A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRICO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Lorena Neves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Rodrigo Randow
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n2_3
Resumo: Este artigo busca descrever a história da pós-graduação brasileira, desde a criação do estatuto da universidade até os dias atuais e o processo de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado. Na descrição dos modelos deste nível de ensino, serão abordados os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG), desde o primeiro plano, implementado em 1975, até o último e atual, o PNPG 2011-2020. Além disso, será destacado o papel da Coordenação de Pessoal de nível superior (CAPES), agência do Ministério da Educação e do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na evolução quantitativa e qualitativa da pós-graduação brasileira. Quanto aos objetivos gerais, trata-se de uma pesquisa exploratória e quanto ao delineamento, uma pesquisa bibliográfica, cujo as principais fontes de pesquisa são documentos em meio eletrônico obtidos nos sítios da Capes e CNPq.
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