Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 http://lattes.cnpq.br/2643439167524778 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849 |
Resumo: | O intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física. Estes enriquecem o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades. Neste sentido foi elaborada uma sequência didática, assim como a construção de um dispositivo experimental. Para que fosse possível medir a constante de Planck, dando foco ao estudo voltado ao conteúdo de efeito fotoelétrico. Este importante tema da física moderna e contemporânea provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação desta sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa. Para que deste modo, possa oportunizar uma melhor compreensão das idéias da física, de forma que possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidades |
id |
UFER_ee6bda3edc2e2db2bfe0bae56a259987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8849 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétricoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEfeito FotoelétricoExperimentoPhysics educationPhotoelectric effectExperimentalO intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física. Estes enriquecem o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades. Neste sentido foi elaborada uma sequência didática, assim como a construção de um dispositivo experimental. Para que fosse possível medir a constante de Planck, dando foco ao estudo voltado ao conteúdo de efeito fotoelétrico. Este importante tema da física moderna e contemporânea provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação desta sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa. Para que deste modo, possa oportunizar uma melhor compreensão das idéias da física, de forma que possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidadesThe purpose of this work is to promote the discussion of alternative teaching methodologies, more specifically about the realization of experimental activities in the teaching of physics. These enrich the teaching-learning process, stimulating debate, the search for knowledge, scientific investigation and other skills. In this sense, a didactic sequence was elaborated, as well as the construction of an experimental device. So that it was possible to measure Planck's constant, focusing on the study aimed at the content of photoelectric effect. This important theme of modern and contemporary physics provoked a great revolution, within the scientific perspective of the time, and until today, it is the protagonist of profound technological changes, due to its applications. The application of this didactic sequence was carried out in a 2nd and 3rd grade high school class with students from public schools, using Freiriana pedagogy and the three MPs from Delizoicov, in order to build a dialogic, participatory and investigative class. So that in this way, it can provide opportunities for a better understanding of the ideas of physics, so that they can be more tangible to students, bringing science closer to their realities117 p.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaRebouças, Gustavo de Oliveira GurgelSilva, José Ronaldo Pereira daSouza, Lázaro Luis de LimaSouza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos deCastro, Alex Garcez Gomes2023-03-09T14:38:04Z2023-03-09T14:38:04Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1748071367144485http://lattes.cnpq.br/2643439167524778CASTRO, Alex Garcez Gomes. Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:28:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8849Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:28:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
title |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
spellingShingle |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico Castro, Alex Garcez Gomes CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Efeito Fotoelétrico Experimento Physics education Photoelectric effect Experimental |
title_short |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
title_full |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
title_fullStr |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
title_full_unstemmed |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
title_sort |
Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico |
author |
Castro, Alex Garcez Gomes |
author_facet |
Castro, Alex Garcez Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel Silva, José Ronaldo Pereira da Souza, Lázaro Luis de Lima Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Alex Garcez Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Efeito Fotoelétrico Experimento Physics education Photoelectric effect Experimental |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Efeito Fotoelétrico Experimento Physics education Photoelectric effect Experimental |
description |
O intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física. Estes enriquecem o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades. Neste sentido foi elaborada uma sequência didática, assim como a construção de um dispositivo experimental. Para que fosse possível medir a constante de Planck, dando foco ao estudo voltado ao conteúdo de efeito fotoelétrico. Este importante tema da física moderna e contemporânea provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação desta sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa. Para que deste modo, possa oportunizar uma melhor compreensão das idéias da física, de forma que possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidades |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 2023-03-09T14:38:04Z 2023-03-09T14:38:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 http://lattes.cnpq.br/2643439167524778 CASTRO, Alex Garcez Gomes. Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849 |
url |
http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 http://lattes.cnpq.br/2643439167524778 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8849 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Alex Garcez Gomes. Do led ao transistor: uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747492013604864 |