Avaliação das emissões de dióxido de carbono e dos impactos do reaproveitamento de pneus inservíveis na produção de cimento
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27720 |
Resumo: | A indústria do cimento, em nível mundial, contribui com, aproximadamente, 7% do total de dióxido de carbono (CO2) emitido no planeta, sendo esse o principal gás de efeito estufa (GEE). No Brasil, o percentual é próximo de 2,6% das emissões, praticamente um terço da média mundial. Apesar disso, busca-se reduzir ainda mais as emissões de carbono nesse segmento, e uma das formas é aumentando o uso de combustíveis alternativos, através da tecnologia de coprocessamento. Diante disso, o presente trabalho avalia as emissões de CO2 na produção de cimento e apresenta projeções de redução dessas emissões com o reaproveitamento de pneus inservíveis. A avaliação dos impactos ambientais foi desenvolvida por meio de dois estudos de caso, o primeiro através da determinação das emissões de CO2 evitadas, caso os pneus inservíveis não fossem destinados para aterros e fossem enviados para o coprocessamento, tendo como resultado 538 kg de CO2 por tonelada de pneus. No segundo estudo, avaliou-se as emissões dos pneus inservíveis que foram utilizados no coprocessamento. Assim, estimou-se que em 2050, 828 milhões de kg de CO2 serão evitados utilizando 17,31% de pneus nos combustíveis alternativos. Portanto, o trabalho evidencia os benefícios do reaproveitamento de pneus inservíveis, como substituto de combustíveis fósseis, contribuindo no fornecimento de energia para o processo e impedindo o descarte inadequado de resíduos, contribuindo para a redução das emissões dos GEE. |
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Avaliação das emissões de dióxido de carbono e dos impactos do reaproveitamento de pneus inservíveis na produção de cimentoCimentoDióxido de carbonoPneus inservíveisEmissão de gasesReaproveitamento de resíduo sólidoEfeito estufa (Atmosfera)PneuCementCarbon dioxideUnserviceable TiresA indústria do cimento, em nível mundial, contribui com, aproximadamente, 7% do total de dióxido de carbono (CO2) emitido no planeta, sendo esse o principal gás de efeito estufa (GEE). No Brasil, o percentual é próximo de 2,6% das emissões, praticamente um terço da média mundial. Apesar disso, busca-se reduzir ainda mais as emissões de carbono nesse segmento, e uma das formas é aumentando o uso de combustíveis alternativos, através da tecnologia de coprocessamento. Diante disso, o presente trabalho avalia as emissões de CO2 na produção de cimento e apresenta projeções de redução dessas emissões com o reaproveitamento de pneus inservíveis. A avaliação dos impactos ambientais foi desenvolvida por meio de dois estudos de caso, o primeiro através da determinação das emissões de CO2 evitadas, caso os pneus inservíveis não fossem destinados para aterros e fossem enviados para o coprocessamento, tendo como resultado 538 kg de CO2 por tonelada de pneus. No segundo estudo, avaliou-se as emissões dos pneus inservíveis que foram utilizados no coprocessamento. Assim, estimou-se que em 2050, 828 milhões de kg de CO2 serão evitados utilizando 17,31% de pneus nos combustíveis alternativos. Portanto, o trabalho evidencia os benefícios do reaproveitamento de pneus inservíveis, como substituto de combustíveis fósseis, contribuindo no fornecimento de energia para o processo e impedindo o descarte inadequado de resíduos, contribuindo para a redução das emissões dos GEE.The cement industry, worldwide, contributes, approximately 7%, of the total of carbon dioxide (CO2) emitted on the planet, and this is the main gas greenhouse gas (GHG). In Brazil, this industry is responsible for a percentage close to 2.6% of emissions, practically one third of the world average. In spite of this, the aim is to further reduce carbon emissions in this segment, and one way is to increase the use of alternative fuels through co-processing technology. Given this fact, the present work evaluates CO2 emissions in cement production and presents projections for reducing these emissions with the reuse of unserviceable tires. The assessment of environmental impacts was developed through two case studies, the first by determining the avoided CO2 emissions, if the unserviceable tires were not sent to landfills and were sent for co-processing, resulting in 538 kg of CO2 per tonne of tyres. In the second study, the emissions of unserviceable tires that were used in co-processing were evaluated. Thus, it was estimated that in 2050, 828 million kg of CO2 will be avoided using 17.31% of tires in alternative fuels. Therefore, the work shows the benefits of reusing nserviceable tires, as a substitute for fossil fuels, contributing to the supply of energy for the process and preventing the inappropriate disposal of waste, contributing to the reduction of GHG emissions.90 p.Monteiro, Alessandra da Rocha DuailibeCoutinho, Ana Carla da Silveira Lomba Sant’AnaMonteiro, Luciane Pimentel CostaSouza, Flávia Carvalho deSilva, Anna Nydia Ribeiro daGomes, Felipe Luiz Machado2023-01-26T12:24:33Z2023-01-26T12:24:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Anna Nydia Ribeiro da. GOMES, Felipe Luiz Machado. Avaliação das emissões de dióxido de carbono e dos impactos do reaproveitamento de pneus inservíveis na produção de cimento. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27720CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T12:24:36Zoai:app.uff.br:1/27720Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T12:24:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A indústria do cimento, em nível mundial, contribui com, aproximadamente, 7% do total de dióxido de carbono (CO2) emitido no planeta, sendo esse o principal gás de efeito estufa (GEE). No Brasil, o percentual é próximo de 2,6% das emissões, praticamente um terço da média mundial. Apesar disso, busca-se reduzir ainda mais as emissões de carbono nesse segmento, e uma das formas é aumentando o uso de combustíveis alternativos, através da tecnologia de coprocessamento. Diante disso, o presente trabalho avalia as emissões de CO2 na produção de cimento e apresenta projeções de redução dessas emissões com o reaproveitamento de pneus inservíveis. A avaliação dos impactos ambientais foi desenvolvida por meio de dois estudos de caso, o primeiro através da determinação das emissões de CO2 evitadas, caso os pneus inservíveis não fossem destinados para aterros e fossem enviados para o coprocessamento, tendo como resultado 538 kg de CO2 por tonelada de pneus. No segundo estudo, avaliou-se as emissões dos pneus inservíveis que foram utilizados no coprocessamento. Assim, estimou-se que em 2050, 828 milhões de kg de CO2 serão evitados utilizando 17,31% de pneus nos combustíveis alternativos. Portanto, o trabalho evidencia os benefícios do reaproveitamento de pneus inservíveis, como substituto de combustíveis fósseis, contribuindo no fornecimento de energia para o processo e impedindo o descarte inadequado de resíduos, contribuindo para a redução das emissões dos GEE. |
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