GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09 |
Resumo: | Os indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis. |
id |
UFES-11_367535a35659631ee3bf36c5be070982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/21771 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOSOs indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 No. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 Núm. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133Brazilian Journal of Production Engineering; v. 4 n. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-1332447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09/pdfCopyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pedro Vieira Souzados Santos, Lucas Di Paula Gama2023-01-08T16:33:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/21771Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:18.054190Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
title |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
spellingShingle |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS Santos, Pedro Vieira Souza |
title_short |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
title_full |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
title_fullStr |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
title_sort |
GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS |
author |
Santos, Pedro Vieira Souza |
author_facet |
Santos, Pedro Vieira Souza dos Santos, Lucas Di Paula Gama |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Lucas Di Paula Gama |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Vieira Souza dos Santos, Lucas Di Paula Gama |
description |
Os indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 No. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 4 Núm. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 4 n. 4 (2018): Número Regular (Dezembro); 115-133 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047319733993472 |