TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do, Alencar Neta, Raimunda Leite de, Alencar, Matheus Tavares, Tavares, Mariana Machado Leite, Assis, Elisangela Vilar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539
Resumo: O surto do vírus SARS-CoV-2 causador da pandemia do COVID-19 colocou todos os países do mundo em situação de emergência e alerta, implementando medidas de controle, como, isolamento social e fechamento de unidades, sendo o âmbito escolar um espaço de risco potencial de transmissão. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência dos membros do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: desafios contemporâneos da Faculdade Santa Maria, frente ao uso de tecnologias em favor da educação durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo do tipo relato de experiência, realizado em uma faculdade privada situada na região do alto sertão paraibano. O trabalho surgiu com o intuito de demonstrar a experiência da utilização de tecnologias na continuidade do processo avaliativo do semestre letivo de 2020.1 e 2020.2, que teve início desde o dia 17 de março, onde todas as atividades presenciais da instituição foram suspensas, se estendendo até os dias atuais, bem como a percepção da realização de avaliações de aprendizagem via tecnologia remota. Durante a implantação da educação remota na instituição, o grupo desenvolveu várias atividades para dar suporte a professores e alunos que não possuíam domínio de várias ferramentas tecnológicas. A utilização das aulas remotas proporcionou benefícios e desafios entre a população acadêmica, visto que essa ferramenta foi a única forma para dar continuidade ao período letivo, no entanto dificuldades como não ter acesso a internet, dificuldade para se concentrar durante as aulas, entre outros aspectos.
id UFES-11_ddf3e94cd2f927cf4b1b80cab0658e0b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/32539
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORTEDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORTInfecções por CoronavirusPandemiasTecnologia EducacionalEducação a DistânciaEducation, DistanceCoronavirus InfectionsPandemicsEducational TechnologyO surto do vírus SARS-CoV-2 causador da pandemia do COVID-19 colocou todos os países do mundo em situação de emergência e alerta, implementando medidas de controle, como, isolamento social e fechamento de unidades, sendo o âmbito escolar um espaço de risco potencial de transmissão. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência dos membros do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: desafios contemporâneos da Faculdade Santa Maria, frente ao uso de tecnologias em favor da educação durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo do tipo relato de experiência, realizado em uma faculdade privada situada na região do alto sertão paraibano. O trabalho surgiu com o intuito de demonstrar a experiência da utilização de tecnologias na continuidade do processo avaliativo do semestre letivo de 2020.1 e 2020.2, que teve início desde o dia 17 de março, onde todas as atividades presenciais da instituição foram suspensas, se estendendo até os dias atuais, bem como a percepção da realização de avaliações de aprendizagem via tecnologia remota. Durante a implantação da educação remota na instituição, o grupo desenvolveu várias atividades para dar suporte a professores e alunos que não possuíam domínio de várias ferramentas tecnológicas. A utilização das aulas remotas proporcionou benefícios e desafios entre a população acadêmica, visto que essa ferramenta foi a única forma para dar continuidade ao período letivo, no entanto dificuldades como não ter acesso a internet, dificuldade para se concentrar durante as aulas, entre outros aspectos.The outbreak of the SARS-CoV-2 virus that caused the COVID-19 pandemic put all countries in the world in an emergency and alert situation, implementing control measures, such as social isolation and unit closures, with the school environment being a space for potential transmission risk. Thus, the objective of this work is to report the experience of the members of the Group of Technological Innovations in Higher Education: contemporary challenges of Faculdade Santa Maria, regarding the use of technologies in favor of education during the COVID-19 pandemic. It is a descriptive study, narrative of the type of experience report, carried out in a private college located in the region of the upper sertão of Paraíba. The work arose in order to demonstrate the experience of using technologies in the continuity of the evaluation process of the 2020.1 and 2020.2 academic semester, which began since March 17, where all the institution's on-site activities were suspended, extending until nowadays, as well as the perception of carrying out learning assessments via remote technology. During the implementation of remote education in the institution, the group developed several activities to support teachers and students who did not have mastery of various technological tools. The use of remote classes provided benefits and challenges among the academic population, since this tool was the only way to continue the school term, however difficulties such as not having access to the internet, difficulty concentrating during classes, among other aspects.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-1722447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539/21607Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Ankilma do Nascimento Andrade Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do Alencar Neta, Raimunda Leite de Alencar, Matheus Tavares Tavares, Mariana Machado Leite Assis, Elisangela Vilar de 2023-01-08T16:36:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/32539Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:30.136761Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
title TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
spellingShingle TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade
Infecções por Coronavirus
Pandemias
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Education, Distance
Coronavirus Infections
Pandemics
Educational Technology
title_short TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
title_full TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
title_fullStr TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
title_sort TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
author Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade
author_facet Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade
Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do
Alencar Neta, Raimunda Leite de
Alencar, Matheus Tavares
Tavares, Mariana Machado Leite
Assis, Elisangela Vilar de
author_role author
author2 Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do
Alencar Neta, Raimunda Leite de
Alencar, Matheus Tavares
Tavares, Mariana Machado Leite
Assis, Elisangela Vilar de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade
Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do
Alencar Neta, Raimunda Leite de
Alencar, Matheus Tavares
Tavares, Mariana Machado Leite
Assis, Elisangela Vilar de
dc.subject.por.fl_str_mv Infecções por Coronavirus
Pandemias
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Education, Distance
Coronavirus Infections
Pandemics
Educational Technology
topic Infecções por Coronavirus
Pandemias
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Education, Distance
Coronavirus Infections
Pandemics
Educational Technology
description O surto do vírus SARS-CoV-2 causador da pandemia do COVID-19 colocou todos os países do mundo em situação de emergência e alerta, implementando medidas de controle, como, isolamento social e fechamento de unidades, sendo o âmbito escolar um espaço de risco potencial de transmissão. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência dos membros do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: desafios contemporâneos da Faculdade Santa Maria, frente ao uso de tecnologias em favor da educação durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo do tipo relato de experiência, realizado em uma faculdade privada situada na região do alto sertão paraibano. O trabalho surgiu com o intuito de demonstrar a experiência da utilização de tecnologias na continuidade do processo avaliativo do semestre letivo de 2020.1 e 2020.2, que teve início desde o dia 17 de março, onde todas as atividades presenciais da instituição foram suspensas, se estendendo até os dias atuais, bem como a percepção da realização de avaliações de aprendizagem via tecnologia remota. Durante a implantação da educação remota na instituição, o grupo desenvolveu várias atividades para dar suporte a professores e alunos que não possuíam domínio de várias ferramentas tecnológicas. A utilização das aulas remotas proporcionou benefícios e desafios entre a população acadêmica, visto que essa ferramenta foi a única forma para dar continuidade ao período letivo, no entanto dificuldades como não ter acesso a internet, dificuldade para se concentrar durante as aulas, entre outros aspectos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539/21607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172
2447-5580
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047320741675008