Trajetórias socioeducativas de mulheres camponesas no ensino superior: um olhar a partir do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC) da UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonca, Isadora Cristina Rocha de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9255
Resumo: A Educação do Campo é uma perspectiva que vem despertando estudos e pesquisas das mais variadas vertentes. É também sinônimo de política pública e possibilidade para as pessoas do campo. Neste trabalho nosso interesse recai sobre a educação do campo com ênfase no ensino superior e de forma mais detalhada as mulheres camponesas. Desse modo, objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar os principais desafios enfrentados pelas mulheres camponesas/estudantes do Curso de Licenciatura Interdisciplinar Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Mossoró – Rio Grande do Norte, para concluírem a graduação. De forma específica objetivou-se conhecer a realidade dessas mulheres, investigar se tem o apoio da família, entender como conciliam a vida de estudante e dona de casa e de agricultoras. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo com as mulheres camponesas do referido Curso. Quanto a coleta de dados ela se deu por meio de entrevista semiestruturada. No referencial teórico, destaca-se autores como Saffiote (1987), Fernandes (2002), Romanelli (1995), Molina e Sá (2011), Magalhães (2004), e D’Alonso (2008). E chegamos a conclusão que a maior dificuldade que as mulheres camponesas enfrentam é a falta de transporte para sair de suas comunidades e pegar um ônibus e assim conseguirem chegar na universidade.
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