AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Melina Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Wellington, Padovani Xavier, Thiago, Quaresma, Keydson, Randow de Freitas, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168
Resumo: O número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar.
id UFES-11_27e61a2134550d06e06c38e99b945f78
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/28168
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENTO número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 No. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 Núm. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76Brazilian Journal of Production Engineering; v. 5 n. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-762447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168/19940Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Melina AlmeidaGonçalves, WellingtonPadovani Xavier, ThiagoQuaresma, KeydsonRandow de Freitas, Rodrigo2023-02-05T10:35:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/28168Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-02-05T10:35:22Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
title AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
spellingShingle AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
Magalhães, Melina Almeida
title_short AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
title_full AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
title_fullStr AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
title_sort AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
author Magalhães, Melina Almeida
author_facet Magalhães, Melina Almeida
Gonçalves, Wellington
Padovani Xavier, Thiago
Quaresma, Keydson
Randow de Freitas, Rodrigo
author_role author
author2 Gonçalves, Wellington
Padovani Xavier, Thiago
Quaresma, Keydson
Randow de Freitas, Rodrigo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Melina Almeida
Gonçalves, Wellington
Padovani Xavier, Thiago
Quaresma, Keydson
Randow de Freitas, Rodrigo
description O número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168/19940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 No. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 Núm. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 5 n. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76
2447-5580
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047317668298752