Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
DOI: | 10.47456/contexto.v1i41.35957 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35957 |
Resumo: | Este artigo objetiva abordar a presença do desejo mimético e do bode expiatório nas tragédias Júlio César e Hamlet, de William Shakespeare, tendo como base as contribuições teóricas de René Girard (2010). A partir da obra A violência e o sagrado, o teórico francês verifica, através de uma visão antropológica dos rituais primitivos, os efeitos disruptivos do desejo mimético, apontando a presença de um mecanismo expiatório como responsável pela resolução dos conflitos. A fim de compreender como a observação antropológica de Girard é articulada à matéria teatral de Shakespeare, este trabalho serve-se das considerações de Aristóteles (1997) sobre a tragédia na Poética e a divisão dos modos ficcionais de Northrop Frye (2013) na Anatomia da crítica. Nota-se nas duas peças que a resolução dos conflitos entre as personagens pelo bode expiatório possibilita a purgação das rivalidades no contexto da peça e proporciona a catarse da plateia. Abstract This article aims to approach the presence of mimetic desire and scapegoat in the tragedies Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare, it is based on René Girard’s (2010) theoretical contributions. From the work A violência e o sagrado, the French theorist verifies, through an anthropological point of view about the primitive rituals, disruptive effects of the mimetic desire, he points out the presence of a scapegoat as responsible for resolution of conflicts. In order to comprehend how Girard’s anthropological observation is articulated with Shakespeare’s theatrical material, this work uses Aristotle’s (1997) considerations about tragedy in the Poética and the Northrop Frye’s (2013) division of fictional modes in Anatomia da crítica. It is possible to note that the resolutions of conflicts among the characters, through a scapegoat, provides purgation of rivalries in the context of the play and the audience’s catharsis. |
id |
UFES-1_0faa30945db253f5e534b23f1428f6ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/35957 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
spelling |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William ShakespeareDesejo miméticoBode expiatórioWilliam ShakespeareRené GirardMimetic desireScapegoatWilliam ShakespeareRen´é GirardEste artigo objetiva abordar a presença do desejo mimético e do bode expiatório nas tragédias Júlio César e Hamlet, de William Shakespeare, tendo como base as contribuições teóricas de René Girard (2010). A partir da obra A violência e o sagrado, o teórico francês verifica, através de uma visão antropológica dos rituais primitivos, os efeitos disruptivos do desejo mimético, apontando a presença de um mecanismo expiatório como responsável pela resolução dos conflitos. A fim de compreender como a observação antropológica de Girard é articulada à matéria teatral de Shakespeare, este trabalho serve-se das considerações de Aristóteles (1997) sobre a tragédia na Poética e a divisão dos modos ficcionais de Northrop Frye (2013) na Anatomia da crítica. Nota-se nas duas peças que a resolução dos conflitos entre as personagens pelo bode expiatório possibilita a purgação das rivalidades no contexto da peça e proporciona a catarse da plateia. Abstract This article aims to approach the presence of mimetic desire and scapegoat in the tragedies Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare, it is based on René Girard’s (2010) theoretical contributions. From the work A violência e o sagrado, the French theorist verifies, through an anthropological point of view about the primitive rituals, disruptive effects of the mimetic desire, he points out the presence of a scapegoat as responsible for resolution of conflicts. In order to comprehend how Girard’s anthropological observation is articulated with Shakespeare’s theatrical material, this work uses Aristotle’s (1997) considerations about tragedy in the Poética and the Northrop Frye’s (2013) division of fictional modes in Anatomia da crítica. It is possible to note that the resolutions of conflicts among the characters, through a scapegoat, provides purgation of rivalries in the context of the play and the audience’s catharsis.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3595710.47456/contexto.v1i41.35957Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 217-241Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 217-241Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 217-2412358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35957/25074Copyright (c) 2022 Emilly Silva Rodrigues, Rafael Campos Quevedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Rodrigues (UFMA), EmillyQuevedo (UFMA), Rafael Campos 2023-04-24T11:24:41Zoai:periodicos.ufes.br:article/35957Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-04-24T11:24:41Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
title |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
spellingShingle |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare Silva Rodrigues (UFMA), Emilly Desejo mimético Bode expiatório William Shakespeare René Girard Mimetic desire Scapegoat William Shakespeare Ren´é Girard Silva Rodrigues (UFMA), Emilly Desejo mimético Bode expiatório William Shakespeare René Girard Mimetic desire Scapegoat William Shakespeare Ren´é Girard |
title_short |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
title_full |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
title_fullStr |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
title_full_unstemmed |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
title_sort |
Desejo mimético e bode expiatório em "Júlio César" e "Hamlet", de William Shakespeare: Mimetic desire and scapegoat in Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare |
author |
Silva Rodrigues (UFMA), Emilly |
author_facet |
Silva Rodrigues (UFMA), Emilly Silva Rodrigues (UFMA), Emilly Quevedo (UFMA), Rafael Campos Quevedo (UFMA), Rafael Campos |
author_role |
author |
author2 |
Quevedo (UFMA), Rafael Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Rodrigues (UFMA), Emilly Quevedo (UFMA), Rafael Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desejo mimético Bode expiatório William Shakespeare René Girard Mimetic desire Scapegoat William Shakespeare Ren´é Girard |
topic |
Desejo mimético Bode expiatório William Shakespeare René Girard Mimetic desire Scapegoat William Shakespeare Ren´é Girard |
description |
Este artigo objetiva abordar a presença do desejo mimético e do bode expiatório nas tragédias Júlio César e Hamlet, de William Shakespeare, tendo como base as contribuições teóricas de René Girard (2010). A partir da obra A violência e o sagrado, o teórico francês verifica, através de uma visão antropológica dos rituais primitivos, os efeitos disruptivos do desejo mimético, apontando a presença de um mecanismo expiatório como responsável pela resolução dos conflitos. A fim de compreender como a observação antropológica de Girard é articulada à matéria teatral de Shakespeare, este trabalho serve-se das considerações de Aristóteles (1997) sobre a tragédia na Poética e a divisão dos modos ficcionais de Northrop Frye (2013) na Anatomia da crítica. Nota-se nas duas peças que a resolução dos conflitos entre as personagens pelo bode expiatório possibilita a purgação das rivalidades no contexto da peça e proporciona a catarse da plateia. Abstract This article aims to approach the presence of mimetic desire and scapegoat in the tragedies Julius Caesar and Hamlet by William Shakespeare, it is based on René Girard’s (2010) theoretical contributions. From the work A violência e o sagrado, the French theorist verifies, through an anthropological point of view about the primitive rituals, disruptive effects of the mimetic desire, he points out the presence of a scapegoat as responsible for resolution of conflicts. In order to comprehend how Girard’s anthropological observation is articulated with Shakespeare’s theatrical material, this work uses Aristotle’s (1997) considerations about tragedy in the Poética and the Northrop Frye’s (2013) division of fictional modes in Anatomia da crítica. It is possible to note that the resolutions of conflicts among the characters, through a scapegoat, provides purgation of rivalries in the context of the play and the audience’s catharsis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35957 10.47456/contexto.v1i41.35957 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35957 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v1i41.35957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/35957/25074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Emilly Silva Rodrigues, Rafael Campos Quevedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Emilly Silva Rodrigues, Rafael Campos Quevedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 217-241 Contexto; Vol. 1 No. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 217-241 Contexto; Vol. 1 Núm. 41 (2022): Dossiê MOVIMENTOS MODERNISTAS NA AMÉRICA LATINA: ARTE, PERFORMANCE E ATIVISMO; 217-241 2358-9566 1519-0544 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1822178768107601920 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.47456/contexto.v1i41.35957 |