A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Sonia Inez Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426
Resumo: O presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura.
id UFES-1_160198cac3d12703b20eb228303aed2f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10426
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOSO presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1042610.47456/contexto.v%vi%i.10426Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426/7358Fernandez, Sonia Inez Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10426Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.175921Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
title A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
Fernandez, Sonia Inez Gonçalves
title_short A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
title_full A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
title_sort A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
author Fernandez, Sonia Inez Gonçalves
author_facet Fernandez, Sonia Inez Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Sonia Inez Gonçalves
description O presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426
10.47456/contexto.v%vi%i.10426
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10426/7358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399274496000