Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Everton Jales de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5649
Resumo: Monografia
id UFER_f72faac79cc38a090a3797c418967d2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5649
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalizaçãoAprendizagem ubíquaGamificaçãoGeolocalizaçãoDispositivos móveisUbiquitous learningGamificationGeolocationMobile devicesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOMonografiaThe goal of ubiquitous computing is the contextual integration of computing systems into people's activities and interests in a transparent, natural, and continuous way. Although the concept of ubiquitous computing is not yet a reality, it is possible to observe the increasing popularization of digital devices interconnected with people's daily lives. This perspective makes it possible for people to produce and disseminate information easily, quickly, and conveniently, according to their needs and interests. Thus, this scenario also potentialize the emergence of new teaching-learning practices, which can occur in any time and space, not limited to the walls and activities imposed by educational institutions, which gives rise to the concept of ubiquitous learning. In this scenario, integrating gamification techniques in a ubiquitous learning application, contribute to increase the motivation of the learners in the construction and dissemination of knowledge. In this way, the goal was to design, develop and evaluate an application that uses elements of u-learning that integrates elements of gamification, called here Youubi Gamer, making use of the services of the Youubi API, and analyzing the impacts on the practices and strategies of learning adopted by its users. To reach the established goal, the method was divided into two phases. In the first phase was used the design thinking, composed in four stages. Immersion, brainstorming of ideas, prototyping and implementation. In the second phase of the method, qualitative and quantitative data collection techniques are used, such as the application of a profile questionnaire, satisfaction questionnaire, diaries, and focus group. As a result of the work we have the application Youubi Gamer that was evaluated during the period of one week in a higher education institution. After collecting and analyzing the data, the introduction of Youubi Gamer revealed the emergence of new learning practices by the students, and an increase in their engagement according to the gamification elements present in the application.O objetivo da computação ubíqua é a integração, contextualizada, dos sistemas computacionais às atividades e interesses das pessoas, de uma maneira transparente, natural e contínua. Embora o conceito de computação ubíqua ainda não seja uma realidade, é possível observar a crescente popularização de dispositivos digitais interconectados com o cotidiano das pessoas. Essa perspectiva torna possível que as pessoas produzam e disseminem informações de modo fácil, rápido, e situado, conforme suas necessidades e interesses. Dessa forma, tal cenário potencializa também o surgimento de novas práticas de ensino-aprendizagem, que possam ocorrer em qualquer tempo e espaço, não se limitando apenas aos muros e atividades impostas pelas instituições de ensino, o que dá origem ao conceito de aprendizagem ubíqua. Diante desse cenário, integrar técnicas de gamificação em uma aplicação de aprendizagem ubíqua, contribuem para aumentar a motivação dos aprendizes na construção e disseminação de conhecimentos. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo conceber, desenvolver e avaliar um aplicativo que utiliza elementos de u-learning que integra elementos de gamificação, chamado aqui de Youubi Gamer, fazendo uso dos serviços do Youubi API, e analisar os impactos nas práticas e estratégias de aprendizado adotadas por parte de seus usuários. Para alcançar o objetivo estabelecido, o método foi dividido em duas fases. Na primeira fase foi utilizado o design thinking, composto em quatro etapas. Imersão, brainstorming de ideias, prototipação e implementação. Na segunda fase do método faz-se o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de coleta de dados, tais como aplicação de questionário de perfil, questionário de satisfação, diários, e grupo focal. Como resultados do trabalho temos o aplicativo Youubi Gamer que foi avaliado durante o período de uma semana em uma instituição de ensino superior. Após a coleta e análise dos dados, verificou-se, com a introdução do Youubi Gamer, o surgimento de novas práticas de aprendizagem por parte dos estudantes, e um aumento no engajamento dos mesmo em função dos elementos de gamificação presentes no aplicativo.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAMendes Neto, Francisco MiltonMonteiro, Bruno de SousaMendes Neto, Francisco MiltonQueiroz, Paulo Gabriel GadelhaSantiago, Judson SantosOliveira, Everton Jales de2020-11-30T18:40:14Z2020-11-302020-11-30T18:40:14Z2017-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Santos (2017) Citação com autor não incluído no texto: (SANTOS, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5649porOLIVEIRA, Everton Jales de. Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização. 2017. 65 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação).- Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T19:54:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5649Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T19:54Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
title Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
spellingShingle Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
Oliveira, Everton Jales de
Aprendizagem ubíqua
Gamificação
Geolocalização
Dispositivos móveis
Ubiquitous learning
Gamification
Geolocation
Mobile devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
title_full Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
title_fullStr Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
title_full_unstemmed Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
title_sort Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização
author Oliveira, Everton Jales de
author_facet Oliveira, Everton Jales de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes Neto, Francisco Milton
Monteiro, Bruno de Sousa
Mendes Neto, Francisco Milton
Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha
Santiago, Judson Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Everton Jales de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ubíqua
Gamificação
Geolocalização
Dispositivos móveis
Ubiquitous learning
Gamification
Geolocation
Mobile devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Aprendizagem ubíqua
Gamificação
Geolocalização
Dispositivos móveis
Ubiquitous learning
Gamification
Geolocation
Mobile devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Monografia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-22
2020-11-30T18:40:14Z
2020-11-30
2020-11-30T18:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Santos (2017) Citação com autor não incluído no texto: (SANTOS, 2017)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5649
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Santos (2017) Citação com autor não incluído no texto: (SANTOS, 2017)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Everton Jales de. Youubi gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização. 2017. 65 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação).- Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747483466661888