A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografares (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378 |
Resumo: | As transformações do espaço urbano vêm introduzindo novos padrões que revelam elementos da dinâmica capitalista. Nesse aspecto, o apartamento residencial é apresentado como um produto dotado de novos conceitos em sintonia com as mudanças do capitalismo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise sobre as propagandas imobiliárias na cidade de Vitória, entre as décadas de 1950 a 1970, no qual identificamos as estratégias do setor da construção imobiliária em relação a cozinha como item diferencial do imóvel e inserido no sistema de produção da sociedade de consumo. Palavras-chave: Cozinha; Espaço urbano; Propaganda. |
id |
UFES-12_81f72d559f7f2a48944a565224a3ae40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/14378 |
network_acronym_str |
UFES-12 |
network_name_str |
Geografares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970The representation of the kitchen as element of the real estate product in the city of Vitoria between the decades of 1950 to 1970La representación de la cocina como elemento de producto inmobiliario en la ciudad de Vitoria entre las décadas 1950-1970La représentation de la cuisine comme élément du produit immobilier dans la ville de Vitória entre les années 1950 et 1970As transformações do espaço urbano vêm introduzindo novos padrões que revelam elementos da dinâmica capitalista. Nesse aspecto, o apartamento residencial é apresentado como um produto dotado de novos conceitos em sintonia com as mudanças do capitalismo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise sobre as propagandas imobiliárias na cidade de Vitória, entre as décadas de 1950 a 1970, no qual identificamos as estratégias do setor da construção imobiliária em relação a cozinha como item diferencial do imóvel e inserido no sistema de produção da sociedade de consumo. Palavras-chave: Cozinha; Espaço urbano; Propaganda.This study aims to develop an analysis of the kitchen of the residential apartments in the city of Vitoria, between the 1950s and 1970s, as a space connected to the transformations promoted by capitalism. It was carried out a qualitative survey of advertisements published in a newspaper, as well as the use of authors who approach the relationship between the production of the urban space and the food. From this analysis, it was possible to verify that the transformation in the kitchen is indicative of the way of life established by the Brazilian urbanization during this period. Keywords: Kitchen; Urban space; Advertising.Este estudio tiene como objetivo desarrollar un análisis de la cocina de los aparta-mentos residenciales en la ciudad de Vitória, entre las décadas de 1950 a 1970, como un espacio conectado a las transformaciones promovidas por el capitalismo. Se realizó un levantamiento cualitativo de propagandas vehiculadas en periódico, así como la utilización de autores que abordan la relación entre la producción del espacio urbano y la alimentaci-ón. A partir de este análisis, fue posible constatar que la transformación en la cocina es un indicativo del modo de vida instaurado por la urbanización brasileña durante ese período. Palabras clave: Cocina; Espacio urbano; Propaganda.Les transformations de l’espace urbain ont introduit de nouveaux modèles qui révèlent des éléments de la dynamique capitaliste. Sous cet aspect, l’appartement résidentiel se présente comme un produit doté de nouveaux concepts en phase avec les mutations du capitalisme. Cette étude vise à développer une analyse des annonces immobilières dans la ville de Vitória, entre les années 1950 et 1970, dans laquelle nous identifions les stratégies du secteur de la construction immobilière par rapport à la cuisine comme élément différenciateur de la propriété et insérée dans le système de production de la société de consommation. Mots-clés : Cuisine ; Espace urbain ; Publicité.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1437810.7147/GEO23.14378Geografares; n. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108Geografares; No. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108Geografares; Núm. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-1082175-37091518-200210.47456/geo.v0i23reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378/11689Copyright (c) 2017 Geografareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchunig F, Erick AlessandroScarin, Paulo Cesar2024-07-23T14:18:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/14378Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2024-07-23T14:18:48Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 The representation of the kitchen as element of the real estate product in the city of Vitoria between the decades of 1950 to 1970 La representación de la cocina como elemento de producto inmobiliario en la ciudad de Vitoria entre las décadas 1950-1970 La représentation de la cuisine comme élément du produit immobilier dans la ville de Vitória entre les années 1950 et 1970 |
title |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 |
spellingShingle |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 Schunig F, Erick Alessandro |
title_short |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 |
title_full |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 |
title_fullStr |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 |
title_full_unstemmed |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 |
title_sort |
A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970 |
author |
Schunig F, Erick Alessandro |
author_facet |
Schunig F, Erick Alessandro Scarin, Paulo Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Scarin, Paulo Cesar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schunig F, Erick Alessandro Scarin, Paulo Cesar |
description |
As transformações do espaço urbano vêm introduzindo novos padrões que revelam elementos da dinâmica capitalista. Nesse aspecto, o apartamento residencial é apresentado como um produto dotado de novos conceitos em sintonia com as mudanças do capitalismo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise sobre as propagandas imobiliárias na cidade de Vitória, entre as décadas de 1950 a 1970, no qual identificamos as estratégias do setor da construção imobiliária em relação a cozinha como item diferencial do imóvel e inserido no sistema de produção da sociedade de consumo. Palavras-chave: Cozinha; Espaço urbano; Propaganda. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378 10.7147/GEO23.14378 |
url |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378 |
identifier_str_mv |
10.7147/GEO23.14378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378/11689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Geografares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Geografares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geografares; n. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108 Geografares; No. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108 Geografares; Núm. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108 2175-3709 1518-2002 10.47456/geo.v0i23 reponame:Geografares (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Geografares (Online) |
collection |
Geografares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografares@ufes.br |
_version_ |
1806111754170662912 |