AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168 |
Resumo: | O número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar. |
id |
UFES-11_27e61a2134550d06e06c38e99b945f78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/28168 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENTO número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 No. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 Núm. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76Brazilian Journal of Production Engineering; v. 5 n. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-762447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168/19940Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Melina AlmeidaGonçalves, WellingtonPadovani Xavier, ThiagoQuaresma, KeydsonRandow de Freitas, Rodrigo2023-02-05T10:35:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/28168Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-02-05T10:35:22Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
title |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT Magalhães, Melina Almeida |
title_short |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
title_full |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT |
author |
Magalhães, Melina Almeida |
author_facet |
Magalhães, Melina Almeida Gonçalves, Wellington Padovani Xavier, Thiago Quaresma, Keydson Randow de Freitas, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Wellington Padovani Xavier, Thiago Quaresma, Keydson Randow de Freitas, Rodrigo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Melina Almeida Gonçalves, Wellington Padovani Xavier, Thiago Quaresma, Keydson Randow de Freitas, Rodrigo |
description |
O número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28168/19940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 No. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 Núm. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 5 n. 5 (2019): Número Regular (Dezembro); 63-76 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047317668298752 |