A notabilidade da extensão universitária na formação acadêmica do discente do curso de Direito da UFERSA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7318 |
Resumo: | O presente estudo objetiva compreender qual a percepção dos/as estudantes do curso de direito da UFERSA acerca da extensão universitária, mensurando a relevância do trabalho extensionista na formação jurídico-profissional dos/as discentes. A pesquisa foi aplicada com estudantes da graduação em direito da UFERSA que cursavam os três últimos períodos do curso, sendo dividida em duas etapas. A primeira delas consistiu na aplicação de um questionário de pesquisa, cujo objetivo foi o de mapear os/as discentes que tinham experiência com a extensão universitária, bem como verificar quais os projetos de extensão de que participaram durante a sua trajetória acadêmica. O questionário também serviu como instrumento para compreender as razões daqueles que não tiveram contato com a extensão universitária e quais as dificuldades que os/as levaram a não se envolver com atividades dessa natureza ao longo da graduação. Após a aplicação do questionário, foram verificados os principais projetos de extensão mencionados no instrumento, e foram selecionados/as doze discentes, com paridade de gênero e idade, para a fase de entrevistas semiestruturada composta por seis perguntas sobre a experiência dos discentes em relação à extensão. Dessa forma, o trabalho busca tratar sobre a extensão universitária e sua importância na formação jurídico profissional dos/as estudantes de direito, compreendendo o desenvolvimento histórico tanto da extensão quanto do ensino jurídico. Por fim, analisa a percepção estudantil acerca da importância da experiência extensionista em sua formação, com foco na graduação em direito da UFERSA. Percebeu-se com a pesquisa que 38,8% dos alunos não foram membros de nenhum projeto de extensão durante a graduação, ao passo que 61,2% vivenciaram alguma experiência extensionista. Foi constatado que os motivos que levaram as pessoas a não praticarem extensão no curso foram: 18,51% por não apresentarem interesse por nenhum projeto ofertado; 3,7% declararam que não consideraram a experiência extensionista importante para a graduação; 14,81% não participaram por residir em cidade diversa de Mossoró; 22,2% afirmaram não possuir tempo para dedicar-se a um projeto de extensão; 11,1% afirmaram que possuem dificuldade de locomoção até a universidade; 51,85% alegaram que não puderam participar por possuírem trabalho/estágio. Por fim, foi observado que, para as pessoas que praticaram a extensão durante a graduação, a experiência foi positiva, porquanto proporciona contato com a sociedade, aprendizado prático e crítico, formação de laços de amizade, descobertas sobre as aptidões profissionais e amadurecimento pessoal. |
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