Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5698 |
Resumo: | Atualmente, para que as empresas se mantenham competitivas no mercado, é necessário que estas deem atenção para a qualidade do empreendimento. Utilizou-se o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) em uma empresa de delivery, a fim de solucionar os problemas referentes a qualidade de prestação de serviços em uma prestadora de serviços eletrônicos na área de serviços de delivery urbano. Para tanto, o estudo identificou os principais problemas associados a má qualidade pelos clientes no processo de suporte e atendimento, descreveu as etapas utilizadas na implantação do MASP, fazendo correlação com as ferramentas da qualidade e elaborou um plano de ação para pôr em prática as soluções propostas aos problemas de qualidade relatados pelos clientes da empresa ao setor de suporte. Realizou-se, então, uma pesquisa descritiva com uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa que verificou que as principais solicitações advêm do “financeiro”, “treinamento”, “auxílio no processo de entrega”, “quero ser entregador/empresa parceira”, “andamento de cadastro”, “ativar perfil inativo” e “dúvidas sobre o serviço oferecido”. Aplicou-se o MASP, de acordo com a bibliografia estudada, utilizando-se de ferramentas como a curva ABC, a matriz CEB, a metodologia dos 5 porquês e 5W2H.O plano de ação foi definido por meio da realização de uma reunião com a equipe, com soluções para cada causa identificada. Durante o estudo, foi possível verificar a implementação de algumas das soluções propostas e comparando os resultados obtidos, constatou-se que a implantação do método foi positiva. |
id |
UFER_f4008247ef994c9cbadc34601190554d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5698 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbanoMASPsuporte ao clientemelhoria da qualidadeferramentas da qualidadeserviços de deliveryCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAtualmente, para que as empresas se mantenham competitivas no mercado, é necessário que estas deem atenção para a qualidade do empreendimento. Utilizou-se o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) em uma empresa de delivery, a fim de solucionar os problemas referentes a qualidade de prestação de serviços em uma prestadora de serviços eletrônicos na área de serviços de delivery urbano. Para tanto, o estudo identificou os principais problemas associados a má qualidade pelos clientes no processo de suporte e atendimento, descreveu as etapas utilizadas na implantação do MASP, fazendo correlação com as ferramentas da qualidade e elaborou um plano de ação para pôr em prática as soluções propostas aos problemas de qualidade relatados pelos clientes da empresa ao setor de suporte. Realizou-se, então, uma pesquisa descritiva com uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa que verificou que as principais solicitações advêm do “financeiro”, “treinamento”, “auxílio no processo de entrega”, “quero ser entregador/empresa parceira”, “andamento de cadastro”, “ativar perfil inativo” e “dúvidas sobre o serviço oferecido”. Aplicou-se o MASP, de acordo com a bibliografia estudada, utilizando-se de ferramentas como a curva ABC, a matriz CEB, a metodologia dos 5 porquês e 5W2H.O plano de ação foi definido por meio da realização de uma reunião com a equipe, com soluções para cada causa identificada. Durante o estudo, foi possível verificar a implementação de algumas das soluções propostas e comparando os resultados obtidos, constatou-se que a implantação do método foi positiva.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAPeixoto, Joana Karolyni CabralPeixoto, Joana Karolyni CabralGonsalo, Thomas Edson EspínolaSantos, Viviana Maura dosSousa, Sabrina Rodrigues de2020-12-09T14:44:14Z2020-12-092020-12-09T14:44:14Z2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSousa (2020) (SOUSA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5698porSOUSA, Sabrina Rodrigues de. Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano. 2020. 47 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T17:42:27Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5698Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T17:42:27Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
title |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
spellingShingle |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano Sousa, Sabrina Rodrigues de MASP suporte ao cliente melhoria da qualidade ferramentas da qualidade serviços de delivery CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
title_full |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
title_fullStr |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
title_full_unstemmed |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
title_sort |
Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano |
author |
Sousa, Sabrina Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Sabrina Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Karolyni Cabral Peixoto, Joana Karolyni Cabral Gonsalo, Thomas Edson Espínola Santos, Viviana Maura dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sabrina Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MASP suporte ao cliente melhoria da qualidade ferramentas da qualidade serviços de delivery CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
MASP suporte ao cliente melhoria da qualidade ferramentas da qualidade serviços de delivery CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
Atualmente, para que as empresas se mantenham competitivas no mercado, é necessário que estas deem atenção para a qualidade do empreendimento. Utilizou-se o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) em uma empresa de delivery, a fim de solucionar os problemas referentes a qualidade de prestação de serviços em uma prestadora de serviços eletrônicos na área de serviços de delivery urbano. Para tanto, o estudo identificou os principais problemas associados a má qualidade pelos clientes no processo de suporte e atendimento, descreveu as etapas utilizadas na implantação do MASP, fazendo correlação com as ferramentas da qualidade e elaborou um plano de ação para pôr em prática as soluções propostas aos problemas de qualidade relatados pelos clientes da empresa ao setor de suporte. Realizou-se, então, uma pesquisa descritiva com uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa que verificou que as principais solicitações advêm do “financeiro”, “treinamento”, “auxílio no processo de entrega”, “quero ser entregador/empresa parceira”, “andamento de cadastro”, “ativar perfil inativo” e “dúvidas sobre o serviço oferecido”. Aplicou-se o MASP, de acordo com a bibliografia estudada, utilizando-se de ferramentas como a curva ABC, a matriz CEB, a metodologia dos 5 porquês e 5W2H.O plano de ação foi definido por meio da realização de uma reunião com a equipe, com soluções para cada causa identificada. Durante o estudo, foi possível verificar a implementação de algumas das soluções propostas e comparando os resultados obtidos, constatou-se que a implantação do método foi positiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09T14:44:14Z 2020-12-09 2020-12-09T14:44:14Z 2020-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sousa (2020) (SOUSA, 2020) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5698 |
identifier_str_mv |
Sousa (2020) (SOUSA, 2020) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUSA, Sabrina Rodrigues de. Utilização do MASP (método de análise e solução de problemas) em uma empresa de delivery urbano. 2020. 47 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Engenharias - CE UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Engenharias - CE UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747475020382208 |