(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografares (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053 |
Resumo: | Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor uma reflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendida através de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-se nas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo ,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografias pessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local. Palavras-chave: (re)apresentações cartográficas; mapas mentais; Barbalha. |
id |
UFES-12_bd5163a5d410bcf32fa076f977af282f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/8053 |
network_acronym_str |
UFES-12 |
network_name_str |
Geografares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolarCartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography(Re)apresentaciones cartograficas del espacio local: mapas artisticos a la deriva de la Cartografía Escolar(Re)présentations cartographiques de l'espace local : cartes artistiques issues de la Cartographie ScolairePartindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor uma reflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendida através de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-se nas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo ,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografias pessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local. Palavras-chave: (re)apresentações cartográficas; mapas mentais; Barbalha.Teniendo en cuenta la importancia de vincular el contenido de la enseñanza con el paisaje que se observa, que aquí proponemos una reflexión a través del uso de mapas mentales para la percepción de la paisaje vivida por el estudiante. Esta afirmación se defendió a través de un estudio de caso en las escuelas públicas de Barbalha en el sur de Ceará (Brasil). Sobre la base de las reflexiones de Deleuze y Guattari, queremos exponer que el mapa no es una calcomanía ilustrativa en clase, pero es múltiple, singular, rizomático. Por lo tanto, nuestro objetivo es desentrañar esas geografías ocultas en los libros de texto que son geografías personales con sus paisajes impregnadas de sus creencias, ideologías y sentimientos que si tiene de lo local. Palabras clave: (re)apresentaciones cartograficas; mapas mentales; Barbalha.Based on the importance of teaching content related to the landscape that can be seen, we propose a reflection through the use of mental maps for the perception of landscape experienced by students. This claim will be defended through a case study in public schools in Barbalha in southern Ceará (Brazil). Based on the reflections of Deleuze and Guattari, we want to expose that the map is not an illustrative tracing in class, but multiple, singular, rhizomatic. Thus, we aim to unveil these geographies that are not visible in the textbook, personal geographies with their landscapes, impregnated by beliefs, ideologies and feelings that you have of the location. Keywords: cartographic (re)presentations; mental maps; Barbalha.Partant de l'importance de relier le contenu de l'enseignement au paysage observé, nous souhaitons proposer ici une réflexion à travers l'utilisation de cartes mentales pour comprendre le paysage vécu par l'élève. Cette revendication sera défendue à travers une étude de cas réalisée dans les écoles publiques de la municipalité de Barbalha, au sud du Ceará. En nous basant sur les réflexions de Deleuze et Guattari, nous voulons exposer que la carte n'est pas un décalcomanie illustrative en classe, mais qu'elle est multiple, singulière, rhizomatique. Nous visons ainsi à dévoiler ces géographies non visibles dans le manuel, qui sont des géographies personnelles avec leurs paysages imprégnés de croyances, d'idéologies et de sentiments que nous éprouvons à l'égard du lieu. Mots-clés : (re)présentations cartographiques ; cartes mentales ; Barbalha.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2014-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/805310.7147/GEO17.8053Geografares; n. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65Geografares; No. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65Geografares; Núm. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-652175-37091518-200210.47456/geo.v0i17reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053/5702Copyright (c) 2014 Geografareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessExpedito, CassioSeemann, Jörn2024-07-30T14:26:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/8053Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2024-07-30T14:26:13Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography (Re)apresentaciones cartograficas del espacio local: mapas artisticos a la deriva de la Cartografía Escolar (Re)présentations cartographiques de l'espace local : cartes artistiques issues de la Cartographie Scolaire |
title |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar |
spellingShingle |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar Expedito, Cassio |
title_short |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar |
title_full |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar |
title_fullStr |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar |
title_full_unstemmed |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar |
title_sort |
(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar |
author |
Expedito, Cassio |
author_facet |
Expedito, Cassio Seemann, Jörn |
author_role |
author |
author2 |
Seemann, Jörn |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Expedito, Cassio Seemann, Jörn |
description |
Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor uma reflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendida através de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-se nas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo ,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografias pessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local. Palavras-chave: (re)apresentações cartográficas; mapas mentais; Barbalha. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053 10.7147/GEO17.8053 |
url |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053 |
identifier_str_mv |
10.7147/GEO17.8053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053/5702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Geografares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Geografares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geografares; n. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65 Geografares; No. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65 Geografares; Núm. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65 2175-3709 1518-2002 10.47456/geo.v0i17 reponame:Geografares (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Geografares (Online) |
collection |
Geografares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografares@ufes.br |
_version_ |
1806111754096214016 |