PROCEDIMENTO PARA DEFINIÇÃO DE POSTOS DE SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAGENS COM REAPROVEITAMENTO DE JORNADAS: O CASO VLI LOGÍSTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v4n3_2 |
Resumo: | Os pontos onde ocorrerá a substituição das equipes responsáveis pela condução dos trens (equipagens), devem ser definidos de forma a minimizar os gastos oriundos de horas extras. Em função das características do modo ferroviário é necessário que ao longo da ferrovia sejam distribuídos postos de equipagens de maneira a possibilitar a coincidência entre a passagem das composições e o término da jornada de trabalho das equipes, viabilizando a substituição por outra que esta iniciando sua jornada. Um desequilíbrio na distribuição desses postos pode gerar encargos sobressaltados com horas extras, obrigando que as companhias construam novas instalações ou tenham que realizar as trocas em locais não previstos, gerando então, gastos ainda maiores. Em função dessa característica, esse estudo apresenta um método de definição de postos de troca de equipagens que, a partir da aplicação de um fluxograma de processos, objetiva estabelecer pontos estratégicos para a instalação de sedes de troca de equipagens buscando diminuir ao máximo a geração mensal de horas extras e ociosas, bem como possibilitar o reaproveitamento de jornadas em trens contrários, reduzindo dessa forma, custos decorrentes de deslocamentos rodoviários para o retorno das equipes aos postos de origem. Como desenvolvimento prático, o método foi aplicado ao trecho capixaba da ferrovia administrada pela empresa VLI Logística, possibilitando um novo modelo de troca de equipes com a redução de horas extras mensais. |
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