A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada em livros didáticos de língua portuguesa do novo ensino médio. A pesquisa ancora-se nas teorias de estudiosos como o de Michel Foucault (1999; 2004; 2008; 2010) acerca de noções como discurso e poder. Assim como outros estudiosos como Veiga-Neto (2003, 2014), Bertolini (2018), Cavalcante (2010) dentre outros estudiosos que discorrem sobre a educação ambiental e livros didáticos. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva, toma como corpus para a análise três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do NEM, volumes únicos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD-2021. As análises realizadas permitem refletir que os livros didáticos estão desempenhando cada vez mais um papel fundamental no ensino da educação ambiental, proporcionando aos estudantes conhecimento mais aprofundado sobre os problemas ambientais, ensinando também ferramentas para a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade. |
id |
UFER_f38d4f00d2e4a7c92750a0cea9713168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10831 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino MédioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEducação AmbientalLivro didáticoDiscursoO objetivo desta pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada em livros didáticos de língua portuguesa do novo ensino médio. A pesquisa ancora-se nas teorias de estudiosos como o de Michel Foucault (1999; 2004; 2008; 2010) acerca de noções como discurso e poder. Assim como outros estudiosos como Veiga-Neto (2003, 2014), Bertolini (2018), Cavalcante (2010) dentre outros estudiosos que discorrem sobre a educação ambiental e livros didáticos. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva, toma como corpus para a análise três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do NEM, volumes únicos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD-2021. As análises realizadas permitem refletir que os livros didáticos estão desempenhando cada vez mais um papel fundamental no ensino da educação ambiental, proporcionando aos estudantes conhecimento mais aprofundado sobre os problemas ambientais, ensinando também ferramentas para a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade.24 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daReges, Airellen Ronney RochaCosta, Mifra Angélica Chaves daOliveira, Ana Paula da Costa2024-05-13T18:43:55Z2024-05-13T18:43:55Z2024-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula da Costa. A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:00:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10831Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:00:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
title |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
spellingShingle |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio Oliveira, Ana Paula da Costa LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Educação Ambiental Livro didático Discurso |
title_short |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
title_full |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
title_fullStr |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
title_sort |
A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio |
author |
Oliveira, Ana Paula da Costa |
author_facet |
Oliveira, Ana Paula da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vieira da Silva, Francisco Vieira da Reges, Airellen Ronney Rocha Costa, Mifra Angélica Chaves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Educação Ambiental Livro didático Discurso |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Educação Ambiental Livro didático Discurso |
description |
O objetivo desta pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada em livros didáticos de língua portuguesa do novo ensino médio. A pesquisa ancora-se nas teorias de estudiosos como o de Michel Foucault (1999; 2004; 2008; 2010) acerca de noções como discurso e poder. Assim como outros estudiosos como Veiga-Neto (2003, 2014), Bertolini (2018), Cavalcante (2010) dentre outros estudiosos que discorrem sobre a educação ambiental e livros didáticos. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva, toma como corpus para a análise três coleções de livros didáticos de língua portuguesa do NEM, volumes únicos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD-2021. As análises realizadas permitem refletir que os livros didáticos estão desempenhando cada vez mais um papel fundamental no ensino da educação ambiental, proporcionando aos estudantes conhecimento mais aprofundado sobre os problemas ambientais, ensinando também ferramentas para a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T18:43:55Z 2024-05-13T18:43:55Z 2024-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Paula da Costa. A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Paula da Costa. A educação ambiental em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747465784524800 |