Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290 |
Resumo: | A estratégia organizacional pode ser vista como uma questão complexa, pois é um fenômeno composto por múltiplas variáveis, com componentes que têm prioridades diferentes e diferentes formas de gestão. E, por esse motivo, as organizações precisam de soluções que permitam analisar sua postura em relação ao mercado, considerando cenários compostos por diversas variáveis. Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para analisar o desempenho organizacional em pequenas empresas, utilizando a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e o Analytic Hierarchy Process (AHP) para formular um mapa estratégico. A base teórica discutida sobre estratégias competitivas, o BSC e o AHP. A metodologia utilizada utilizou uma pesquisa seguida de um estudo de caso. Os resultados sugerem que as unidades de análise (pequenas empresas do segmento moveleiro) estão alinhadas com suas estratégias e indicadores; o mapa estratégico recomenda que, para se diferenciar, essas unidades invistam em servitização e benchmarking. |
id |
UFES-11_f0354107095f007e2a4df1cb19b51970 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/29290 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integrationAbordagem multidimensional para elaborar mapa estratégico em pequenas empresas através da integração BSC-AHPEnfoque multidimensional para desarrollar mapa estratégico en pequeñas empresas a través de la integración BSC-AHPStrategic managementDecision makingBalanced Scorecard (BSC)Analytic Hierarchy Process (AHP)Analytic Hierarchy Process (AHP)Balanced Scorecard (BSC)Planejamento EstratégicoTomada de DecisãoAnalytic Hierarchy Process (AHP)Balanced Scorecard (BSC)Planificación estratégicaToma de decisionesA estratégia organizacional pode ser vista como uma questão complexa, pois é um fenômeno composto por múltiplas variáveis, com componentes que têm prioridades diferentes e diferentes formas de gestão. E, por esse motivo, as organizações precisam de soluções que permitam analisar sua postura em relação ao mercado, considerando cenários compostos por diversas variáveis. Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para analisar o desempenho organizacional em pequenas empresas, utilizando a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e o Analytic Hierarchy Process (AHP) para formular um mapa estratégico. A base teórica discutida sobre estratégias competitivas, o BSC e o AHP. A metodologia utilizada utilizou uma pesquisa seguida de um estudo de caso. Os resultados sugerem que as unidades de análise (pequenas empresas do segmento moveleiro) estão alinhadas com suas estratégias e indicadores; o mapa estratégico recomenda que, para se diferenciar, essas unidades invistam em servitização e benchmarking.La estrategia organizacional puede ser vista como un tema complejo, ya que es un fenómeno compuesto por múltiples variables, con componentes que tienen diferentes prioridades y diferentes formas de gestión. Y, por eso, las organizaciones necesitan soluciones que les permitan analizar su posición en relación al mercado, considerando escenarios compuestos por varias variables. Este trabajo tuvo como objetivo proponer un enfoque para analizar el desempeño organizacional en pequeñas empresas, utilizando la integración entre el Cuadro de Mando Integral (BSC) y el Proceso Jerárquico Analítico (AHP) para formular un mapa estratégico. Se discutió la base teórica sobre las estrategias competitivas, el BSC y el AHP. La metodología utilizada fue una encuesta seguida de un estudio de caso. Los resultados sugieren que las unidades de análisis (pequeñas empresas del segmento de muebles) están alineadas con sus estrategias e indicadores; el mapa estratégico recomienda que, para diferenciarse, estas unidades inviertan en servitización y benchmarking.The organizational strategy can be seen as a complex issue because it is a phenomenon composed of multiple variables, with components that have different priorities and different forms of management. And, for this reason, organizations need solutions that allow them to analyze their posture vis-à-vis the market, considering scenarios composed of several variables. This work aimed to propose an approach to analyze organizational performance in small companies, using the integration between the Balanced Scorecard (BSC) and the Analytic Hierarchy Process (AHP) to formulate a strategic map. The theoretical basis discussed on competitive strategies, the BSC and the AHP. The methodology used used a survey followed by a case study. The results suggest that the units of analysis (small companies in the furniture segment) are aligned with their strategies and indicators, the strategic map recommends that, in order to differentiate themselves, these units should invest in servitization and benchmarking.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-742447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290/109Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonini Demuner, Matheus Zatta, Fernando NascimentoFreitas, Rodrigo Randow deGonçalves, Wellington2023-01-08T16:35:47Zoai:periodicos.ufes.br:article/29290Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:25.622807Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration Abordagem multidimensional para elaborar mapa estratégico em pequenas empresas através da integração BSC-AHP Enfoque multidimensional para desarrollar mapa estratégico en pequeñas empresas a través de la integración BSC-AHP |
title |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration |
spellingShingle |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration Tonini Demuner, Matheus Strategic management Decision making Balanced Scorecard (BSC) Analytic Hierarchy Process (AHP) Analytic Hierarchy Process (AHP) Balanced Scorecard (BSC) Planejamento Estratégico Tomada de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP) Balanced Scorecard (BSC) Planificación estratégica Toma de decisiones |
title_short |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration |
title_full |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration |
title_fullStr |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration |
title_full_unstemmed |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration |
title_sort |
Multidimensional approach to develop strategy map in small companies through BSC-AHP integration |
author |
Tonini Demuner, Matheus |
author_facet |
Tonini Demuner, Matheus Zatta, Fernando Nascimento Freitas, Rodrigo Randow de Gonçalves, Wellington |
author_role |
author |
author2 |
Zatta, Fernando Nascimento Freitas, Rodrigo Randow de Gonçalves, Wellington |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonini Demuner, Matheus Zatta, Fernando Nascimento Freitas, Rodrigo Randow de Gonçalves, Wellington |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Strategic management Decision making Balanced Scorecard (BSC) Analytic Hierarchy Process (AHP) Analytic Hierarchy Process (AHP) Balanced Scorecard (BSC) Planejamento Estratégico Tomada de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP) Balanced Scorecard (BSC) Planificación estratégica Toma de decisiones |
topic |
Strategic management Decision making Balanced Scorecard (BSC) Analytic Hierarchy Process (AHP) Analytic Hierarchy Process (AHP) Balanced Scorecard (BSC) Planejamento Estratégico Tomada de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP) Balanced Scorecard (BSC) Planificación estratégica Toma de decisiones |
description |
A estratégia organizacional pode ser vista como uma questão complexa, pois é um fenômeno composto por múltiplas variáveis, com componentes que têm prioridades diferentes e diferentes formas de gestão. E, por esse motivo, as organizações precisam de soluções que permitam analisar sua postura em relação ao mercado, considerando cenários compostos por diversas variáveis. Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para analisar o desempenho organizacional em pequenas empresas, utilizando a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e o Analytic Hierarchy Process (AHP) para formular um mapa estratégico. A base teórica discutida sobre estratégias competitivas, o BSC e o AHP. A metodologia utilizada utilizou uma pesquisa seguida de um estudo de caso. Os resultados sugerem que as unidades de análise (pequenas empresas do segmento moveleiro) estão alinhadas com suas estratégias e indicadores; o mapa estratégico recomenda que, para se diferenciar, essas unidades invistam em servitização e benchmarking. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29290/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 3 (2020): Número Regular (Abril - Junho); 57-74 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047320200609792 |