GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Vieira Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos, Lucas Di Paula Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09
Resumo: Os indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis.
id UFES-11_367535a35659631ee3bf36c5be070982
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/21771
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOSOs indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 No. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 Núm. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133Brazilian Journal of Production Engineering; v. 4 n. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-1332447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09/pdfCopyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pedro Vieira Souzados Santos, Lucas Di Paula Gama2023-01-08T16:33:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/21771Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:18.054190Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
title GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
spellingShingle GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
Santos, Pedro Vieira Souza
title_short GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
title_full GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
title_fullStr GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
title_full_unstemmed GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
title_sort GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
author Santos, Pedro Vieira Souza
author_facet Santos, Pedro Vieira Souza
dos Santos, Lucas Di Paula Gama
author_role author
author2 dos Santos, Lucas Di Paula Gama
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Vieira Souza
dos Santos, Lucas Di Paula Gama
description Os indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 No. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 Núm. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 4 n. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133
2447-5580
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047319733993472