Análise da validade e confiabilidade do modelo Servqual adaptado ao varejo supermercadista
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/33532 |
Resumo: | Os instrumentos utilizados para mensurar a qualidade dos serviços prestados por determinada organização devem apresentar propriedades favoráveis de confiabilidade e validade, para que justifiquem a confiança que é depositada nos resultados que produzem. Nesse sentido, este estudo objetivou apresentar a aplicabilidade da análise estatística para investigar as propriedades de validade e confiabilidade do questionário aplicado para avaliar a qualidade dos serviços prestados por um supermercado localizado na cidade de Aracaju/SE. Com base nos escores dos 385 consumidores aplicou-se a Regressão Linear Múltipla para verificar a validade do questionário, enquanto o alfa de Cronbach para analisar a confiabilidade do mesmo. Nesta análise, observou-se que 78,8% das variações do grau de expectativa e 80,3% das variações do grau de desempenho relatados pelos consumidores podem ser explicados pela variação dos escores obtidos nas dimensões avaliadas. Para a mensuração da expectativa, o valor do alfa foi de 0,87 e para mensuração do desempenho foi de 0,86. Esses valores foram considerados satisfatórios, pois os coeficientes encontraram-se acima dos limiares preconizados na literatura especializada. Dessa forma, sugere-se que o questionário empregado na avaliação da qualidade dos serviços do supermercado apresentou-se consistente e preciso. |
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Análise da validade e confiabilidade do modelo Servqual adaptado ao varejo supermercadistaValidity and reliability analysis of the Servqual model adapted to supermarket retailAnálisis de validez y fiabilidad del modelo Servqual adaptado al retail de supermercadosQualidade em serviçossupermercadosvalidadeconfiabilidadeQuality in servicessupermarketsvalidityreliabilityCalidad en serviciossupermercadosvalidezfiabilidadOs instrumentos utilizados para mensurar a qualidade dos serviços prestados por determinada organização devem apresentar propriedades favoráveis de confiabilidade e validade, para que justifiquem a confiança que é depositada nos resultados que produzem. Nesse sentido, este estudo objetivou apresentar a aplicabilidade da análise estatística para investigar as propriedades de validade e confiabilidade do questionário aplicado para avaliar a qualidade dos serviços prestados por um supermercado localizado na cidade de Aracaju/SE. Com base nos escores dos 385 consumidores aplicou-se a Regressão Linear Múltipla para verificar a validade do questionário, enquanto o alfa de Cronbach para analisar a confiabilidade do mesmo. Nesta análise, observou-se que 78,8% das variações do grau de expectativa e 80,3% das variações do grau de desempenho relatados pelos consumidores podem ser explicados pela variação dos escores obtidos nas dimensões avaliadas. Para a mensuração da expectativa, o valor do alfa foi de 0,87 e para mensuração do desempenho foi de 0,86. Esses valores foram considerados satisfatórios, pois os coeficientes encontraram-se acima dos limiares preconizados na literatura especializada. Dessa forma, sugere-se que o questionário empregado na avaliação da qualidade dos serviços do supermercado apresentou-se consistente e preciso.The instruments used to measure the quality of services provided by a given organization must have favorable properties of reliability and validity, to justify the confidence that is placed in the results they produce. In this sense, this study aimed to present the applicability of the statistical analysis to investigate the validity and reliability properties of the questionnaire provided to evaluate the quality of the services provided by a supermarket located in the city of Aracaju/SE. Based on the scores of 385 consumers, Multiple Linear Regression was applied to verify the validity of the questionnaire, while Cronbach's alpha to analyze the reliability of the questionnaire. In this analysis, it was observed that 78.8% of the variations in the degree of expectation and 80.3% of the variations in the degree of performance reported by consumers can be explained by the variation of the scores obtained in the evaluated dimensions. For the measurement of expectation, the alpha value was 0.87 and for the measurement of performance, it was 0.86. These values were considered satisfactory since the previous coefficients were above the thresholds recommended in the specialized literature. Thus, it is suggested that the questionnaire used to assess the quality of services in the supermarket was consistent and accurateLos instrumentos utilizados para medir la calidad de los servicios prestados por una determinada organización deben presentar propiedades favorables de confiabilidad y validez, de modo que justifiquen la confianza depositada en los resultados que producen. En ese sentido, este estudio tuvo como objetivo presentar la aplicabilidad del análisis estadístico para investigar las propiedades de validez y confiabilidad del cuestionario aplicado para evaluar la calidad de los servicios prestados por un supermercado ubicado en la ciudad de Aracaju/SE. Con base en los puntajes de 385 consumidores, se aplicó la Regresión Lineal Múltiple para verificar la validez del cuestionario, mientras que el alfa de Cronbach se utilizó para analizar su confiabilidad. En este análisis se observó que el 78,8% de las variaciones en el grado de expectativa y el 80,3% de las variaciones en el grado de desempeño reportadas por los consumidores pueden ser explicadas por la variación en los puntajes obtenidos en las dimensiones evaluadas. Para medir expectativas el valor alfa fue 0,87 y para medir desempeño fue 0,86. Estos valores se consideraron satisfactorios, ya que los coeficientes se encontraban por encima de los umbrales recomendados en la literatura especializada. Por lo tanto, se sugiere que el cuestionario utilizado para evaluar la calidad de los servicios de los supermercados fue consistente y preciso.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3353210.47456/bjpe.v6i7.33532Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 7 (2020): Número Regular (Outubro - Dezembro); 120-132Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 7 (2020): Número Regular (Outubro - Dezembro); 120-132Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 7 (2020): Número Regular (Outubro - Dezembro); 120-1322447-558010.47456/bjpe.v6i7reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/33532/22279Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Wendel dosAlsina, Odelsia Leonor Sanchez deMonteiro, Luciano Fernandes2022-12-04T17:45:23Zoai:periodicos.ufes.br:article/33532Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:31.374862Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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