Utilização do transporte ativo para aumento da qualidade de vida da população urbana durante a pandemia do covid-19 à luz de abordagem bibliométrica
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/35826 |
Resumo: | As restrições implementadas pelos governos para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), incluindo distanciamento social, isolamento e confinamento domiciliar, tiveram grande impacto na qualidade de vida da população urbana. Nesse sentido, a utilização do transporte ativo passou a configurar-se como uma importante estratégia para que a população tivesse acesso aos bens essenciais, permitindo uma maior distância entre os indivíduos, bem como para melhorar aspectos relacionados a saúde física e mental durante o período de pandemia. Servindo a esse propósito, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica com abordagem bibliométrica para identificar como o transporte ativo pode influenciar na qualidade de vida da população urbana durante o período de pandemia. Os resultados indicam que a investigação sobre o assunto, embora prematura, encontra-se em crescimento, sendo publicados estudos em importantes periódicos internacionais. Além disso, as discussões levantadas aqui mostram que o transporte ativo corresponde a um modo de transporte crítico que necessita de um tratamento distinto, mais atento as demandas da população e das necessidades financiamento, tanto durante períodos normais, quanto em grandes perturbações sociais, como é o caso de uma pandemia como a do COVID-19. |
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Utilização do transporte ativo para aumento da qualidade de vida da população urbana durante a pandemia do covid-19 à luz de abordagem bibliométricaUse of active transport to increase the quality of life of the urban population during the covid-19 pandemic in the light of a bibliometric approachUso del transporte activo para incrementar la calidad de vida de la población urbana durante la pandemia de covid-19 a la luz de un enfoque bibliométricoTransporte AtivoCOVID-19Análises BibliométricasCOVID-19Transporte activoAnálisis bibliométricoCOVID-19Transporte activoAnálisis bibliométricoAs restrições implementadas pelos governos para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), incluindo distanciamento social, isolamento e confinamento domiciliar, tiveram grande impacto na qualidade de vida da população urbana. Nesse sentido, a utilização do transporte ativo passou a configurar-se como uma importante estratégia para que a população tivesse acesso aos bens essenciais, permitindo uma maior distância entre os indivíduos, bem como para melhorar aspectos relacionados a saúde física e mental durante o período de pandemia. Servindo a esse propósito, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica com abordagem bibliométrica para identificar como o transporte ativo pode influenciar na qualidade de vida da população urbana durante o período de pandemia. Os resultados indicam que a investigação sobre o assunto, embora prematura, encontra-se em crescimento, sendo publicados estudos em importantes periódicos internacionais. Além disso, as discussões levantadas aqui mostram que o transporte ativo corresponde a um modo de transporte crítico que necessita de um tratamento distinto, mais atento as demandas da população e das necessidades financiamento, tanto durante períodos normais, quanto em grandes perturbações sociais, como é o caso de uma pandemia como a do COVID-19.Las restricciones implementadas por los gobiernos para contener la propagación del coronavirus (COVID-19), incluido el distanciamiento social, el aislamiento y el confinamiento domiciliario, han tenido un gran impacto en la calidad de vida de la población urbana. En ese sentido, el uso del transporte activo se ha convertido en una importante estrategia para que la población tenga acceso a bienes de primera necesidad, permitiendo mayor distanciamiento entre individuos, además de mejorar aspectos relacionados con la salud física y mental durante el periodo de pandemia. Con este propósito, este artículo tiene como objetivo realizar una revisión bibliográfica con un enfoque bibliométrico para identificar cómo el transporte activo puede influir en la calidad de vida de la población urbana durante el período de pandemia. Los resultados indican que la investigación sobre el tema, aunque prematura, está creciendo, con estudios publicados en importantes revistas internacionales. Además, las discusiones aquí planteadas muestran que el transporte activo corresponde a un modo de transporte crítico que necesita un tratamiento diferente, más atento a las demandas de la población y a las necesidades de financiación, tanto en periodos normales como en periodos de grandes disturbios sociales, como es el caso de una pandemia. como el COVID-19.The restrictions implemented by governments to curb the spread of the coronavirus (COVID-19), including social distance, isolation and home confinement, had a major impact on the quality of life of the urban population. Thus, the use of active transportation started to be configured as an important strategy so that the population had access to essential goods, allowing a greater distance between individuals, as well as to improve aspects related to physical and mental health, during the period pandemic. Serving this purpose, this article aims to carry out a bibliographic review with a bibliometric approach to identify how active transportation can positively influence the quality of life of the urban population during the pandemic period. The results indicate that research on the subject, although premature, is growing, and studies have been published in important international journals. In addition, the discussions raised here show that active transportation corresponds to a critical mode that deserves more attention and funding, both during normal periods and in major social disruptions, such as a pandemic such as COVID-19.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2021-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3582610.47456/bjpe.v7i3.35826Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 No. 3 (2021): Número Regular (Julho - Setembro); 139-152Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 Núm. 3 (2021): Número Regular (Julho - Setembro); 139-152Brazilian Journal of Production Engineering; v. 7 n. 3 (2021): Número Regular (Julho - Setembro); 139-1522447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/35826/23840Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Victor Hugo Souza deAlmeida, Isabella Martins deTurini, Larissa Rodrigues2022-09-27T01:14:12Zoai:periodicos.ufes.br:article/35826Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:34.207998Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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