Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Hiago Costa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5978
Resumo: A boa repercussão do cultivo de melão no Semiárido do RN, regiões de Mossoró e circunvizinhas teve início na década de 80 com o plantio de melão do tipo “valenciano amarelo” quando a direção da antiga MAISA. Nos dias atuais com o fim da mesma, outras empresas começaram a adquirir as terras e dar continuidade no cultivo de cucurbitáceas nesta região (melão e melancia). Com o objetivo de compreender como as empresas dessa microrregião fazem para lidar com os constantes entraves desse grande mercado de frutas frescas, foi realizado um trabalho na empresa Fruta Vida Produção Importação Exportação LTDA, localizada na grande MAISA, onde foram feitas observações in loco, assim como conversas com engenheiros e técnicos do setor. Pode-se observar que estas empresas passaram por um processo de mudança e adaptação, como as questões hídricas (Poços artesianos), logísticas e certificações, para atender a demanda. Com o fechamento de um novo mercado exportador as empresas possuem uma perspectiva bastante promissora de crescimento, com geração de emprego e renda para região.
id UFER_f5a9464796a7cf26ecd4aba88ded933f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5978
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande MaisaAgricultura IrrigadaDesenvolvimentoCucumis melo L.MaísaExportaçãoCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAA boa repercussão do cultivo de melão no Semiárido do RN, regiões de Mossoró e circunvizinhas teve início na década de 80 com o plantio de melão do tipo “valenciano amarelo” quando a direção da antiga MAISA. Nos dias atuais com o fim da mesma, outras empresas começaram a adquirir as terras e dar continuidade no cultivo de cucurbitáceas nesta região (melão e melancia). Com o objetivo de compreender como as empresas dessa microrregião fazem para lidar com os constantes entraves desse grande mercado de frutas frescas, foi realizado um trabalho na empresa Fruta Vida Produção Importação Exportação LTDA, localizada na grande MAISA, onde foram feitas observações in loco, assim como conversas com engenheiros e técnicos do setor. Pode-se observar que estas empresas passaram por um processo de mudança e adaptação, como as questões hídricas (Poços artesianos), logísticas e certificações, para atender a demanda. Com o fechamento de um novo mercado exportador as empresas possuem uma perspectiva bastante promissora de crescimento, com geração de emprego e renda para região.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCentro de Ciências Agrárias - CCABrasilUFERSAFeitoza, Josivan Barbosa MenezesCardoso, Eudes de AlmeidaSantos, Elizangela Cabral dosSousa, Hiago Costa de2021-03-13T01:07:36Z2020-02-122021-03-13T01:07:36Z2020-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5978porSOUSA, Hiago Costa de. Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa. 2020. 21 f. Monografia (Graduação) - Curso de Agronomia, Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-07T20:59:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5978Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-07T20:59:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
title Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
spellingShingle Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
Sousa, Hiago Costa de
Agricultura Irrigada
Desenvolvimento
Cucumis melo L.
Maísa
Exportação
CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
title_full Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
title_fullStr Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
title_full_unstemmed Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
title_sort Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa
author Sousa, Hiago Costa de
author_facet Sousa, Hiago Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feitoza, Josivan Barbosa Menezes
Cardoso, Eudes de Almeida
Santos, Elizangela Cabral dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Hiago Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura Irrigada
Desenvolvimento
Cucumis melo L.
Maísa
Exportação
CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Agricultura Irrigada
Desenvolvimento
Cucumis melo L.
Maísa
Exportação
CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description A boa repercussão do cultivo de melão no Semiárido do RN, regiões de Mossoró e circunvizinhas teve início na década de 80 com o plantio de melão do tipo “valenciano amarelo” quando a direção da antiga MAISA. Nos dias atuais com o fim da mesma, outras empresas começaram a adquirir as terras e dar continuidade no cultivo de cucurbitáceas nesta região (melão e melancia). Com o objetivo de compreender como as empresas dessa microrregião fazem para lidar com os constantes entraves desse grande mercado de frutas frescas, foi realizado um trabalho na empresa Fruta Vida Produção Importação Exportação LTDA, localizada na grande MAISA, onde foram feitas observações in loco, assim como conversas com engenheiros e técnicos do setor. Pode-se observar que estas empresas passaram por um processo de mudança e adaptação, como as questões hídricas (Poços artesianos), logísticas e certificações, para atender a demanda. Com o fechamento de um novo mercado exportador as empresas possuem uma perspectiva bastante promissora de crescimento, com geração de emprego e renda para região.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
2020-02-01
2021-03-13T01:07:36Z
2021-03-13T01:07:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5978
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUSA, Hiago Costa de. Desenvolvimento da agricultura irrigada na microrregião da grande Maisa. 2020. 21 f. Monografia (Graduação) - Curso de Agronomia, Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Brasil
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Brasil
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747449606045696