O PENSAMENTO RIZOMÁTICO DA PERSONAGEM FABIANO DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10431 |
Resumo: | Dialogando antes de tudo com o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs (1980), este artigo, no plano do indecidível, trabalha com a hipótese de um pensamento rizomático, em devir agreste, compondo o plano de consistência ficcional Vidas secas (1936), de Graciliano Ramos, principalmente considerando o personagem Fabiano. Contrapõe-se, assim, com parte significativa da fortuna crítica, ávida em concebê-lo como aquém do pensamento, como não pensável, não pensante, não humano. Num jogo dialógico, então, pelo entrelaçar das vozes teóricas e da voz da consciência do protagonista Fabiano, ora consoantes ora dissonantes, serão evidenciadas as miríades do pensamento do marido de sinha Vitória.PALAVRAS-CHAVE: Pensamento rizomático. Vidas Secas. Pensamento arborescente. |
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O PENSAMENTO RIZOMÁTICO DA PERSONAGEM FABIANO DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOSDialogando antes de tudo com o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs (1980), este artigo, no plano do indecidível, trabalha com a hipótese de um pensamento rizomático, em devir agreste, compondo o plano de consistência ficcional Vidas secas (1936), de Graciliano Ramos, principalmente considerando o personagem Fabiano. Contrapõe-se, assim, com parte significativa da fortuna crítica, ávida em concebê-lo como aquém do pensamento, como não pensável, não pensante, não humano. Num jogo dialógico, então, pelo entrelaçar das vozes teóricas e da voz da consciência do protagonista Fabiano, ora consoantes ora dissonantes, serão evidenciadas as miríades do pensamento do marido de sinha Vitória.PALAVRAS-CHAVE: Pensamento rizomático. Vidas Secas. Pensamento arborescente.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1043110.47456/contexto.v%vi%i.10431Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10431/7363Sandrini, Elizabete Gerlânia CaronSoares, Luis Eustáquioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10431Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.368011Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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