A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Livia Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273
Resumo: Monografia
id UFER_f01e0ba64e361c9a0111732b47c78d38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5273
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSAAprendizagemAnotaçãoAdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaDevido a globalização, as rápidas mudanças do cenário atual vêm exigindo dos estudantes mais conhecimento e habilidade, sendo a aprendizagem um fenômeno que se destaca nesse processo. Diversos autores, especialmente da área da educação procuram compreender os processos de estudo e como influenciam a aprendizagem. A partir do propósito de aprofundar a compreensão da temática, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as anotações influenciam a aprendizagem de alunos do curso de Administração da UFERSA. Os objetivos específicos desse estudo foram: I - Verificar como a ação de anotar e não anotar na sala de aula influenciava a aprendizagem dos professores quando eram discentes; II- Investigar como os docentes percebem o papel da anotação na aprendizagem dos seus alunos e se apresentam incentivos para a realização dessa ação; III- Identificar como a atitude de não anotar durante as aulas influencia a aprendizagem dos alunos; IV- Investigar como a atitude de anotar durante as aulas influencia a aprendizagem dos alunos. O referencial teórico abordou dois temas centrais, quais sejam: aprendizagem de adultos e o papel da escrita na aprendizagem. Para alcançar os objetivos, realizou-se um estudo de caso por meio da abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado o grupo focal, entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes e análise de documentos dos alunos. Os discentes foram divididos em dois grupos, a saber: alunos que anotam e alunos que não anotam. Ao longo da pesquisa foi possível observar que a maioria dos professores realizava anotações enquanto alunos, e também é importante destacar que essa atitude tinha relação com a dificuldade de acesso ao material existente na época. Também foi perceptível que a maior parte deles acredita que anotação/não anotação não tem impacto na aprendizagem, mas que é algo relativo. Pôde-se perceber também, que os alunos que não anotam identificam diversos benefícios na sua atitude e pretendem continuar não anotando, e o mesmo acontece com os alunos que anotam. Por fim, foi possível perceber que em relação às anotações não existe um modo mais adequado para aprender e que a ação de aprender é complexa e subjetiva. Ainda se destaca que o grupo que faz anotações em sala de aula possui sutil desempenho acadêmico superior quando comparado aos que não anotam.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAPereira, Yákara VasconcelosEnéas, Ana Paula de SousaDantas, Bruna Lourena de LimaRabelo, Livia Nascimento2020-08-21T17:59:32Z2020-08-212020-08-21T17:59:32Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Rabelo (2017) Citação com autor não incluído no texto: (RABELO, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273porRBELO, Livia Nascimento. A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA. 2017. 64 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T15:55:44Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5273Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T15:55:44Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
title A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
spellingShingle A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
Rabelo, Livia Nascimento
Aprendizagem
Anotação
Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
title_full A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
title_fullStr A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
title_full_unstemmed A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
title_sort A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
author Rabelo, Livia Nascimento
author_facet Rabelo, Livia Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Yákara Vasconcelos
Enéas, Ana Paula de Sousa
Dantas, Bruna Lourena de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Livia Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Anotação
Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Aprendizagem
Anotação
Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Monografia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
2020-08-21T17:59:32Z
2020-08-21
2020-08-21T17:59:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Rabelo (2017) Citação com autor não incluído no texto: (RABELO, 2017)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Rabelo (2017) Citação com autor não incluído no texto: (RABELO, 2017)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RBELO, Livia Nascimento. A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA. 2017. 64 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747450214219776