Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10984 |
Resumo: | A inclusão de alunos com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida na rede básica de ensino, assim como também no nível superior vem aumentando a cada ano. Essa presença vem provocando um grande processo de reflexão sobre a acessibilidade em todos os seus sentidos, os ambientes escolares agora devem serem tralhados de modo a virem reconhecer e valorizar as diferenças humanas, para que as condições de acesso, atividade e participação dos alunos se concretizem. É nesse contexto que o trabalho se apresenta, tendo por objetivo analisar as condições de acessibilidade de uma edificação de âmbito educacional da Universidade Federal Rural do Semi - Àrido - UFERSA, Campus Caraúbas/RN. As principais ferramentas para implantação das adaptações que se fazem necessárias nos espaços, são as normas específicas para acessibilidade formuladas pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), embasadas nos instrumentos jurídicos existentes, as mesmas têm por objetivo orientar e auxiliar os profissionais na execução de projetos que objetivem intervenções arquitetônicas e urbanísticas, por parte dos agentes políticos da sociedade. Desse modo, um Checklist foi aplicado mediante análise dos principais pontos da normatização vigente, através desse Checklist foram identificadas as inconformidades e posteriormente foram sugeridas as soluções possíveis para a adequação. Por fim, a pesquisa trouxe a reflexão que para se chegar a uma acessibilidade plena, é necessário entender a ótica do deficiente, e não só parametrizar desenhos, tendo em vista que a acessibilidade é antes de mais nada um meio de inclusão social. |
id |
UFER_fee4696433f0ddbbceb0cee31a637d66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10984 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus CaraúbasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIADeficiênciaEducaçãoChecklistA inclusão de alunos com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida na rede básica de ensino, assim como também no nível superior vem aumentando a cada ano. Essa presença vem provocando um grande processo de reflexão sobre a acessibilidade em todos os seus sentidos, os ambientes escolares agora devem serem tralhados de modo a virem reconhecer e valorizar as diferenças humanas, para que as condições de acesso, atividade e participação dos alunos se concretizem. É nesse contexto que o trabalho se apresenta, tendo por objetivo analisar as condições de acessibilidade de uma edificação de âmbito educacional da Universidade Federal Rural do Semi - Àrido - UFERSA, Campus Caraúbas/RN. As principais ferramentas para implantação das adaptações que se fazem necessárias nos espaços, são as normas específicas para acessibilidade formuladas pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), embasadas nos instrumentos jurídicos existentes, as mesmas têm por objetivo orientar e auxiliar os profissionais na execução de projetos que objetivem intervenções arquitetônicas e urbanísticas, por parte dos agentes políticos da sociedade. Desse modo, um Checklist foi aplicado mediante análise dos principais pontos da normatização vigente, através desse Checklist foram identificadas as inconformidades e posteriormente foram sugeridas as soluções possíveis para a adequação. Por fim, a pesquisa trouxe a reflexão que para se chegar a uma acessibilidade plena, é necessário entender a ótica do deficiente, e não só parametrizar desenhos, tendo em vista que a acessibilidade é antes de mais nada um meio de inclusão social.The inclusion of students with a physical disability or reduced mobility in the basic education system, as well as in the higher education level is increasing every year. This presence has been provoking a great reflection process about accessibility in all its senses, the school environments must now be shuffled in order to recognize and value human differences, so that the conditions of access, activity and participation of students are realized. . It is in this context that the work presents itself, aiming to analyze the accessibility conditions of an educational building of the Federal Rural University of Semi - Arid - UFERSA, Campus Caraúbas / RN. The main tools for implementing the adaptations that are necessary in the spaces, are the specific accessibility standards formulated by the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), based on existing legal instruments, are intended to guide and assist professionals in the execution. of projects aimed at architectural and urbanistic interventions by the political agents of society. Thus, a checklist was applied by analyzing the main points of the current standardization, through this checklist were identified nonconformities and later suggested possible solutions for adequacy. Finally, the research brought the reflection that in order to reach full accessibility,it is necessary to understand the optics of the disabled, and not only to parameterize drawings, considering that accessibility is primarily a means of social inclusion.69 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPaiva, Lourena Barbosa CavalcantePaiva, Lourena Barbosa CavalcanteMelo, Francisca Ires Vieira dePereira, Francisco Aécio de LimaAraújo, Wiliam Fagner de2024-07-22T17:13:24Z2024-07-22T17:13:24Z2019-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfARAÚJO, Wiliam Fagner de. Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas. 2019. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10984CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-23T03:00:23Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10984Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-23T03:00:23Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
title |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
spellingShingle |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas Araújo, Wiliam Fagner de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Deficiência Educação Checklist |
title_short |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
title_full |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
title_fullStr |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
title_full_unstemmed |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
title_sort |
Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas |
author |
Araújo, Wiliam Fagner de |
author_facet |
Araújo, Wiliam Fagner de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Lourena Barbosa Cavalcante Paiva, Lourena Barbosa Cavalcante Melo, Francisca Ires Vieira de Pereira, Francisco Aécio de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Wiliam Fagner de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Deficiência Educação Checklist |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Deficiência Educação Checklist |
description |
A inclusão de alunos com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida na rede básica de ensino, assim como também no nível superior vem aumentando a cada ano. Essa presença vem provocando um grande processo de reflexão sobre a acessibilidade em todos os seus sentidos, os ambientes escolares agora devem serem tralhados de modo a virem reconhecer e valorizar as diferenças humanas, para que as condições de acesso, atividade e participação dos alunos se concretizem. É nesse contexto que o trabalho se apresenta, tendo por objetivo analisar as condições de acessibilidade de uma edificação de âmbito educacional da Universidade Federal Rural do Semi - Àrido - UFERSA, Campus Caraúbas/RN. As principais ferramentas para implantação das adaptações que se fazem necessárias nos espaços, são as normas específicas para acessibilidade formuladas pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), embasadas nos instrumentos jurídicos existentes, as mesmas têm por objetivo orientar e auxiliar os profissionais na execução de projetos que objetivem intervenções arquitetônicas e urbanísticas, por parte dos agentes políticos da sociedade. Desse modo, um Checklist foi aplicado mediante análise dos principais pontos da normatização vigente, através desse Checklist foram identificadas as inconformidades e posteriormente foram sugeridas as soluções possíveis para a adequação. Por fim, a pesquisa trouxe a reflexão que para se chegar a uma acessibilidade plena, é necessário entender a ótica do deficiente, e não só parametrizar desenhos, tendo em vista que a acessibilidade é antes de mais nada um meio de inclusão social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-14 2024-07-22T17:13:24Z 2024-07-22T17:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Wiliam Fagner de. Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas. 2019. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10984 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Wiliam Fagner de. Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas. 2019. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747445339389952 |