Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francisco Valdiney Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711
Resumo: O Cálculo Diferencial e Integral é uma das áreas mais importantes da Matemática Pura e Aplicada, no entanto, o estudante brasileiro só se depara com essa disciplina quando chega ao ensino superior, o que faz com que a grande maioria da população brasileira sequer saiba do que se trata. Os livros didáticos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio no Brasil dão ênfase a uma linguagem sofisticada e a fórmulas decoradas, dando pouco espaço para a Geometria e sacrificando o Cálculo, além do que, boa parte dos professores adequa seu conteúdo ao que é cobrado em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não lecionando assuntos como matrizes. Este trabalho mostra como se pode, uma vez superadas essas barreiras legislativas através de uma mudança de paradigma no ensino de Matemática no Brasil, ensinar esta disciplina no ensino médio através da associação entre gráficos e funções, utilizando as propriedades de derivada e integral, de modo a fugir das complexas e tediosas definições formais de limite. São abordados também alguns dos pré-requisitos para o estudo do Cálculo, como razão e proporção, expressões algébricas, equações e funções, bem como a geometrização de problemas e aplicações de limites de séries sem a definição formal. Por fim, fala-se sobre as aplicações do Cálculo nas diversas área das ciências exatas, com resoluções de problemas e exemplos de grandezas físicas que podem ser expressas como derivadas
id UFER_e822eba42deee385e0f5df6fddd35a33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6711
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Araújo, Francisco Valdiney FernandesMacêdo, Maria Joseane Felipe Guedeshttp://lattes.cnpq.br/5145964107339166Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedeshttp://lattes.cnpq.br/5145964107339166Silva, Paulo César Linhares daRodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/96580221217697522021-12-02T20:57:58Z2021-12-022021-12-02T20:57:58Z2020-10-30Araújo (2020) (ARAÚJO, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711O Cálculo Diferencial e Integral é uma das áreas mais importantes da Matemática Pura e Aplicada, no entanto, o estudante brasileiro só se depara com essa disciplina quando chega ao ensino superior, o que faz com que a grande maioria da população brasileira sequer saiba do que se trata. Os livros didáticos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio no Brasil dão ênfase a uma linguagem sofisticada e a fórmulas decoradas, dando pouco espaço para a Geometria e sacrificando o Cálculo, além do que, boa parte dos professores adequa seu conteúdo ao que é cobrado em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não lecionando assuntos como matrizes. Este trabalho mostra como se pode, uma vez superadas essas barreiras legislativas através de uma mudança de paradigma no ensino de Matemática no Brasil, ensinar esta disciplina no ensino médio através da associação entre gráficos e funções, utilizando as propriedades de derivada e integral, de modo a fugir das complexas e tediosas definições formais de limite. São abordados também alguns dos pré-requisitos para o estudo do Cálculo, como razão e proporção, expressões algébricas, equações e funções, bem como a geometrização de problemas e aplicações de limites de séries sem a definição formal. Por fim, fala-se sobre as aplicações do Cálculo nas diversas área das ciências exatas, com resoluções de problemas e exemplos de grandezas físicas que podem ser expressas como derivadasDifferential and Integral Calculus is one of the most important areas of Pure and Applied Mathematics, however, the Brazilian student only comes across this discipline when he arrives at higher education, which makes most of the Brazilian population not even know what it comes. High school textbooks and the BNCC (Common National Curriculum Base) in Brazil emphasize a sophisticated language and decorated formulas, giving little space to Geometry and sacrificing Calculus, its content to what is charged in entrance exams or ENEM (National High School Exam), not teaching subjects such as matrices. This work shows how, once these legislative barriers are overcome through a paradigm shift in the teaching of Mathematics in Brazil, teaching this discipline in high school through the association between graphs and functions, using the properties of derivative and integral, in a way to escape the complex and tedious formal definitions of limit. Some of the prerequisites for the study of Calculus are also addressed, such as reason and proportion, algebraic expressions, equations and functions, as well as the geometry of problems and series limit applications without formal definition. Finally, we talk about the applications of Calculus in the various areas of the exact sciences, with problem solving and examples of physical quantities that can be expressed as derivativesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENARAÚJO, Francisco Valdiney Fernandes. Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACálculoDerivadaIntegralEnsino MédioCalculusDerivativeIntegralHigh SchoolCálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTFranciscoVFA_DISSERT.pdf.txtFranciscoVFA_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain174726https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/3/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.txt791221806c9f37c9e223cb77c477ce9cMD53THUMBNAILFranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpgFranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/4/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpgaf5e7da725ab5869a7bdf4004fe7327cMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALFranciscoVFA_DISSERT.pdfFranciscoVFA_DISSERT.pdfapplication/pdf1876191https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/1/FranciscoVFA_DISSERT.pdf75e5bf10be119403ea23d2264ec8da01MD51prefix/67112022-08-01 12:53:41.719oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-01T15:53:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
title Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
spellingShingle Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
Araújo, Francisco Valdiney Fernandes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cálculo
Derivada
Integral
Ensino Médio
Calculus
Derivative
Integral
High School
title_short Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
title_full Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
title_fullStr Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
title_full_unstemmed Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
title_sort Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
author Araújo, Francisco Valdiney Fernandes
author_facet Araújo, Francisco Valdiney Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Francisco Valdiney Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5145964107339166
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5145964107339166
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Paulo César Linhares da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodrigues, Walter Martins
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9658022121769752
contributor_str_mv Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes
Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes
Silva, Paulo César Linhares da
Rodrigues, Walter Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cálculo
Derivada
Integral
Ensino Médio
Calculus
Derivative
Integral
High School
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Derivada
Integral
Ensino Médio
Calculus
Derivative
Integral
High School
description O Cálculo Diferencial e Integral é uma das áreas mais importantes da Matemática Pura e Aplicada, no entanto, o estudante brasileiro só se depara com essa disciplina quando chega ao ensino superior, o que faz com que a grande maioria da população brasileira sequer saiba do que se trata. Os livros didáticos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio no Brasil dão ênfase a uma linguagem sofisticada e a fórmulas decoradas, dando pouco espaço para a Geometria e sacrificando o Cálculo, além do que, boa parte dos professores adequa seu conteúdo ao que é cobrado em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não lecionando assuntos como matrizes. Este trabalho mostra como se pode, uma vez superadas essas barreiras legislativas através de uma mudança de paradigma no ensino de Matemática no Brasil, ensinar esta disciplina no ensino médio através da associação entre gráficos e funções, utilizando as propriedades de derivada e integral, de modo a fugir das complexas e tediosas definições formais de limite. São abordados também alguns dos pré-requisitos para o estudo do Cálculo, como razão e proporção, expressões algébricas, equações e funções, bem como a geometrização de problemas e aplicações de limites de séries sem a definição formal. Por fim, fala-se sobre as aplicações do Cálculo nas diversas área das ciências exatas, com resoluções de problemas e exemplos de grandezas físicas que podem ser expressas como derivadas
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-02T20:57:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-02
2021-12-02T20:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Araújo (2020) (ARAÚJO, 2020)
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711
identifier_str_mv Araújo (2020) (ARAÚJO, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ARAÚJO, Francisco Valdiney Fernandes. Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/3/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/4/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/2/license_rdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/1/FranciscoVFA_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 791221806c9f37c9e223cb77c477ce9c
af5e7da725ab5869a7bdf4004fe7327c
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
75e5bf10be119403ea23d2264ec8da01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1766778972998205440