Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822 |
Resumo: | O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional. |
id |
UFES-10_e4fe62bc26da779aa2623e656b553181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/39822 |
network_acronym_str |
UFES-10 |
network_name_str |
Revista Ágora (Vitória) |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacionalAntonio Gramsci : notes from some analytical categories of his political-educationAL THOUGHTAntonio Gramsci : apuntes de algunas categorías analíticas de su pensamientoLÍTICO-EDUCATIVOMan; Work; Education.Homem; Trabalho; EducaçãoAntonio GramsciFormação humanapolítica educacionalHombre; Trabajo; Educación.O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional.El texto pretende examinar el pensamiento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar cómo trabajó algunas categorías analíticas en el contexto de las transformaciones de su época. El objetivo de esta identificación era comprender que tales categorías eran elementos fundamentales no sólo para el desarrollo de su pensamiento político-pedagógico, sino también para su acción. La elección de algunas de sus categorías se justifica por la preocupación de verificar la proximidad con su pensamiento político y pedagógico. La elección de estas categorías se basa en el entendimiento de que cuando fueron pensadas por Gramsci, fueron discutidas como una unidad de significado y contribuyeron a definir su método y su teoría. Fue posible identificar que tales categorías fueron creadas, repensadas y utilizadas por Gramsci para poder no sólo comprender su realidad, sino también indicar y producir acciones en su momento socio-histórico, político, económico y educativo.The text seeks to examine the political-pedagogical thought of Antonio Gramsci and to identify how he worked some analytical categories in the context of the transformations of his time. The purpose of this identification was to understand that such categories were fundamental elements not only for the development of his political-pedagogical thought, but also for his action. The choice of some of his categories is justified by the concern to verify their proximity to his political and pedagogical thinking. The choice of these categories is based on the understanding that when they were thought of by Gramsci, they were discussed as a unit of meaning and contributed to define his method and theory. It was possible to identify that such categories were created, rethought, and used by Gramsci so that he could not only understand his reality, but also indicate and produce actions in his socio-historical, political, economic, and educational moment.Programa de Pós-Graduação em História2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotexto info:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/3982210.47456/e-2023340306Revista Ágora; v. 34 n. 3 (2023): Artigos; e-2023340306Ágora Journal; Vol. 34 No. 3 (2023): Papers; e-2023340306Revista Ágora; Vol. 34 Núm. 3 (2023): Artículos; e-20233403061980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822/27814Itália século XXCopyright (c) 2023 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCariello do Carmo, Jefferson2023-09-01T19:11:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/39822Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2023-09-01T19:11Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional Antonio Gramsci : notes from some analytical categories of his political-educationAL THOUGHT Antonio Gramsci : apuntes de algunas categorías analíticas de su pensamientoLÍTICO-EDUCATIVO |
title |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional |
spellingShingle |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional Cariello do Carmo, Jefferson Man; Work; Education. Homem; Trabalho; Educação Antonio Gramsci Formação humana política educacional Hombre; Trabajo; Educación. |
title_short |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional |
title_full |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional |
title_fullStr |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional |
title_full_unstemmed |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional |
title_sort |
Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional |
author |
Cariello do Carmo, Jefferson |
author_facet |
Cariello do Carmo, Jefferson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cariello do Carmo, Jefferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Man; Work; Education. Homem; Trabalho; Educação Antonio Gramsci Formação humana política educacional Hombre; Trabajo; Educación. |
topic |
Man; Work; Education. Homem; Trabalho; Educação Antonio Gramsci Formação humana política educacional Hombre; Trabajo; Educación. |
description |
O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822 10.47456/e-2023340306 |
url |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822 |
identifier_str_mv |
10.47456/e-2023340306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822/27814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Ágora https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Itália século XX |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora; v. 34 n. 3 (2023): Artigos; e-2023340306 Ágora Journal; Vol. 34 No. 3 (2023): Papers; e-2023340306 Revista Ágora; Vol. 34 Núm. 3 (2023): Artículos; e-2023340306 1980-0096 reponame:Revista Ágora (Vitória) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista Ágora (Vitória) |
collection |
Revista Ágora (Vitória) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaagoraufes@gmail.com |
_version_ |
1797067911538409472 |