Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alex Garcez Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
http://lattes.cnpq.br/2643439167524778
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849
Resumo: O intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física. Estes enriquecem o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades. Neste sentido foi elaborada uma sequência didática, assim como a construção de um dispositivo experimental. Para que fosse possível medir a constante de Planck, dando foco ao estudo voltado ao conteúdo de efeito fotoelétrico. Este importante tema da física moderna e contemporânea provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação desta sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa. Para que deste modo, possa oportunizar uma melhor compreensão das idéias da física, de forma que possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidades
id UFER_ee6bda3edc2e2db2bfe0bae56a259987
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8849
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétricoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEfeito FotoelétricoExperimentoPhysics educationPhotoelectric effectExperimentalO intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física. Estes enriquecem o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades. Neste sentido foi elaborada uma sequência didática, assim como a construção de um dispositivo experimental. Para que fosse possível medir a constante de Planck, dando foco ao estudo voltado ao conteúdo de efeito fotoelétrico. Este importante tema da física moderna e contemporânea provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação desta sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa. Para que deste modo, possa oportunizar uma melhor compreensão das idéias da física, de forma que possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidadesThe purpose of this work is to promote the discussion of alternative teaching methodologies, more specifically about the realization of experimental activities in the teaching of physics. These enrich the teaching-learning process, stimulating debate, the search for knowledge, scientific investigation and other skills. In this sense, a didactic sequence was elaborated, as well as the construction of an experimental device. So that it was possible to measure Planck's constant, focusing on the study aimed at the content of photoelectric effect. This important theme of modern and contemporary physics provoked a great revolution, within the scientific perspective of the time, and until today, it is the protagonist of profound technological changes, due to its applications. The application of this didactic sequence was carried out in a 2nd and 3rd grade high school class with students from public schools, using Freiriana pedagogy and the three MPs from Delizoicov, in order to build a dialogic, participatory and investigative class. So that in this way, it can provide opportunities for a better understanding of the ideas of physics, so that they can be more tangible to students, bringing science closer to their realities117 p.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaRebouças, Gustavo de Oliveira GurgelSilva, José Ronaldo Pereira daSouza, Lázaro Luis de LimaSouza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos deCastro, Alex Garcez Gomes2023-03-09T14:38:04Z2023-03-09T14:38:04Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1748071367144485http://lattes.cnpq.br/2643439167524778CASTRO, Alex Garcez Gomes. Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:28:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8849Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:28:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
title Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
spellingShingle Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
Castro, Alex Garcez Gomes
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Efeito Fotoelétrico
Experimento
Physics education
Photoelectric effect
Experimental
title_short Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
title_full Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
title_fullStr Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
title_full_unstemmed Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
title_sort Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
author Castro, Alex Garcez Gomes
author_facet Castro, Alex Garcez Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
Silva, José Ronaldo Pereira da
Souza, Lázaro Luis de Lima
Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Alex Garcez Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Efeito Fotoelétrico
Experimento
Physics education
Photoelectric effect
Experimental
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Efeito Fotoelétrico
Experimento
Physics education
Photoelectric effect
Experimental
description O intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física. Estes enriquecem o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades. Neste sentido foi elaborada uma sequência didática, assim como a construção de um dispositivo experimental. Para que fosse possível medir a constante de Planck, dando foco ao estudo voltado ao conteúdo de efeito fotoelétrico. Este importante tema da física moderna e contemporânea provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação desta sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa. Para que deste modo, possa oportunizar uma melhor compreensão das idéias da física, de forma que possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidades
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-03-09T14:38:04Z
2023-03-09T14:38:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
http://lattes.cnpq.br/2643439167524778
CASTRO, Alex Garcez Gomes. Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849
url http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
http://lattes.cnpq.br/2643439167524778
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849
identifier_str_mv CASTRO, Alex Garcez Gomes. Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747492013604864