Análise de acessibilidade da biblioteca da Ufersa Campus Caraúbas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Wiliam Fagner de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10984
Resumo: A inclusão de alunos com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida na rede básica de ensino, assim como também no nível superior vem aumentando a cada ano. Essa presença vem provocando um grande processo de reflexão sobre a acessibilidade em todos os seus sentidos, os ambientes escolares agora devem serem tralhados de modo a virem reconhecer e valorizar as diferenças humanas, para que as condições de acesso, atividade e participação dos alunos se concretizem. É nesse contexto que o trabalho se apresenta, tendo por objetivo analisar as condições de acessibilidade de uma edificação de âmbito educacional da Universidade Federal Rural do Semi - Àrido - UFERSA, Campus Caraúbas/RN. As principais ferramentas para implantação das adaptações que se fazem necessárias nos espaços, são as normas específicas para acessibilidade formuladas pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), embasadas nos instrumentos jurídicos existentes, as mesmas têm por objetivo orientar e auxiliar os profissionais na execução de projetos que objetivem intervenções arquitetônicas e urbanísticas, por parte dos agentes políticos da sociedade. Desse modo, um Checklist foi aplicado mediante análise dos principais pontos da normatização vigente, através desse Checklist foram identificadas as inconformidades e posteriormente foram sugeridas as soluções possíveis para a adequação. Por fim, a pesquisa trouxe a reflexão que para se chegar a uma acessibilidade plena, é necessário entender a ótica do deficiente, e não só parametrizar desenhos, tendo em vista que a acessibilidade é antes de mais nada um meio de inclusão social.
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