A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schunig F, Erick Alessandro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Scarin, Paulo Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378
Resumo: As transformações do espaço urbano vêm introduzindo novos padrões que revelam elementos da dinâmica capitalista. Nesse aspecto, o apartamento residencial é apresentado como um produto dotado de novos conceitos em sintonia com as mudanças do capitalismo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise sobre as propagandas imobiliárias na cidade de Vitória, entre as décadas de 1950 a 1970, no qual identificamos as estratégias do setor da construção imobiliária em relação a cozinha como item diferencial do imóvel e inserido no sistema de produção da sociedade de consumo. Palavras-chave: Cozinha; Espaço urbano; Propaganda.
id UFES-12_81f72d559f7f2a48944a565224a3ae40
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/14378
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970The representation of the kitchen as element of the real estate product in the city of Vitoria between the decades of 1950 to 1970La representación de la cocina como elemento de producto inmobiliario en la ciudad de Vitoria entre las décadas 1950-1970La représentation de la cuisine comme élément du produit immobilier dans la ville de Vitória entre les années 1950 et 1970As transformações do espaço urbano vêm introduzindo novos padrões que revelam elementos da dinâmica capitalista. Nesse aspecto, o apartamento residencial é apresentado como um produto dotado de novos conceitos em sintonia com as mudanças do capitalismo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise sobre as propagandas imobiliárias na cidade de Vitória, entre as décadas de 1950 a 1970, no qual identificamos as estratégias do setor da construção imobiliária em relação a cozinha como item diferencial do imóvel e inserido no sistema de produção da sociedade de consumo. Palavras-chave: Cozinha; Espaço urbano; Propaganda.This study aims to develop an analysis of the kitchen of the residential apartments in the city of Vitoria, between the 1950s and 1970s, as a space connected to the transformations promoted by capitalism. It was carried out a qualitative survey of advertisements published in a newspaper, as well as the use of authors who approach the relationship between the production of the urban space and the food. From this analysis, it was possible to verify that the transformation in the kitchen is indicative of the way of life established by the Brazilian urbanization during this period. Keywords: Kitchen; Urban space; Advertising.Este estudio tiene como objetivo desarrollar un análisis de la cocina de los aparta-mentos residenciales en la ciudad de Vitória, entre las décadas de 1950 a 1970, como un espacio conectado a las transformaciones promovidas por el capitalismo. Se realizó un levantamiento cualitativo de propagandas vehiculadas en periódico, así como la utilización de autores que abordan la relación entre la producción del espacio urbano y la alimentaci-ón. A partir de este análisis, fue posible constatar que la transformación en la cocina es un indicativo del modo de vida instaurado por la urbanización brasileña durante ese período. Palabras clave: Cocina; Espacio urbano; Propaganda.Les transformations de l’espace urbain ont introduit de nouveaux modèles qui révèlent des éléments de la dynamique capitaliste. Sous cet aspect, l’appartement résidentiel se présente comme un produit doté de nouveaux concepts en phase avec les mutations du capitalisme. Cette étude vise à développer une analyse des annonces immobilières dans la ville de Vitória, entre les années 1950 et 1970, dans laquelle nous identifions les stratégies du secteur de la construction immobilière par rapport à la cuisine comme élément différenciateur de la propriété et insérée dans le système de production de la société de consommation. Mots-clés : Cuisine ; Espace urbain ; Publicité.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1437810.7147/GEO23.14378Geografares; n. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108Geografares; No. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108Geografares; Núm. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-1082175-37091518-200210.47456/geo.v0i23reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378/11689Copyright (c) 2017 Geografareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchunig F, Erick AlessandroScarin, Paulo Cesar2024-07-23T14:18:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/14378Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2024-07-23T14:18:48Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
The representation of the kitchen as element of the real estate product in the city of Vitoria between the decades of 1950 to 1970
La representación de la cocina como elemento de producto inmobiliario en la ciudad de Vitoria entre las décadas 1950-1970
La représentation de la cuisine comme élément du produit immobilier dans la ville de Vitória entre les années 1950 et 1970
title A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
spellingShingle A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
Schunig F, Erick Alessandro
title_short A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
title_full A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
title_fullStr A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
title_full_unstemmed A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
title_sort A representação da cozinha como elemento do produto imobiliário na cidade de Vitória entre as décadas de 1950 a 1970
author Schunig F, Erick Alessandro
author_facet Schunig F, Erick Alessandro
Scarin, Paulo Cesar
author_role author
author2 Scarin, Paulo Cesar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schunig F, Erick Alessandro
Scarin, Paulo Cesar
description As transformações do espaço urbano vêm introduzindo novos padrões que revelam elementos da dinâmica capitalista. Nesse aspecto, o apartamento residencial é apresentado como um produto dotado de novos conceitos em sintonia com as mudanças do capitalismo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise sobre as propagandas imobiliárias na cidade de Vitória, entre as décadas de 1950 a 1970, no qual identificamos as estratégias do setor da construção imobiliária em relação a cozinha como item diferencial do imóvel e inserido no sistema de produção da sociedade de consumo. Palavras-chave: Cozinha; Espaço urbano; Propaganda.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378
10.7147/GEO23.14378
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378
identifier_str_mv 10.7147/GEO23.14378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14378/11689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Geografares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Geografares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108
Geografares; No. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108
Geografares; Núm. 23 (2017): Geografares (Janeiro - Junho); 94-108
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i23
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1806111754170662912