Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711 |
Resumo: | O Cálculo Diferencial e Integral é uma das áreas mais importantes da Matemática Pura e Aplicada, no entanto, o estudante brasileiro só se depara com essa disciplina quando chega ao ensino superior, o que faz com que a grande maioria da população brasileira sequer saiba do que se trata. Os livros didáticos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio no Brasil dão ênfase a uma linguagem sofisticada e a fórmulas decoradas, dando pouco espaço para a Geometria e sacrificando o Cálculo, além do que, boa parte dos professores adequa seu conteúdo ao que é cobrado em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não lecionando assuntos como matrizes. Este trabalho mostra como se pode, uma vez superadas essas barreiras legislativas através de uma mudança de paradigma no ensino de Matemática no Brasil, ensinar esta disciplina no ensino médio através da associação entre gráficos e funções, utilizando as propriedades de derivada e integral, de modo a fugir das complexas e tediosas definições formais de limite. São abordados também alguns dos pré-requisitos para o estudo do Cálculo, como razão e proporção, expressões algébricas, equações e funções, bem como a geometrização de problemas e aplicações de limites de séries sem a definição formal. Por fim, fala-se sobre as aplicações do Cálculo nas diversas área das ciências exatas, com resoluções de problemas e exemplos de grandezas físicas que podem ser expressas como derivadas |
id |
UFER_e822eba42deee385e0f5df6fddd35a33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6711 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Francisco Valdiney FernandesMacêdo, Maria Joseane Felipe Guedeshttp://lattes.cnpq.br/5145964107339166Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedeshttp://lattes.cnpq.br/5145964107339166Silva, Paulo César Linhares daRodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/96580221217697522021-12-02T20:57:58Z2021-12-022021-12-02T20:57:58Z2020-10-30Araújo (2020) (ARAÚJO, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711O Cálculo Diferencial e Integral é uma das áreas mais importantes da Matemática Pura e Aplicada, no entanto, o estudante brasileiro só se depara com essa disciplina quando chega ao ensino superior, o que faz com que a grande maioria da população brasileira sequer saiba do que se trata. Os livros didáticos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio no Brasil dão ênfase a uma linguagem sofisticada e a fórmulas decoradas, dando pouco espaço para a Geometria e sacrificando o Cálculo, além do que, boa parte dos professores adequa seu conteúdo ao que é cobrado em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não lecionando assuntos como matrizes. Este trabalho mostra como se pode, uma vez superadas essas barreiras legislativas através de uma mudança de paradigma no ensino de Matemática no Brasil, ensinar esta disciplina no ensino médio através da associação entre gráficos e funções, utilizando as propriedades de derivada e integral, de modo a fugir das complexas e tediosas definições formais de limite. São abordados também alguns dos pré-requisitos para o estudo do Cálculo, como razão e proporção, expressões algébricas, equações e funções, bem como a geometrização de problemas e aplicações de limites de séries sem a definição formal. Por fim, fala-se sobre as aplicações do Cálculo nas diversas área das ciências exatas, com resoluções de problemas e exemplos de grandezas físicas que podem ser expressas como derivadasDifferential and Integral Calculus is one of the most important areas of Pure and Applied Mathematics, however, the Brazilian student only comes across this discipline when he arrives at higher education, which makes most of the Brazilian population not even know what it comes. High school textbooks and the BNCC (Common National Curriculum Base) in Brazil emphasize a sophisticated language and decorated formulas, giving little space to Geometry and sacrificing Calculus, its content to what is charged in entrance exams or ENEM (National High School Exam), not teaching subjects such as matrices. This work shows how, once these legislative barriers are overcome through a paradigm shift in the teaching of Mathematics in Brazil, teaching this discipline in high school through the association between graphs and functions, using the properties of derivative and integral, in a way to escape the complex and tedious formal definitions of limit. Some of the prerequisites for the study of Calculus are also addressed, such as reason and proportion, algebraic expressions, equations and functions, as well as the geometry of problems and series limit applications without formal definition. Finally, we talk about the applications of Calculus in the various areas of the exact sciences, with problem solving and examples of physical quantities that can be expressed as derivativesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENARAÚJO, Francisco Valdiney Fernandes. Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACálculoDerivadaIntegralEnsino MédioCalculusDerivativeIntegralHigh SchoolCálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTFranciscoVFA_DISSERT.pdf.txtFranciscoVFA_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain174726https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/3/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.txt791221806c9f37c9e223cb77c477ce9cMD53THUMBNAILFranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpgFranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/4/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpgaf5e7da725ab5869a7bdf4004fe7327cMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALFranciscoVFA_DISSERT.pdfFranciscoVFA_DISSERT.pdfapplication/pdf1876191https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/1/FranciscoVFA_DISSERT.pdf75e5bf10be119403ea23d2264ec8da01MD51prefix/67112022-08-01 12:53:41.719oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-01T15:53:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
title |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
spellingShingle |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações Araújo, Francisco Valdiney Fernandes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cálculo Derivada Integral Ensino Médio Calculus Derivative Integral High School |
title_short |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
title_full |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
title_fullStr |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
title_full_unstemmed |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
title_sort |
Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações |
author |
Araújo, Francisco Valdiney Fernandes |
author_facet |
Araújo, Francisco Valdiney Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Francisco Valdiney Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5145964107339166 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5145964107339166 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Paulo César Linhares da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rodrigues, Walter Martins |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9658022121769752 |
contributor_str_mv |
Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes Macêdo, Maria Joseane Felipe Guedes Silva, Paulo César Linhares da Rodrigues, Walter Martins |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cálculo Derivada Integral Ensino Médio Calculus Derivative Integral High School |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Derivada Integral Ensino Médio Calculus Derivative Integral High School |
description |
O Cálculo Diferencial e Integral é uma das áreas mais importantes da Matemática Pura e Aplicada, no entanto, o estudante brasileiro só se depara com essa disciplina quando chega ao ensino superior, o que faz com que a grande maioria da população brasileira sequer saiba do que se trata. Os livros didáticos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio no Brasil dão ênfase a uma linguagem sofisticada e a fórmulas decoradas, dando pouco espaço para a Geometria e sacrificando o Cálculo, além do que, boa parte dos professores adequa seu conteúdo ao que é cobrado em vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não lecionando assuntos como matrizes. Este trabalho mostra como se pode, uma vez superadas essas barreiras legislativas através de uma mudança de paradigma no ensino de Matemática no Brasil, ensinar esta disciplina no ensino médio através da associação entre gráficos e funções, utilizando as propriedades de derivada e integral, de modo a fugir das complexas e tediosas definições formais de limite. São abordados também alguns dos pré-requisitos para o estudo do Cálculo, como razão e proporção, expressões algébricas, equações e funções, bem como a geometrização de problemas e aplicações de limites de séries sem a definição formal. Por fim, fala-se sobre as aplicações do Cálculo nas diversas área das ciências exatas, com resoluções de problemas e exemplos de grandezas físicas que podem ser expressas como derivadas |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-02T20:57:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-02 2021-12-02T20:57:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Araújo (2020) (ARAÚJO, 2020) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711 |
identifier_str_mv |
Araújo (2020) (ARAÚJO, 2020) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ARAÚJO, Francisco Valdiney Fernandes. Cálculo diferencial e integral no ensino médio: conceitos e aplicações. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/3/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/4/FranciscoVFA_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/2/license_rdf https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6711/1/FranciscoVFA_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
791221806c9f37c9e223cb77c477ce9c af5e7da725ab5869a7bdf4004fe7327c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 75e5bf10be119403ea23d2264ec8da01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br |
_version_ |
1766778972998205440 |