Atendimento de aluno autista no ensino remoto como desafio na educação: a percepção de professores e mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Juliana Kelly Lins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8235
Resumo: A pandemia de COVID-19 foi um fenômeno de interferência mundial nas atividades humanas, além de ter contribuído com o adoecimento das populações de todos os continentes. Na educação, os prejuízos causados são imensuráveis o que mostra, neste momento, a necessidade de estudos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções de um grupo constituído de mães e professores sobre as relações de inclusão na educação de alunos com TEA em aulas na modalidade online em tempos de pandemia em uma escola pública de Mossoró/RN. A partir deste objetivo buscou-se identificar as habilidades específicas na percepção das professoras que contribuam para a melhora nas atividades sociais de alunos com TEA; conhecer o meio escolar, buscando entender o processo de atendimento do aluno com TEA durante o ensino remoto a partir da percepção das mães e apontar ações que otimizaram as formas de ensino oferecido a alunos com TEA durante a pandemia. Realizou-se um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, que utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada aplicada com 02 (duas) professoras e 02 (duas) mães de alunos portadores de TEA, todos inseridos no contexto de uma escola pública da cidade de Mossoró/RN. Os resultados apontam que, ao investigar a escola foi possível verificar que as professoras demonstram habilidades ainda muito gerais, uma vez que, não houve formação para atuar no ensino remoto. Apesar deste ter sido algo que surpreendeu diante dos resultados, como elas aprenderam atuando. As mães avaliam que as aulas online foram razoáveis diante do contexto, mas, refletem que foi uma forma de os alunos não ficarem totalmente desamparados, mesmo sabendo que para seus filhos autistas existem dificuldades maiores por causa da desconcentração que é característica do TEA. Aponta-se, portanto que a escola conseguiu planejar atividades dirigidas para serem aplicadas pela professora do AEE nas aulas online; disponibilizou material para esse atendimento; e foram desenvolvidas através de vídeo-chamadas. Apesar de claramente os alunos com TEA terem sido atendidos, é possível identificar que tiveram um avanço insuficiente, embora não tenham regredido, o que se compreende que a escola atendeu o objetivo de manter o vínculo, mas, com o ensino remoto não contribuiu para avanços na aprendizagem de alunos autistas
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