A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografares (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20578 |
Resumo: | Neste artigo buscamos verificar como a Colonialidade do Saber atravessa a Geografia que se produz na Escola, especialmente no que diz respeito à formação territorial do Brasil. Para tanto, iniciamos apresentando uma breve reflexão teórica sobre o pensamento descolonial e o currículo escolar; posteriormente, discutimos as narrativas contidas em livros didáticos sobre o tema; em seguida, traremos relatos de cinco professores de Geografia do estado do Rio de Janeiro para compreendermos como lidam com as abordagens contidas em materiais didáticos; concluímos traçando desafios para construção de uma educação descolonial. |
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A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial The brazilian territorial formation in geography textbooks: in pursuit of a decolonial analysisEnsino de GeografiaColonialidade do SaberLivros DidáticosGeography TeachingColoniality of KnowledgeTextbooksNeste artigo buscamos verificar como a Colonialidade do Saber atravessa a Geografia que se produz na Escola, especialmente no que diz respeito à formação territorial do Brasil. Para tanto, iniciamos apresentando uma breve reflexão teórica sobre o pensamento descolonial e o currículo escolar; posteriormente, discutimos as narrativas contidas em livros didáticos sobre o tema; em seguida, traremos relatos de cinco professores de Geografia do estado do Rio de Janeiro para compreendermos como lidam com as abordagens contidas em materiais didáticos; concluímos traçando desafios para construção de uma educação descolonial. In this paper, we pursue to verify how Coloniality of Knowledge engenders the scholar Geography, mainly about Brazilian territorial formation. For this, we start presenting a brief theoterical reflection about the decolonial thought and the scholar curriculum; then, we discuss narratives in textbooks about this theme; after we bring the report of five Geography teachers of public schools in Rio de Janeiro to comprehend how they handle with the approaches contained in textbooks; we conclude setting challenges to construct an decolonial teaching.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/2057810.7147/GEO27.20578Geografares; n. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 103-120Geografares; No. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 103-120Geografares; Núm. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 103-1202175-37091518-200210.47456/geo.v0i27reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20578/14513Copyright (c) 2018 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoback, VictorBezerra, Amélia Cristina Alves2022-10-13T19:42:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/20578Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T19:42:04Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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Neste artigo buscamos verificar como a Colonialidade do Saber atravessa a Geografia que se produz na Escola, especialmente no que diz respeito à formação territorial do Brasil. Para tanto, iniciamos apresentando uma breve reflexão teórica sobre o pensamento descolonial e o currículo escolar; posteriormente, discutimos as narrativas contidas em livros didáticos sobre o tema; em seguida, traremos relatos de cinco professores de Geografia do estado do Rio de Janeiro para compreendermos como lidam com as abordagens contidas em materiais didáticos; concluímos traçando desafios para construção de uma educação descolonial. |
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