A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Tiane Reusch de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427
Resumo: Este artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia.  Ensino Médio.
id UFES-1_0db4261b6ff1206237a832c6318ab517
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10427
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRAEste artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia.  Ensino Médio.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042710.47456/contexto.v%vi%i.10427Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427/7359Quadros, Tiane Reusch deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10427Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.213667Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
title A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
Quadros, Tiane Reusch de
title_short A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
title_full A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
title_fullStr A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
title_full_unstemmed A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
title_sort A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
author Quadros, Tiane Reusch de
author_facet Quadros, Tiane Reusch de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Tiane Reusch de
description Este artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia.  Ensino Médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427
10.47456/contexto.v%vi%i.10427
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10427/7359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399276593152