GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO13 |
Resumo: | Com a crescente competitividade atualmente as organizações buscamconseguir vantagens para manter/ampliar seu mercado de diferentes formas. Com isso, a implantação da gestão do conhecimento gera uma vantagem competitiva com um grande diferencial, já que é extremamente difícil de ser replicada, visto que está agregada às pessoas que trabalham na empresa e não em seus bens físicos (Quinn et all, 1997).O conhecimento de uma empresa é um recurso diferencial que possui grande valor, pois explora oportunidades e reduz significativamente ameaças; é raro diante da concorrência; é de difícil substituição e imitação, de forma que possibilita uma sustentabilidade competitiva (Barney, 1991). Além disso, dentre os recursos estratégicos da organização, o conhecimento é o de maior importância, sendo essencial para a sobrevivência da mesma (Lee, 2001).Já quando a velocidade de disseminação do conhecimento é o que determina o nível de crescimento da organização e o plágio desse conhecimento pela concorrência reduz a competitividade (Kogut & Zander, 1992).Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a realidade da gestão do conhecimento em organizações que atuam no mercado de Fármacos e realizar uma comparação entre as mesmas, a fim de evidenciar os pontos favoráveis e desfavoráveis da gestão de conhecimento presente nesse segmento de mercado. |
id |
UFES-11_ccb737e1500831a58619680374a86db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/11385 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASILCom a crescente competitividade atualmente as organizações buscamconseguir vantagens para manter/ampliar seu mercado de diferentes formas. Com isso, a implantação da gestão do conhecimento gera uma vantagem competitiva com um grande diferencial, já que é extremamente difícil de ser replicada, visto que está agregada às pessoas que trabalham na empresa e não em seus bens físicos (Quinn et all, 1997).O conhecimento de uma empresa é um recurso diferencial que possui grande valor, pois explora oportunidades e reduz significativamente ameaças; é raro diante da concorrência; é de difícil substituição e imitação, de forma que possibilita uma sustentabilidade competitiva (Barney, 1991). Além disso, dentre os recursos estratégicos da organização, o conhecimento é o de maior importância, sendo essencial para a sobrevivência da mesma (Lee, 2001).Já quando a velocidade de disseminação do conhecimento é o que determina o nível de crescimento da organização e o plágio desse conhecimento pela concorrência reduz a competitividade (Kogut & Zander, 1992).Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a realidade da gestão do conhecimento em organizações que atuam no mercado de Fármacos e realizar uma comparação entre as mesmas, a fim de evidenciar os pontos favoráveis e desfavoráveis da gestão de conhecimento presente nesse segmento de mercado.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2015-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO13Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 No. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 Núm. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4Brazilian Journal of Production Engineering; v. 1 n. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-42447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO13/7942Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCypriano, CaioBatista, Hawanni FerreteFornaciari, José RicardoFreitas, Rodrigo Randow de2023-01-08T16:30:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/11385Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:09.084090Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
title |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
spellingShingle |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL Cypriano, Caio |
title_short |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
title_full |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
title_fullStr |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
title_sort |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
author |
Cypriano, Caio |
author_facet |
Cypriano, Caio Batista, Hawanni Ferrete Fornaciari, José Ricardo Freitas, Rodrigo Randow de |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Hawanni Ferrete Fornaciari, José Ricardo Freitas, Rodrigo Randow de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cypriano, Caio Batista, Hawanni Ferrete Fornaciari, José Ricardo Freitas, Rodrigo Randow de |
description |
Com a crescente competitividade atualmente as organizações buscamconseguir vantagens para manter/ampliar seu mercado de diferentes formas. Com isso, a implantação da gestão do conhecimento gera uma vantagem competitiva com um grande diferencial, já que é extremamente difícil de ser replicada, visto que está agregada às pessoas que trabalham na empresa e não em seus bens físicos (Quinn et all, 1997).O conhecimento de uma empresa é um recurso diferencial que possui grande valor, pois explora oportunidades e reduz significativamente ameaças; é raro diante da concorrência; é de difícil substituição e imitação, de forma que possibilita uma sustentabilidade competitiva (Barney, 1991). Além disso, dentre os recursos estratégicos da organização, o conhecimento é o de maior importância, sendo essencial para a sobrevivência da mesma (Lee, 2001).Já quando a velocidade de disseminação do conhecimento é o que determina o nível de crescimento da organização e o plágio desse conhecimento pela concorrência reduz a competitividade (Kogut & Zander, 1992).Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a realidade da gestão do conhecimento em organizações que atuam no mercado de Fármacos e realizar uma comparação entre as mesmas, a fim de evidenciar os pontos favoráveis e desfavoráveis da gestão de conhecimento presente nesse segmento de mercado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO13 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO13/7942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 No. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 Núm. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 1 n. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047318859481088 |