TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539 |
Resumo: | O surto do vírus SARS-CoV-2 causador da pandemia do COVID-19 colocou todos os países do mundo em situação de emergência e alerta, implementando medidas de controle, como, isolamento social e fechamento de unidades, sendo o âmbito escolar um espaço de risco potencial de transmissão. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência dos membros do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: desafios contemporâneos da Faculdade Santa Maria, frente ao uso de tecnologias em favor da educação durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo do tipo relato de experiência, realizado em uma faculdade privada situada na região do alto sertão paraibano. O trabalho surgiu com o intuito de demonstrar a experiência da utilização de tecnologias na continuidade do processo avaliativo do semestre letivo de 2020.1 e 2020.2, que teve início desde o dia 17 de março, onde todas as atividades presenciais da instituição foram suspensas, se estendendo até os dias atuais, bem como a percepção da realização de avaliações de aprendizagem via tecnologia remota. Durante a implantação da educação remota na instituição, o grupo desenvolveu várias atividades para dar suporte a professores e alunos que não possuíam domínio de várias ferramentas tecnológicas. A utilização das aulas remotas proporcionou benefícios e desafios entre a população acadêmica, visto que essa ferramenta foi a única forma para dar continuidade ao período letivo, no entanto dificuldades como não ter acesso a internet, dificuldade para se concentrar durante as aulas, entre outros aspectos. |
id |
UFES-11_ddf3e94cd2f927cf4b1b80cab0658e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/32539 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORTEDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORTInfecções por CoronavirusPandemiasTecnologia EducacionalEducação a DistânciaEducation, DistanceCoronavirus InfectionsPandemicsEducational TechnologyO surto do vírus SARS-CoV-2 causador da pandemia do COVID-19 colocou todos os países do mundo em situação de emergência e alerta, implementando medidas de controle, como, isolamento social e fechamento de unidades, sendo o âmbito escolar um espaço de risco potencial de transmissão. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência dos membros do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: desafios contemporâneos da Faculdade Santa Maria, frente ao uso de tecnologias em favor da educação durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo do tipo relato de experiência, realizado em uma faculdade privada situada na região do alto sertão paraibano. O trabalho surgiu com o intuito de demonstrar a experiência da utilização de tecnologias na continuidade do processo avaliativo do semestre letivo de 2020.1 e 2020.2, que teve início desde o dia 17 de março, onde todas as atividades presenciais da instituição foram suspensas, se estendendo até os dias atuais, bem como a percepção da realização de avaliações de aprendizagem via tecnologia remota. Durante a implantação da educação remota na instituição, o grupo desenvolveu várias atividades para dar suporte a professores e alunos que não possuíam domínio de várias ferramentas tecnológicas. A utilização das aulas remotas proporcionou benefícios e desafios entre a população acadêmica, visto que essa ferramenta foi a única forma para dar continuidade ao período letivo, no entanto dificuldades como não ter acesso a internet, dificuldade para se concentrar durante as aulas, entre outros aspectos.The outbreak of the SARS-CoV-2 virus that caused the COVID-19 pandemic put all countries in the world in an emergency and alert situation, implementing control measures, such as social isolation and unit closures, with the school environment being a space for potential transmission risk. Thus, the objective of this work is to report the experience of the members of the Group of Technological Innovations in Higher Education: contemporary challenges of Faculdade Santa Maria, regarding the use of technologies in favor of education during the COVID-19 pandemic. It is a descriptive study, narrative of the type of experience report, carried out in a private college located in the region of the upper sertão of Paraíba. The work arose in order to demonstrate the experience of using technologies in the continuity of the evaluation process of the 2020.1 and 2020.2 academic semester, which began since March 17, where all the institution's on-site activities were suspended, extending until nowadays, as well as the perception of carrying out learning assessments via remote technology. During the implementation of remote education in the institution, the group developed several activities to support teachers and students who did not have mastery of various technological tools. The use of remote classes provided benefits and challenges among the academic population, since this tool was the only way to continue the school term, however difficulties such as not having access to the internet, difficulty concentrating during classes, among other aspects.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-1722447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539/21607Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Ankilma do Nascimento Andrade Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do Alencar Neta, Raimunda Leite de Alencar, Matheus Tavares Tavares, Mariana Machado Leite Assis, Elisangela Vilar de 2023-01-08T16:36:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/32539Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:30.136761Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
title |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade Infecções por Coronavirus Pandemias Tecnologia Educacional Educação a Distância Education, Distance Coronavirus Infections Pandemics Educational Technology |
title_short |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
title_full |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
title_sort |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT |
author |
Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade |
author_facet |
Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do Alencar Neta, Raimunda Leite de Alencar, Matheus Tavares Tavares, Mariana Machado Leite Assis, Elisangela Vilar de |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do Alencar Neta, Raimunda Leite de Alencar, Matheus Tavares Tavares, Mariana Machado Leite Assis, Elisangela Vilar de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Ankilma do Nascimento Andrade Nascimento, Ingridy Michely Gadelha do Alencar Neta, Raimunda Leite de Alencar, Matheus Tavares Tavares, Mariana Machado Leite Assis, Elisangela Vilar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infecções por Coronavirus Pandemias Tecnologia Educacional Educação a Distância Education, Distance Coronavirus Infections Pandemics Educational Technology |
topic |
Infecções por Coronavirus Pandemias Tecnologia Educacional Educação a Distância Education, Distance Coronavirus Infections Pandemics Educational Technology |
description |
O surto do vírus SARS-CoV-2 causador da pandemia do COVID-19 colocou todos os países do mundo em situação de emergência e alerta, implementando medidas de controle, como, isolamento social e fechamento de unidades, sendo o âmbito escolar um espaço de risco potencial de transmissão. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência dos membros do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: desafios contemporâneos da Faculdade Santa Maria, frente ao uso de tecnologias em favor da educação durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, narrativo do tipo relato de experiência, realizado em uma faculdade privada situada na região do alto sertão paraibano. O trabalho surgiu com o intuito de demonstrar a experiência da utilização de tecnologias na continuidade do processo avaliativo do semestre letivo de 2020.1 e 2020.2, que teve início desde o dia 17 de março, onde todas as atividades presenciais da instituição foram suspensas, se estendendo até os dias atuais, bem como a percepção da realização de avaliações de aprendizagem via tecnologia remota. Durante a implantação da educação remota na instituição, o grupo desenvolveu várias atividades para dar suporte a professores e alunos que não possuíam domínio de várias ferramentas tecnológicas. A utilização das aulas remotas proporcionou benefícios e desafios entre a população acadêmica, visto que essa ferramenta foi a única forma para dar continuidade ao período letivo, no entanto dificuldades como não ter acesso a internet, dificuldade para se concentrar durante as aulas, entre outros aspectos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539/21607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 6 (2020): Edição Especial “Tecnologia e Inovação na Saúde” (Outubro); 166-172 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047320741675008 |