A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830 |
Resumo: | O trabalho de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e como o livro didático de Língua Portuguesa aborda o meme. Com o forte avanço significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, com isso, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível. O objetivo geral do trabalho é identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Através desse mundo digital, o meme se caracteriza como uma prática discursiva, replicando diversos posicionamentos. O corpus da pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em seguida, foi interpretado como o livro aborda o fenômeno estudado, atentando para a funcionalidade do meme nos materiais estudados. As análises permitem pontuar que o meme é abordado de maneira secundária em dois livros e, de modo mais aprofundado, em um dos livros estudados. Sugere-se que outros estudos possam ser realizados, a fim de dar continuidade a essa importante reflexão. |
id |
UFER_3f6b5a7aa399299dbed419a25390946a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10830 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino MédioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALivro didáticoEnsino de Língua PortuguesaMemeNovo Ensino MédioO trabalho de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e como o livro didático de Língua Portuguesa aborda o meme. Com o forte avanço significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, com isso, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível. O objetivo geral do trabalho é identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Através desse mundo digital, o meme se caracteriza como uma prática discursiva, replicando diversos posicionamentos. O corpus da pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em seguida, foi interpretado como o livro aborda o fenômeno estudado, atentando para a funcionalidade do meme nos materiais estudados. As análises permitem pontuar que o meme é abordado de maneira secundária em dois livros e, de modo mais aprofundado, em um dos livros estudados. Sugere-se que outros estudos possam ser realizados, a fim de dar continuidade a essa importante reflexão.19 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daCosta, Cleilson da SilvaCavalcante, Fernanda AlvesMedeiros, Alisson Emanoel de2024-05-13T16:40:45Z2024-05-13T16:40:45Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMEDEIROS, Alisson Emanoel de. A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:00:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10830Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:00:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
title |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
spellingShingle |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio Medeiros, Alisson Emanoel de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Livro didático Ensino de Língua Portuguesa Meme Novo Ensino Médio |
title_short |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
title_full |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
title_fullStr |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
title_sort |
A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio |
author |
Medeiros, Alisson Emanoel de |
author_facet |
Medeiros, Alisson Emanoel de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vieira da Silva, Francisco Vieira da Costa, Cleilson da Silva Cavalcante, Fernanda Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Alisson Emanoel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Livro didático Ensino de Língua Portuguesa Meme Novo Ensino Médio |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Livro didático Ensino de Língua Portuguesa Meme Novo Ensino Médio |
description |
O trabalho de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e como o livro didático de Língua Portuguesa aborda o meme. Com o forte avanço significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, com isso, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível. O objetivo geral do trabalho é identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Através desse mundo digital, o meme se caracteriza como uma prática discursiva, replicando diversos posicionamentos. O corpus da pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em seguida, foi interpretado como o livro aborda o fenômeno estudado, atentando para a funcionalidade do meme nos materiais estudados. As análises permitem pontuar que o meme é abordado de maneira secundária em dois livros e, de modo mais aprofundado, em um dos livros estudados. Sugere-se que outros estudos possam ser realizados, a fim de dar continuidade a essa importante reflexão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T16:40:45Z 2024-05-13T16:40:45Z 2024-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Alisson Emanoel de. A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Alisson Emanoel de. A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747457991507968 |