(Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Expedito, Cassio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seemann, Jörn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053
Resumo: Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor uma reflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendida através de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-se nas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo ,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografias pessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local. Palavras-chave: (re)apresentações cartográficas; mapas mentais; Barbalha.
id UFES-12_bd5163a5d410bcf32fa076f977af282f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8053
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolarCartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography(Re)apresentaciones cartograficas del espacio local: mapas artisticos a la deriva de la Cartografía Escolar(Re)présentations cartographiques de l'espace local : cartes artistiques issues de la Cartographie ScolairePartindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor uma reflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendida através de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-se nas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo ,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografias pessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local. Palavras-chave: (re)apresentações cartográficas; mapas mentais; Barbalha.Teniendo en cuenta la importancia de vincular el contenido de la enseñanza con el paisaje que se observa, que aquí proponemos una reflexión a través del uso de mapas mentales para la percepción de la paisaje vivida por el estudiante. Esta afirmación se defendió a través de un estudio de caso en las escuelas públicas de Barbalha en el sur de Ceará (Brasil). Sobre la base de las reflexiones de Deleuze y Guattari, queremos exponer que el mapa no es una calcomanía ilustrativa en clase, pero es múltiple, singular, rizomático. Por lo tanto, nuestro objetivo es desentrañar esas geografías ocultas en los libros de texto que son geografías personales con sus paisajes impregnadas de sus creencias, ideologías y sentimientos que si tiene de lo local. Palabras clave: (re)apresentaciones cartograficas; mapas mentales; Barbalha.Based on the importance of teaching content related to the landscape that can be seen, we propose a reflection through the use of mental maps for the perception of landscape experienced by students. This claim will be defended through a case study in public schools in Barbalha in southern Ceará (Brazil). Based on the reflections of Deleuze and Guattari, we want to expose that the map is not an illustrative tracing in class, but multiple, singular, rhizomatic. Thus, we aim to unveil these geographies that are not visible in the textbook, personal geographies with their landscapes, impregnated by beliefs, ideologies and feelings that you have of the location. Keywords: cartographic (re)presentations; mental maps; Barbalha.Partant de l'importance de relier le contenu de l'enseignement au paysage observé, nous souhaitons proposer ici une réflexion à travers l'utilisation de cartes mentales pour comprendre le paysage vécu par l'élève. Cette revendication sera défendue à travers une étude de cas réalisée dans les écoles publiques de la municipalité de Barbalha, au sud du Ceará. En nous basant sur les réflexions de Deleuze et Guattari, nous voulons exposer que la carte n'est pas un décalcomanie illustrative en classe, mais qu'elle est multiple, singulière, rhizomatique. Nous visons ainsi à dévoiler ces géographies non visibles dans le manuel, qui sont des géographies personnelles avec leurs paysages imprégnés de croyances, d'idéologies et de sentiments que nous éprouvons à l'égard du lieu. Mots-clés : (re)présentations cartographiques ; cartes mentales ; Barbalha.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2014-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/805310.7147/GEO17.8053Geografares; n. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65Geografares; No. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65Geografares; Núm. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-652175-37091518-200210.47456/geo.v0i17reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053/5702Copyright (c) 2014 Geografareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessExpedito, CassioSeemann, Jörn2024-07-30T14:26:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/8053Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2024-07-30T14:26:13Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography
(Re)apresentaciones cartograficas del espacio local: mapas artisticos a la deriva de la Cartografía Escolar
(Re)présentations cartographiques de l'espace local : cartes artistiques issues de la Cartographie Scolaire
title (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
spellingShingle (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
Expedito, Cassio
title_short (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
title_full (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
title_fullStr (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
title_full_unstemmed (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
title_sort (Re)apresentações cartográficas do espaço municipal: mapas artísticos em deriva da cartografia escolar
author Expedito, Cassio
author_facet Expedito, Cassio
Seemann, Jörn
author_role author
author2 Seemann, Jörn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Expedito, Cassio
Seemann, Jörn
description Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor uma reflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendida através de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-se nas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo ,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografias pessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local. Palavras-chave: (re)apresentações cartográficas; mapas mentais; Barbalha.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053
10.7147/GEO17.8053
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053
identifier_str_mv 10.7147/GEO17.8053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053/5702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65
Geografares; No. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65
Geografares; Núm. 17 (2014): Geografares (Nº Especial); 48-65
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i17
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1806111754096214016