Intenções empreendedoras de diplomados da geração millennials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabeçana, Patricia Alexandra Morais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21417
Resumo: O Empreendedorismo é reconhecido como uma ferramenta poderosa para a criação de empregos e o crescimento económico, que proporciona também uma melhoraria na competitividade e inovação. Contudo ao longo do tempo tem vindo a existir um declínio na preferência pelo autoemprego, pelo que o objetivo desta dissertação é explorar a veia empreendedora dos recém-diplomados, nomeadamente as suas intenções de começar um negócio próprio, realizando uma investigação em busca dos fatores motivacionais que influenciam o comportamento empresarial deste grupo-alvo. A investigação tem um cariz quantitativo, na qual foi aplicado um questionário com uma amostra de 215 respostas válidas de diplomados da geração Millennials de várias áreas de formação. As hipóteses de investigação desenvolvidas assentam na revisão de literatura desenvolvida, onde se analisou várias dimensões como o Ambiente Empreendedor Envolvente, a Atração Profissional, a Avaliação Social, a Capacidade Empreendedora, os Objetivos Empreendedores e a Educação Empreendedora. Os resultados da investigação empírica realizada no âmbito desta dissertação mostram que as dimensões com maior influencia na Intenção Empreendedora dos diplomados são a Atração Profissional, nomeadamente a Perspetiva Futura, e a Capacidade Empreendedora, revelando que os diplomados desta geração sentem-se aptos e prontos para criar um negócio próprio. Contudo, a Avaliação Social e a Educação Empreendedora viram demonstrar não ser consideradas importantes para este grupo-alvo.
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