Caracterização mecânica de aço oriundo de pneus inservíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Adilson Marcos Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1920
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2413
Resumo: Monografia
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spelling Caracterização mecânica de aço oriundo de pneus inservíveisEnsaio de traçãoPropriedades mecânicasAçoPneus inservíveisTraction testMechanical propertiesSteelUnserviceable tireCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAMonografiaIn Brazil, in 2017, the number of new tires placed on the aftermarket was 60.424.080 units, totaling 839,863.47 tons, where at least 450.000 tons of tires are discarded per year. Among the materials that constitute the tires is steel, which has great value and utility in the industry, because due to its versatility can be used in various sectors of society and one of these utilities is in the construction of tires. The radial tire of a popular automobile contains between 15% and 25% of steel in its total mass, being distributed in different places of the tire and are in two types, wires and cables. Knowing this amount of discarded tires and the amount of steel in its structure, researches have been carried out with the purpose of characterizing and proposing uses for this steel. In this way, the objective of this work was to characterize, through mechanical properties, the steel coming from an unserviceable tire. For this purpose the tensile test was performed on two types of steels drawn from different locations of the tire. Four types of samples were made, two for each type of steel. The following mechanical properties were measured: tensile strength, yield strength, modulus of elasticity, resilience, toughness and ductility and compared with nominal steel properties. The tests indicated that steels from unserviceable tires can be characterized with modulus of elasticity for the wires of 157.37 GPa (AT1) and 130.63 GPa (AT2). For the cable were 84.86 GPa (CT3) and 83.68 GPa (CT4). The tensile strength limit for the wires was 1066.73 MPa (AT1) and 1731.88 MPa (AT2). And for the cables of 706.10 MPa (CT3) and 1727.56 MPa (CT4), being superior to SAE 1070 and SAE 1080 steels. The flow limits are also higher than the nominal properties; 1066.73 MPa (AT1) and 1444.23 MPa (AT2). For the cable were 706.10 MPa (CT3) and 1727.56 MPa (CT4). The ductility is 3 to 15 times smaller than nominal. According to the results presented, the materials may belong to ultra high strength steels (UHSS) used in engineering, such as in the automotive sector.No Brasil, em 2017, a quantidade de pneus novos colocados no mercado de reposição foram 60.424.080 unidades, num total de 839.863,47 toneladas, onde pelo menos 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano. Dentre os materiais que constituem os pneus está o aço, que possui grande valor e utilidade na indústria, pois devido a sua versatilidade pode ser utilizado nos diversos setores da sociedade e uma dessas utilidades é na construção dos pneus. O pneu radial de um automóvel popular contém entre 15% e 25% de aço em sua massa total, estando distribuído em diferentes locais do pneu e se encontram em dois tipos, arames e cabos. Sabendo-se dessa quantidade de pneus descartados e da quantidade de aço em sua estrutura, pesquisas têm sido realizadas com objetivos de caracterizar e propor usos para esse aço. Desta forma esse trabalho teve como objetivo caracterizar, através de propriedades mecânicas, o aço oriundo de pneu inservível. Para tal foi realizado o ensaio de tração em dois tipos de aços retirados de locais diferentes do pneu. Quatro tipos de amostras foram confeccionados, dois para cada tipo de aço. Foram medidas as seguintes propriedades mecânicas: limite de resistência à tração, limite de escoamento, módulo de elasticidade, resiliência, tenacidade e a ductilidade e comparou-se com as propriedades nominais do aço. Os ensaios indicaram que os aços oriundos de pneus inservíveis podem ser caracterizados com módulos de elasticidade para os arames de 157,37 GPa (AT1) e 130,63 GPa (AT2). Para o cabo foram 84,86 GPa (CT3) e, 83,68 GPa (CT4). O limite de resistência à tração para os arames foi de 1066, 73 MPa (AT1) e 1731,88 MPa (AT2). E para os cabos de 706,10 MPa (CT3) e 1727,56 MPa (CT4), sendo superiores aos aços SAE 1070 e SAE 1080. Os limites de escoamento também são maiores do que as propriedades nominais; 1066,73 MPa (AT1) e, 1444,23 MPa (AT2). Para o cabo foram 706,10 MPa (CT3) e, 1727,56 MPa (CT4). Já a ductilidade é de 3 a 15 vezes menor que a nominal. Pelos resultados apresentados, os materiais podem pertencer aos aços de ultra-alta resistência (UHSS), utilizados na engenharia, como por exemplo no setor automotivo.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSANóbrega, Marcilene Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/Nogueira, Núbia Alves de Souzahttp://lattes.cnpq.br/Cavalcante, Joselito Medeiros de Freitashttp://lattes.cnpq.br/Lopes, Adilson Marcos Silva2019-12-03T12:34:05Z2019-12-03T12:34:05Z2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLopes(2018) (LOPES, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1920https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2413porLOPES, Adilson Marcos Silva. Caracterização mecânica de aço oriundo de pneus inservíveis. 2018. 80f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T11:55:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2413Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T11:55:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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