A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427 |
Resumo: | Este artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia. Ensino Médio. |
id |
UFES-1_0db4261b6ff1206237a832c6318ab517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10427 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRAEste artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia. Ensino Médio.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042710.47456/contexto.v%vi%i.10427Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427/7359Quadros, Tiane Reusch deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10427Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.213667Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
title |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
spellingShingle |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA Quadros, Tiane Reusch de |
title_short |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
title_full |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
title_fullStr |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
title_sort |
A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA |
author |
Quadros, Tiane Reusch de |
author_facet |
Quadros, Tiane Reusch de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Tiane Reusch de |
description |
Este artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia. Ensino Médio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427 10.47456/contexto.v%vi%i.10427 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427/7359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399276593152 |