A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426 |
Resumo: | O presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura. |
id |
UFES-1_160198cac3d12703b20eb228303aed2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10426 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOSO presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042610.47456/contexto.v%vi%i.10426Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426/7358Fernandez, Sonia Inez Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10426Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.175921Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
title |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS Fernandez, Sonia Inez Gonçalves |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS |
author |
Fernandez, Sonia Inez Gonçalves |
author_facet |
Fernandez, Sonia Inez Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Sonia Inez Gonçalves |
description |
O presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426 10.47456/contexto.v%vi%i.10426 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426/7358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399274496000 |