(RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Expedito, Cassio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seemann, Jörn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053
Resumo: Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor umareflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendidaatravés de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-senas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografiaspessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local.
id UFES-12_bd5163a5d410bcf32fa076f977af282f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8053
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School CartographyPartindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor umareflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendidaatravés de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-senas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografiaspessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2014-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/805310.7147/GEO17.8053Geografares; n. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65Geografares; No. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65Geografares; Núm. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-652175-37091518-200210.47456/geo.v0i17reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053/5702Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessExpedito, CassioSeemann, Jörn2022-10-13T20:46:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/8053Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:46:34Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
title (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
spellingShingle (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
Expedito, Cassio
title_short (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
title_full (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
title_fullStr (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
title_full_unstemmed (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
title_sort (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
author Expedito, Cassio
author_facet Expedito, Cassio
Seemann, Jörn
author_role author
author2 Seemann, Jörn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Expedito, Cassio
Seemann, Jörn
description Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor umareflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendidaatravés de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-senas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografiaspessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053
10.7147/GEO17.8053
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053
identifier_str_mv 10.7147/GEO17.8053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053/5702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65
Geografares; No. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65
Geografares; Núm. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i17
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1803388760128225280