Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes do curso de ciências contábeis em relação as competências e intenções empreendedoras e o papel das universidades públicas em um cenário pandêmico. Classifica-se como um estudo quali-quantitativo e foi realizado a partir da aplicação de um questionário on-line com alunos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas em 2021 por meio do Google Forms, tendo o total de 84 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que 15,70% já empreendem (empreendedores), 63% pensam em empreender no futuro (potenciais empreendedores) e 9,60% dos alunos não têm a intenção de abrir um negócio (não empreendedores). Foi identificado um nível alto de alunos que desejam abrir seu próprio negócio e bem como, o interesse em continuar empreendendo por aqueles que já possuem seu negócio. Também foi evidenciando que todas as competências empreendedoras se correlacionam, dessa forma quem possui uma competência tem uma grande probabilidade de ter as outras. De acordo com a compreensão dos alunos, eles estão mais preparados para trabalhar em equipe e identificar oportunidades de negócios. Eles consideram que a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu perfil empreendedor, mas através dos dados concluiu-se que a graduação inspira os alunos, porém não os preparam para dar o primeiro passo. Do cenário pandêmico, foi possível analisar que os alunos que ficaram desempregados nesse período, mudaram sua percepção sobre o empreendedorismo, se interessaram e planejaram abrir um negócio como uma nova fonte de renda. |
id |
UFER_ed9530cf0d1c16a775d7b9dc8b997ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6919 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19.EmpreendedorismoCiências ContábeisCompetênciaIntenções empreendedorasPandemiaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEsta pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes do curso de ciências contábeis em relação as competências e intenções empreendedoras e o papel das universidades públicas em um cenário pandêmico. Classifica-se como um estudo quali-quantitativo e foi realizado a partir da aplicação de um questionário on-line com alunos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas em 2021 por meio do Google Forms, tendo o total de 84 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que 15,70% já empreendem (empreendedores), 63% pensam em empreender no futuro (potenciais empreendedores) e 9,60% dos alunos não têm a intenção de abrir um negócio (não empreendedores). Foi identificado um nível alto de alunos que desejam abrir seu próprio negócio e bem como, o interesse em continuar empreendendo por aqueles que já possuem seu negócio. Também foi evidenciando que todas as competências empreendedoras se correlacionam, dessa forma quem possui uma competência tem uma grande probabilidade de ter as outras. De acordo com a compreensão dos alunos, eles estão mais preparados para trabalhar em equipe e identificar oportunidades de negócios. Eles consideram que a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu perfil empreendedor, mas através dos dados concluiu-se que a graduação inspira os alunos, porém não os preparam para dar o primeiro passo. Do cenário pandêmico, foi possível analisar que os alunos que ficaram desempregados nesse período, mudaram sua percepção sobre o empreendedorismo, se interessaram e planejaram abrir um negócio como uma nova fonte de renda.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSALima, Jane Elly Nunes da CostaLima, Jane Elly Nunes da CostaSilva, John Pablo Candido DantasNascimento, Italo Carlos Soares doPedrosa, Camila Karen Alves2022-01-12T20:26:38Z2022-11-122022-01-12T20:26:38Z2021-11-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Pedrosa (2021) Citação com autor não incluído no texto: (PEDROSA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919porPedrosa, Camila Karen Alves. Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. 2021. 23 f. Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:51:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6919Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:51:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
title |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
spellingShingle |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. Pedrosa, Camila Karen Alves Empreendedorismo Ciências Contábeis Competência Intenções empreendedoras Pandemia CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
title_full |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
title_fullStr |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
title_full_unstemmed |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
title_sort |
Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. |
author |
Pedrosa, Camila Karen Alves |
author_facet |
Pedrosa, Camila Karen Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Jane Elly Nunes da Costa Lima, Jane Elly Nunes da Costa Silva, John Pablo Candido Dantas Nascimento, Italo Carlos Soares do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Camila Karen Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Ciências Contábeis Competência Intenções empreendedoras Pandemia CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Empreendedorismo Ciências Contábeis Competência Intenções empreendedoras Pandemia CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes do curso de ciências contábeis em relação as competências e intenções empreendedoras e o papel das universidades públicas em um cenário pandêmico. Classifica-se como um estudo quali-quantitativo e foi realizado a partir da aplicação de um questionário on-line com alunos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas em 2021 por meio do Google Forms, tendo o total de 84 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que 15,70% já empreendem (empreendedores), 63% pensam em empreender no futuro (potenciais empreendedores) e 9,60% dos alunos não têm a intenção de abrir um negócio (não empreendedores). Foi identificado um nível alto de alunos que desejam abrir seu próprio negócio e bem como, o interesse em continuar empreendendo por aqueles que já possuem seu negócio. Também foi evidenciando que todas as competências empreendedoras se correlacionam, dessa forma quem possui uma competência tem uma grande probabilidade de ter as outras. De acordo com a compreensão dos alunos, eles estão mais preparados para trabalhar em equipe e identificar oportunidades de negócios. Eles consideram que a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu perfil empreendedor, mas através dos dados concluiu-se que a graduação inspira os alunos, porém não os preparam para dar o primeiro passo. Do cenário pandêmico, foi possível analisar que os alunos que ficaram desempregados nesse período, mudaram sua percepção sobre o empreendedorismo, se interessaram e planejaram abrir um negócio como uma nova fonte de renda. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-17 2022-01-12T20:26:38Z 2022-11-12 2022-01-12T20:26:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Pedrosa (2021) Citação com autor não incluído no texto: (PEDROSA, 2021) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Pedrosa (2021) Citação com autor não incluído no texto: (PEDROSA, 2021) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pedrosa, Camila Karen Alves. Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. 2021. 23 f. Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747471174205440 |