A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_f01e0ba64e361c9a0111732b47c78d38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5273 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSAAprendizagemAnotaçãoAdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaDevido a globalização, as rápidas mudanças do cenário atual vêm exigindo dos estudantes mais conhecimento e habilidade, sendo a aprendizagem um fenômeno que se destaca nesse processo. Diversos autores, especialmente da área da educação procuram compreender os processos de estudo e como influenciam a aprendizagem. A partir do propósito de aprofundar a compreensão da temática, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as anotações influenciam a aprendizagem de alunos do curso de Administração da UFERSA. Os objetivos específicos desse estudo foram: I - Verificar como a ação de anotar e não anotar na sala de aula influenciava a aprendizagem dos professores quando eram discentes; II- Investigar como os docentes percebem o papel da anotação na aprendizagem dos seus alunos e se apresentam incentivos para a realização dessa ação; III- Identificar como a atitude de não anotar durante as aulas influencia a aprendizagem dos alunos; IV- Investigar como a atitude de anotar durante as aulas influencia a aprendizagem dos alunos. O referencial teórico abordou dois temas centrais, quais sejam: aprendizagem de adultos e o papel da escrita na aprendizagem. Para alcançar os objetivos, realizou-se um estudo de caso por meio da abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado o grupo focal, entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes e análise de documentos dos alunos. Os discentes foram divididos em dois grupos, a saber: alunos que anotam e alunos que não anotam. Ao longo da pesquisa foi possível observar que a maioria dos professores realizava anotações enquanto alunos, e também é importante destacar que essa atitude tinha relação com a dificuldade de acesso ao material existente na época. Também foi perceptível que a maior parte deles acredita que anotação/não anotação não tem impacto na aprendizagem, mas que é algo relativo. Pôde-se perceber também, que os alunos que não anotam identificam diversos benefícios na sua atitude e pretendem continuar não anotando, e o mesmo acontece com os alunos que anotam. Por fim, foi possível perceber que em relação às anotações não existe um modo mais adequado para aprender e que a ação de aprender é complexa e subjetiva. Ainda se destaca que o grupo que faz anotações em sala de aula possui sutil desempenho acadêmico superior quando comparado aos que não anotam.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAPereira, Yákara VasconcelosEnéas, Ana Paula de SousaDantas, Bruna Lourena de LimaRabelo, Livia Nascimento2020-08-21T17:59:32Z2020-08-212020-08-21T17:59:32Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Rabelo (2017) Citação com autor não incluído no texto: (RABELO, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273porRBELO, Livia Nascimento. A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA. 2017. 64 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T15:55:44Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5273Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T15:55:44Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
title |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
spellingShingle |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA Rabelo, Livia Nascimento Aprendizagem Anotação Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
title_full |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
title_fullStr |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
title_full_unstemmed |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
title_sort |
A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA |
author |
Rabelo, Livia Nascimento |
author_facet |
Rabelo, Livia Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Yákara Vasconcelos Enéas, Ana Paula de Sousa Dantas, Bruna Lourena de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Livia Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Anotação Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Aprendizagem Anotação Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Monografia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-25 2020-08-21T17:59:32Z 2020-08-21 2020-08-21T17:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Rabelo (2017) Citação com autor não incluído no texto: (RABELO, 2017) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Rabelo (2017) Citação com autor não incluído no texto: (RABELO, 2017) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RBELO, Livia Nascimento. A influência das anotações no processo de aprendizagem: uma análise qualitativa a partir da visão de alunos e professores da UFERSA. 2017. 64 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747450214219776 |