Subvertendo a cartografia escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seemann, Jörn
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191
Resumo: O presente artigo apresenta idéias sobre como repensar a cartografia para a escola. Aportes filosóficos e teóricos para uma cartografia crítica na prática são propostos. O exemplo da arte com mapas é usado como ponto de partida para refletir sobre novos caminhos na disciplina. Essa abordagem alternativa do estudo de mapas é ilustrado através de diversos exemplos da sala de aula (exercícios com mapas mentais, imagens na internet e a leitura crítica de livros didáticos de geografia). Argumenta-se que a cartografia não serve apenas para fazer a guerra, mas também para formar cidadãos.Palavras-chave: cartografia crítica; mapas na arte; cartografia na sala de aula.DOI: 10.7147/GEO12.3191
id UFES-12_f9d9e2958043b796fca218e2431925cd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/3191
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling Subvertendo a cartografia escolar no BrasilO presente artigo apresenta idéias sobre como repensar a cartografia para a escola. Aportes filosóficos e teóricos para uma cartografia crítica na prática são propostos. O exemplo da arte com mapas é usado como ponto de partida para refletir sobre novos caminhos na disciplina. Essa abordagem alternativa do estudo de mapas é ilustrado através de diversos exemplos da sala de aula (exercícios com mapas mentais, imagens na internet e a leitura crítica de livros didáticos de geografia). Argumenta-se que a cartografia não serve apenas para fazer a guerra, mas também para formar cidadãos.Palavras-chave: cartografia crítica; mapas na arte; cartografia na sala de aula.DOI: 10.7147/GEO12.3191 Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/319110.7147/GEO12.3191Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 138-174Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 138-174Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 138-1742175-37091518-200210.47456/geo.v0i12reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191/2401Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeemann, Jörn2022-10-13T20:28:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/3191Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:28:34Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
title Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
spellingShingle Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
Seemann, Jörn
title_short Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
title_full Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
title_fullStr Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
title_full_unstemmed Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
title_sort Subvertendo a cartografia escolar no Brasil
author Seemann, Jörn
author_facet Seemann, Jörn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seemann, Jörn
description O presente artigo apresenta idéias sobre como repensar a cartografia para a escola. Aportes filosóficos e teóricos para uma cartografia crítica na prática são propostos. O exemplo da arte com mapas é usado como ponto de partida para refletir sobre novos caminhos na disciplina. Essa abordagem alternativa do estudo de mapas é ilustrado através de diversos exemplos da sala de aula (exercícios com mapas mentais, imagens na internet e a leitura crítica de livros didáticos de geografia). Argumenta-se que a cartografia não serve apenas para fazer a guerra, mas também para formar cidadãos.Palavras-chave: cartografia crítica; mapas na arte; cartografia na sala de aula.DOI: 10.7147/GEO12.3191
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191
10.7147/GEO12.3191
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191
identifier_str_mv 10.7147/GEO12.3191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191/2401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 138-174
Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 138-174
Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 138-174
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i12
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1803388759727669248