A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Alisson Emanoel de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830
Resumo: O trabalho de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e como o livro didático de Língua Portuguesa aborda o meme. Com o forte avanço significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, com isso, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível. O objetivo geral do trabalho é identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Através desse mundo digital, o meme se caracteriza como uma prática discursiva, replicando diversos posicionamentos. O corpus da pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em seguida, foi interpretado como o livro aborda o fenômeno estudado, atentando para a funcionalidade do meme nos materiais estudados. As análises permitem pontuar que o meme é abordado de maneira secundária em dois livros e, de modo mais aprofundado, em um dos livros estudados. Sugere-se que outros estudos possam ser realizados, a fim de dar continuidade a essa importante reflexão.
id UFER_3f6b5a7aa399299dbed419a25390946a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10830
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino MédioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALivro didáticoEnsino de Língua PortuguesaMemeNovo Ensino MédioO trabalho de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e como o livro didático de Língua Portuguesa aborda o meme. Com o forte avanço significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, com isso, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível. O objetivo geral do trabalho é identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Através desse mundo digital, o meme se caracteriza como uma prática discursiva, replicando diversos posicionamentos. O corpus da pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em seguida, foi interpretado como o livro aborda o fenômeno estudado, atentando para a funcionalidade do meme nos materiais estudados. As análises permitem pontuar que o meme é abordado de maneira secundária em dois livros e, de modo mais aprofundado, em um dos livros estudados. Sugere-se que outros estudos possam ser realizados, a fim de dar continuidade a essa importante reflexão.19 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daCosta, Cleilson da SilvaCavalcante, Fernanda AlvesMedeiros, Alisson Emanoel de2024-05-13T16:40:45Z2024-05-13T16:40:45Z2024-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMEDEIROS, Alisson Emanoel de. A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:00:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10830Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:00:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
title A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
spellingShingle A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
Medeiros, Alisson Emanoel de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Livro didático
Ensino de Língua Portuguesa
Meme
Novo Ensino Médio
title_short A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
title_full A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
title_fullStr A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
title_full_unstemmed A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
title_sort A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
author Medeiros, Alisson Emanoel de
author_facet Medeiros, Alisson Emanoel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vieira da
Silva, Francisco Vieira da
Costa, Cleilson da Silva
Cavalcante, Fernanda Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Alisson Emanoel de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Livro didático
Ensino de Língua Portuguesa
Meme
Novo Ensino Médio
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Livro didático
Ensino de Língua Portuguesa
Meme
Novo Ensino Médio
description O trabalho de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e como o livro didático de Língua Portuguesa aborda o meme. Com o forte avanço significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, com isso, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível. O objetivo geral do trabalho é identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Através desse mundo digital, o meme se caracteriza como uma prática discursiva, replicando diversos posicionamentos. O corpus da pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Em seguida, foi interpretado como o livro aborda o fenômeno estudado, atentando para a funcionalidade do meme nos materiais estudados. As análises permitem pontuar que o meme é abordado de maneira secundária em dois livros e, de modo mais aprofundado, em um dos livros estudados. Sugere-se que outros estudos possam ser realizados, a fim de dar continuidade a essa importante reflexão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T16:40:45Z
2024-05-13T16:40:45Z
2024-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Alisson Emanoel de. A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830
identifier_str_mv MEDEIROS, Alisson Emanoel de. A abordagem dos memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747457991507968