Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Camila Karen Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes do curso de ciências contábeis em relação as competências e intenções empreendedoras e o papel das universidades públicas em um cenário pandêmico. Classifica-se como um estudo quali-quantitativo e foi realizado a partir da aplicação de um questionário on-line com alunos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas em 2021 por meio do Google Forms, tendo o total de 84 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que 15,70% já empreendem (empreendedores), 63% pensam em empreender no futuro (potenciais empreendedores) e 9,60% dos alunos não têm a intenção de abrir um negócio (não empreendedores). Foi identificado um nível alto de alunos que desejam abrir seu próprio negócio e bem como, o interesse em continuar empreendendo por aqueles que já possuem seu negócio. Também foi evidenciando que todas as competências empreendedoras se correlacionam, dessa forma quem possui uma competência tem uma grande probabilidade de ter as outras. De acordo com a compreensão dos alunos, eles estão mais preparados para trabalhar em equipe e identificar oportunidades de negócios. Eles consideram que a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu perfil empreendedor, mas através dos dados concluiu-se que a graduação inspira os alunos, porém não os preparam para dar o primeiro passo. Do cenário pandêmico, foi possível analisar que os alunos que ficaram desempregados nesse período, mudaram sua percepção sobre o empreendedorismo, se interessaram e planejaram abrir um negócio como uma nova fonte de renda.
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