A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula da Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada em livros didáticos de língua portuguesa do novo ensino médio. A pesquisa ancora-se nas teorias de estudiosos como o de Michel Foucault (1999; 2004; 2008; 2010) acerca de noções como discurso e poder. Assim como outros estudiosos como Veiga-Neto (2003, 2014), Bertolini (2018), Cavalcante (2010) dentre outros estudiosos que discorrem sobre a educação ambiental e livros didáticos. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva, toma como corpus para a análise três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do NEM, volumes únicos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD-2021. As análises realizadas permitem refletir que os livros didáticos estão desempenhando cada vez mais um papel fundamental no ensino da educação ambiental, proporcionando aos estudantes conhecimento mais aprofundado sobre os problemas ambientais, ensinando também ferramentas para a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade.
id UFER_f38d4f00d2e4a7c92750a0cea9713168
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10831
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino MédioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEducação AmbientalLivro didáticoDiscursoO objetivo desta pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada em livros didáticos de língua portuguesa do novo ensino médio. A pesquisa ancora-se nas teorias de estudiosos como o de Michel Foucault (1999; 2004; 2008; 2010) acerca de noções como discurso e poder. Assim como outros estudiosos como Veiga-Neto (2003, 2014), Bertolini (2018), Cavalcante (2010) dentre outros estudiosos que discorrem sobre a educação ambiental e livros didáticos. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva, toma como corpus para a análise três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do NEM, volumes únicos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD-2021. As análises realizadas permitem refletir que os livros didáticos estão desempenhando cada vez mais um papel fundamental no ensino da educação ambiental, proporcionando aos estudantes conhecimento mais aprofundado sobre os problemas ambientais, ensinando também ferramentas para a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade.24 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daReges, Airellen Ronney RochaCosta, Mifra Angélica Chaves daOliveira, Ana Paula da Costa2024-05-13T18:43:55Z2024-05-13T18:43:55Z2024-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula da Costa. A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:00:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10831Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:00:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
title A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
spellingShingle A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
Oliveira, Ana Paula da Costa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Educação Ambiental
Livro didático
Discurso
title_short A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
title_full A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
title_fullStr A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
title_full_unstemmed A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
title_sort A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
author Oliveira, Ana Paula da Costa
author_facet Oliveira, Ana Paula da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vieira da
Silva, Francisco Vieira da
Reges, Airellen Ronney Rocha
Costa, Mifra Angélica Chaves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Educação Ambiental
Livro didático
Discurso
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Educação Ambiental
Livro didático
Discurso
description O objetivo desta pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada em livros didáticos de língua portuguesa do novo ensino médio. A pesquisa ancora-se nas teorias de estudiosos como o de Michel Foucault (1999; 2004; 2008; 2010) acerca de noções como discurso e poder. Assim como outros estudiosos como Veiga-Neto (2003, 2014), Bertolini (2018), Cavalcante (2010) dentre outros estudiosos que discorrem sobre a educação ambiental e livros didáticos. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva, toma como corpus para a análise três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do NEM, volumes únicos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD-2021. As análises realizadas permitem refletir que os livros didáticos estão desempenhando cada vez mais um papel fundamental no ensino da educação ambiental, proporcionando aos estudantes conhecimento mais aprofundado sobre os problemas ambientais, ensinando também ferramentas para a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T18:43:55Z
2024-05-13T18:43:55Z
2024-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula da Costa. A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula da Costa. A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747465784524800