Os cursos de odontologia brasileiros no início da pandemia covid-19.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232145 |
Resumo: | No âmbito do ensino superior, o processo de distanciamento social decorrente da coronavirus disease (COVID-19) determinou, em diferentes momentos, a interrupção das atividades presenciais nas instituições brasileiras. O objetivo do presente estudo foi mapear a situação do ensino odontológico brasileiro frente à excepcionalidade da COVID-19. Trata-se de estudo com delineamento observacional transversal analítico, por meio de questionário validado, enviado aos coordenadores de todos os cursos de Odontologia em funcionamento em março de 2020. A amostra foi calculada em 156 instituições e foram obtidas 169 respostas. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatísticas descritivas e pelos testes de associação Qui-quadrado e nãoparamétrico Mann-Whitney, com nível de significância máximo de 5% (p0,05). A situação do ensino odontológico brasileiro frente à excepcionalidade da pandemia COVID-19 foi de interrupção das atividades presenciais. O segmento privado, que já ministrava aulas remotas, o está fazendo em todos as disciplinas durante o distanciamento social, enquanto o segmento público não adotou essa prática e não utilizava estes recursos antes da pandemia. Da mesma forma, coordenadores de instituições públicas relataram menor grau de preparo para o retorno às atividades presenciais. Os estudantes estão recebendo apoio das instituições e os coordenadores identificaram impactos em diferentes dimensões do ensino odontológico, marcadamente na implantação de novos protocolos de biossegurança, adequação na estrutura física e processo de ensino-aprendizagem. Contudo, também identificam oportunidades de crescimento e de transformação para a Odontologia enquanto ciência e profissão. |
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Patussi, Maria Eduarda SantosFontanella, Vania Regina Camargo2021-11-25T04:36:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/232145001133767No âmbito do ensino superior, o processo de distanciamento social decorrente da coronavirus disease (COVID-19) determinou, em diferentes momentos, a interrupção das atividades presenciais nas instituições brasileiras. O objetivo do presente estudo foi mapear a situação do ensino odontológico brasileiro frente à excepcionalidade da COVID-19. Trata-se de estudo com delineamento observacional transversal analítico, por meio de questionário validado, enviado aos coordenadores de todos os cursos de Odontologia em funcionamento em março de 2020. A amostra foi calculada em 156 instituições e foram obtidas 169 respostas. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatísticas descritivas e pelos testes de associação Qui-quadrado e nãoparamétrico Mann-Whitney, com nível de significância máximo de 5% (p0,05). A situação do ensino odontológico brasileiro frente à excepcionalidade da pandemia COVID-19 foi de interrupção das atividades presenciais. O segmento privado, que já ministrava aulas remotas, o está fazendo em todos as disciplinas durante o distanciamento social, enquanto o segmento público não adotou essa prática e não utilizava estes recursos antes da pandemia. Da mesma forma, coordenadores de instituições públicas relataram menor grau de preparo para o retorno às atividades presenciais. Os estudantes estão recebendo apoio das instituições e os coordenadores identificaram impactos em diferentes dimensões do ensino odontológico, marcadamente na implantação de novos protocolos de biossegurança, adequação na estrutura física e processo de ensino-aprendizagem. Contudo, também identificam oportunidades de crescimento e de transformação para a Odontologia enquanto ciência e profissão.In the context of higher education, the process of social distance resulting from coronavirus disease (COVID-19) determined, at different times, the interruption of face-to-face activities in Brazilian institutions. The present study aimed to map Brazilian dental education's situation given the exceptionality of COVID-19. This is a study with an analytical cross-sectional design, using a validated questionnaire, sent to the coordinators of all Dentistry courses in operation in March 2020. The sample was calculated at 156, and 169 responses were obtained. Quantitative data were analyzed using descriptive statistics and by the Chi-square associations and non-parametric Mann-Whitney tests, with a maximum significance level of 5% (p (0.05). The situation of Brazilian dental education in the face of the exceptionality of the COVID-19 pandemic was that interrupting face-to-face activities. The private segment, which already taught remote classes, is doing so in all disciplines during social distance, while the public courses did not adopt this practice and did not use these resources before the pandemic. Likewise, coordinators of public institutions reported a lower degree of preparation for returning to face-to-face activities. Students are receiving support from the institutions and the coordinators identified impacts in different dimensions of dental education, notably in the implementation of new biosafety protocols, adequacy in the physical structure and the teachinglearning process. However, they also identify opportunities for growth and transformation for Dentistry as a science and profession.application/pdfporEducação a distânciaInfecções por coronavirusPandemiasEducation, DentalCoronavirus InfectionsPandemicsEducation, DistanceOs cursos de odontologia brasileiros no início da pandemia covid-19.Brazilian dentistry courses at the start of the covid-19 pandemic info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2021Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133767.pdf.txt001133767.pdf.txtExtracted Texttext/plain40238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232145/2/001133767.pdf.txtf30af276e3e5de0ecf26007d5d52b6a5MD52ORIGINAL001133767.pdfTexto completoapplication/pdf2515111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232145/1/001133767.pdfb4ef4b177abb48f0d16cee1efab84f06MD5110183/2321452021-12-06 05:35:51.313385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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