Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cariello do Carmo, Jefferson
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822
Resumo: O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional.
id UFES-10_e4fe62bc26da779aa2623e656b553181
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/39822
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacionalAntonio Gramsci : notes from some analytical categories of his political-educationAL THOUGHTAntonio Gramsci : apuntes de algunas categorías analíticas de su pensamientoLÍTICO-EDUCATIVOMan; Work; Education.Homem; Trabalho; EducaçãoAntonio GramsciFormação humanapolítica educacionalHombre; Trabajo; Educación.O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional.El texto pretende examinar el pensamiento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar cómo trabajó algunas categorías analíticas en el contexto de las transformaciones de su época. El objetivo de esta identificación era comprender que tales categorías eran elementos fundamentales no sólo para el desarrollo de su pensamiento político-pedagógico, sino también para su acción. La elección de algunas de sus categorías se justifica por la preocupación de verificar la proximidad con su pensamiento político y pedagógico. La elección de estas categorías se basa en el entendimiento de que cuando fueron pensadas por Gramsci, fueron discutidas como una unidad de significado y contribuyeron a definir su método y su teoría. Fue posible identificar que tales categorías fueron creadas, repensadas y utilizadas por Gramsci para poder no sólo comprender su realidad, sino también indicar y producir acciones en su momento socio-histórico, político, económico y educativo.The text seeks to examine the political-pedagogical thought of Antonio Gramsci and to identify how he worked some analytical categories in the context of the transformations of his time. The purpose of this identification was to understand that such categories were fundamental elements not only for the development of his political-pedagogical thought, but also for his action. The choice of some of his categories is justified by the concern to verify their proximity to his political and pedagogical thinking. The choice of these categories is based on the understanding that when they were thought of by Gramsci, they were discussed as a unit of meaning and contributed to define his method and theory. It was possible to identify that such categories were created, rethought, and used by Gramsci so that he could not only understand his reality, but also indicate and produce actions in his socio-historical, political, economic, and educational moment.Programa de Pós-Graduação em História2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotexto info:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/3982210.47456/e-2023340306Revista Ágora; v. 34 n. 3 (2023): Artigos; e-2023340306Ágora Journal; Vol. 34 No. 3 (2023): Papers; e-2023340306Revista Ágora; Vol. 34 Núm. 3 (2023): Artículos; e-20233403061980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822/27814Itália século XXCopyright (c) 2023 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCariello do Carmo, Jefferson2023-09-01T19:11:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/39822Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2023-09-01T19:11Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
Antonio Gramsci : notes from some analytical categories of his political-educationAL THOUGHT
Antonio Gramsci : apuntes de algunas categorías analíticas de su pensamientoLÍTICO-EDUCATIVO
title Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
spellingShingle Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
Cariello do Carmo, Jefferson
Man; Work; Education.
Homem; Trabalho; Educação
Antonio Gramsci
Formação humana
política educacional
Hombre; Trabajo; Educación.
title_short Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
title_full Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
title_fullStr Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
title_full_unstemmed Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
title_sort Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
author Cariello do Carmo, Jefferson
author_facet Cariello do Carmo, Jefferson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cariello do Carmo, Jefferson
dc.subject.por.fl_str_mv Man; Work; Education.
Homem; Trabalho; Educação
Antonio Gramsci
Formação humana
política educacional
Hombre; Trabajo; Educación.
topic Man; Work; Education.
Homem; Trabalho; Educação
Antonio Gramsci
Formação humana
política educacional
Hombre; Trabajo; Educación.
description O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822
10.47456/e-2023340306
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822
identifier_str_mv 10.47456/e-2023340306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822/27814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Itália século XX
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; v. 34 n. 3 (2023): Artigos; e-2023340306
Ágora Journal; Vol. 34 No. 3 (2023): Papers; e-2023340306
Revista Ágora; Vol. 34 Núm. 3 (2023): Artículos; e-2023340306
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1797067911538409472