo tratou-se do Programa Nacional de Educação Fiscal como instrumento de promoção da cidadania tributária; e no capítulo terceiro analisou-se o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal do RN sob o viés da regulação por incentivos. Ao final, verificou-se que o Programa se resume a sua única campanha denominada “Nota Potiguar”, que tem como foco principal o aumento da emissão de nota fiscal na expectativa de um incremento na arrecadação. Concluiu-se que o Estado do RN, através da Nota Potiguar, utiliza a “Regulação Baseada em Incentivos” visando uma mudança de comportamento do cidadão (hábito de pedir a nota fiscal no ato da compra de bens e mercadorias) mediante incentivos tributários, financeiros e não financeiros. Constatou-se ainda que as ações educativas do Programa de Educação Fiscal são tímidas e pontuais, sem campanha permanente, reforçando a finalidade arrecadatória do Programa. Por fim, sem pretender esgotar o debate e outras contribuições, foram sugeridas medidas propositivas para o aperfeiçoamento do Programa de Educação Fiscal e da campanha Nota PotiguarIn order to understand the society in which we live, to seek the guarantee and effectiveness of the fundamental rights provided for in the Constitution and to strengthen democracy, it is essential that conscientious, ethical, honest and educated citizens be formed regarding the elements that make up the State, its duties, rights and its relationship with individuals. Despite the complexity of the national tax system, it is necessary to understand that the State's revenue to fund public services such as health, education, security, among others, comes mostly from the payment of taxes. Thus, fraudulent maneuvers to reduce or omit the payment of a tax directly interfere with state revenue and, consequently, the quality of public services. It is believed that it is possible to develop tax awareness and tax morality in citizens through tax education, which consists of a set of permanent educational actions aimed at raising citizen awareness about the importance and socioeconomic function of taxes, as well as, on supervision and monitoring of the application of public resources. Faced with the regulatory role of the State in intervening in the economy, the research proposes to analyze the State Program of Education and Fiscal Citizenship of Rio Grande do Norte from the perspective of regulation by incentives. The objective is to understand if the actions are being adopted in a timely manner, with merely collection purposes, or if the strategy followed has an educational character, aiming at raising awareness of the population about the importance of taxes and their socioeconomic function. A bibliographical and documentary review was used as a research method, analyzing the specialized literature on the subject, covering not only content from the legal area, but also discussions and studies on tax education, citizenship, behavioral economics and public management. During the research, legislation relevant to the topic was explored, as well as data from the Program. Divided into three core chapters, the study began by addressing aspects of state intervention in the economy, fiscal education and incentive regulation; then, the second chapter dealt with the National Tax Education Program as an instrument to promote tax citizenship; and in the third chapter, the State Program of Education and Fiscal Citizenship of RN was analyzed under the bias of regulation by incentives. In the end, it was verified that the Program boils down to its only campaign called “Potiguar Note”, which has as its main focus the increase in the issuance of invoices in the expectation of an increase in collection. It was concluded that the State of RN, through the Nota Potiguar, uses the "Regulation Based on Incentives" aiming at a change in the citizen's behavior (habit of asking for the invoice when buying goods and merchandise) through tax, financial incentives and non-financial. It was also found that the educational actions of the Fiscal Education Program are timid and punctual, without a permanent campaign, reinforcing the Program's collection purpose. Finally, without intending to exhaust the debate and other contributions, propositional measures were suggested for the improvement of the Fiscal Education Program and the Nota Potiguar campaign103 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em DireitoSeixas, Luiz Felipe MonteiroSeixas, Luiz Felipe MonteiroContinentino, Marcelo CassebSilva, Jules Michelet Pereira QueirozFreitas, Thallys Emanoell Pimenta de2024-07-29T15:17:36Z2024-07-29T15:17:36Z2024-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/7385039469373247FREITAS, Thallys Emanoell Pimenta de. Regulação por incentivos e educação fiscal: uma análise do programa de educação e cidadania fiscal do estado do Rio Grande do Norte. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11015MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-29T23:17:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11015Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-29T23:17:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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