Procedimento para definição de políticas de manutenção de via permanente ferroviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seraco, Isaias Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13757
Resumo: O procedimento desenvolvido e apresentado neste trabalho destina-se ao planejamento de manutenções na via permanente ferroviária, cujo principal objetivo é estabelecer a frequência com que os serviços devem ser realizados para que, a longo prazo, os correspondentes custos sejam os menores possíveis. O fundamento básico sobre o qual se assenta o seu desenvolvimento é o estudo do comportamento que os custos de manutenção geométrica e de renovações adquirem em diversas conformações administrativas, explorando, para tanto, a relação de interferência que a condição geométrica da via possui sobre o ritmo com que os seus componentes se degradam. O método proposto analisa como diversas distribuições de processos de manutenção, ao longo da vida útil de um trecho ferroviário, impactam no custo final do ciclo de vida da via permanente, possibilitando dessa forma definir o arranjo dos serviços que representa a política de manutenção de menor custo. Esse procedimento configura-se como uma ferramenta de apoio ao planejamento de longo prazo, visando oferecer aos gestores os subsídios necessários para a correta programação das manutenções segundo as prerrogativas de desempenho e segurança preconizadas. Sua utilização é aplicável a qualquer ferrovia e conformação de via permanente.
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O método proposto analisa como diversas distribuições de processos de manutenção, ao longo da vida útil de um trecho ferroviário, impactam no custo final do ciclo de vida da via permanente, possibilitando dessa forma definir o arranjo dos serviços que representa a política de manutenção de menor custo. Esse procedimento configura-se como uma ferramenta de apoio ao planejamento de longo prazo, visando oferecer aos gestores os subsídios necessários para a correta programação das manutenções segundo as prerrogativas de desempenho e segurança preconizadas. Sua utilização é aplicável a qualquer ferrovia e conformação de via permanente.This work proposes a procedure for the definition of railroad track maintenance policies or programs, having as main objective to establish the frequency with which services must be performed so that the corresponding costs are the lowest possible in the long term. The development of this work is based on the study of the behavior that costs of both geometric maintenance and track renewal acquire in various configurations of maintenance programs, by exploring the interference relation that the track geometric condition has on the rate at which its components degrade. The proposed method analyzes how several distributions of maintenance processes, along the useful life of a railway segment, impact on the track lifecycle cost, making it suitable to define the service arrangement that represents lowest-cost maintenance policy. This procedure is a tool to support the long-term planning, aiming to provide managers with the necessary subsidies for the correct programming of maintenances according to the prerogatives of performance and safety. Its use is applicable to any railway and permanent way configuration.Submitted by Marlon Silva (marlonviniciuspacheco@gmail.com) on 2021-02-19T14:57:53Z No. of bitstreams: 1 IsaiasPereiraSeraco.pdf: 2595114 bytes, checksum: 46a4bc69fd9e2364fe8dde64b1512a78 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-19T14:57:53Z (GMT). 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