Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini Demuner, Matheus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zatta, Fernando Nascimento, Freitas, Rodrigo Randow de, Gonçalves, Wellington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290
Resumo: A estratégia organizacional pode ser vista como uma questão complexa, pois é um fenômeno composto por múltiplas variáveis, com componentes que têm prioridades diferentes e diferentes formas de gestão. E, por esse motivo, as organizações precisam de soluções que permitam analisar sua postura em relação ao mercado, considerando cenários compostos por diversas variáveis. Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para analisar o desempenho organizacional em pequenas empresas, utilizando a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e o Analytic Hierarchy Process (AHP) para formular um mapa estratégico. A base teórica discutida sobre estratégias competitivas, o BSC e o AHP. A metodologia utilizada utilizou uma pesquisa seguida de um estudo de caso. Os resultados sugerem que as unidades de análise (pequenas empresas do segmento moveleiro) estão alinhadas com suas estratégias e indicadores; o mapa estratégico recomenda que, para se diferenciar, essas unidades invistam em servitização e benchmarking.
id UFES-11_f0354107095f007e2a4df1cb19b51970
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/29290
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integrationAbordagem multidimensional para elaborar mapa estratégico em pequenas empresas através da integração BSC-AHPEnfoque multidimensional para desarrollar mapa estratégico en pequeñas empresas a través de la integración BSC-AHPStrategic managementDecision makingBalanced Scorecard (BSC)Analytic Hierarchy Process (AHP)Analytic Hierarchy Process (AHP)Balanced Scorecard (BSC)Planejamento EstratégicoTomada de DecisãoAnalytic Hierarchy Process (AHP)Balanced Scorecard (BSC)Planificación estratégicaToma de decisionesA estratégia organizacional pode ser vista como uma questão complexa, pois é um fenômeno composto por múltiplas variáveis, com componentes que têm prioridades diferentes e diferentes formas de gestão. E, por esse motivo, as organizações precisam de soluções que permitam analisar sua postura em relação ao mercado, considerando cenários compostos por diversas variáveis. Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para analisar o desempenho organizacional em pequenas empresas, utilizando a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e o Analytic Hierarchy Process (AHP) para formular um mapa estratégico. A base teórica discutida sobre estratégias competitivas, o BSC e o AHP. A metodologia utilizada utilizou uma pesquisa seguida de um estudo de caso. Os resultados sugerem que as unidades de análise (pequenas empresas do segmento moveleiro) estão alinhadas com suas estratégias e indicadores; o mapa estratégico recomenda que, para se diferenciar, essas unidades invistam em servitização e benchmarking.La estrategia organizacional puede ser vista como un tema complejo, ya que es un fenómeno compuesto por múltiples variables, con componentes que tienen diferentes prioridades y diferentes formas de gestión. Y, por eso, las organizaciones necesitan soluciones que les permitan analizar su posición en relación al mercado, considerando escenarios compuestos por varias variables. Este trabajo tuvo como objetivo proponer un enfoque para analizar el desempeño organizacional en pequeñas empresas, utilizando la integración entre el Cuadro de Mando Integral (BSC) y el Proceso Jerárquico Analítico (AHP) para formular un mapa estratégico. Se discutió la base teórica sobre las estrategias competitivas, el BSC y el AHP. La metodología utilizada fue una encuesta seguida de un estudio de caso. Los resultados sugieren que las unidades de análisis (pequeñas empresas del segmento de muebles) están alineadas con sus estrategias e indicadores; el mapa estratégico recomienda que, para diferenciarse, estas unidades inviertan en servitización y benchmarking.The organizational strategy can be seen as a complex issue because it is a phenomenon composed of multiple variables, with components that have different priorities and different forms of management. And, for this reason, organizations need solutions that allow them to analyze their posture vis-à-vis the market, considering scenarios composed of several variables. This work aimed to propose an approach to analyze organizational performance in small companies, using the integration between the Balanced Scorecard (BSC) and the Analytic Hierarchy Process (AHP) to formulate a strategic map. The theoretical basis discussed on competitive strategies, the BSC and the AHP. The methodology used used a survey followed by a case study. The results suggest that the units of analysis (small companies in the furniture segment) are aligned with their strategies and indicators, the strategic map recommends that, in order to differentiate themselves, these units should invest in servitization and benchmarking.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-742447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290/109Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonini Demuner, Matheus Zatta, Fernando NascimentoFreitas, Rodrigo Randow deGonçalves, Wellington2023-01-08T16:35:47Zoai:periodicos.ufes.br:article/29290Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:25.622807Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
Abordagem multidimensional para elaborar mapa estratégico em pequenas empresas através da integração BSC-AHP
Enfoque multidimensional para desarrollar mapa estratégico en pequeñas empresas a través de la integración BSC-AHP
title Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
spellingShingle Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
Tonini Demuner, Matheus
Strategic management
Decision making
Balanced Scorecard (BSC)
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento Estratégico
Tomada de Decisão
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Balanced Scorecard (BSC)
Planificación estratégica
Toma de decisiones
title_short Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
title_full Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
title_fullStr Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
title_full_unstemmed Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
title_sort Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
author Tonini Demuner, Matheus
author_facet Tonini Demuner, Matheus
Zatta, Fernando Nascimento
Freitas, Rodrigo Randow de
Gonçalves, Wellington
author_role author
author2 Zatta, Fernando Nascimento
Freitas, Rodrigo Randow de
Gonçalves, Wellington
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini Demuner, Matheus
Zatta, Fernando Nascimento
Freitas, Rodrigo Randow de
Gonçalves, Wellington
dc.subject.por.fl_str_mv Strategic management
Decision making
Balanced Scorecard (BSC)
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento Estratégico
Tomada de Decisão
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Balanced Scorecard (BSC)
Planificación estratégica
Toma de decisiones
topic Strategic management
Decision making
Balanced Scorecard (BSC)
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento Estratégico
Tomada de Decisão
Analytic Hierarchy Process (AHP)
Balanced Scorecard (BSC)
Planificación estratégica
Toma de decisiones
description A estratégia organizacional pode ser vista como uma questão complexa, pois é um fenômeno composto por múltiplas variáveis, com componentes que têm prioridades diferentes e diferentes formas de gestão. E, por esse motivo, as organizações precisam de soluções que permitam analisar sua postura em relação ao mercado, considerando cenários compostos por diversas variáveis. Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para analisar o desempenho organizacional em pequenas empresas, utilizando a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e o Analytic Hierarchy Process (AHP) para formular um mapa estratégico. A base teórica discutida sobre estratégias competitivas, o BSC e o AHP. A metodologia utilizada utilizou uma pesquisa seguida de um estudo de caso. Os resultados sugerem que as unidades de análise (pequenas empresas do segmento moveleiro) estão alinhadas com suas estratégias e indicadores; o mapa estratégico recomenda que, para se diferenciar, essas unidades invistam em servitização e benchmarking.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290/109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74
2447-5580
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047320200609792