A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Patricia Rosicleia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Arlene Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/31779
Resumo: O presente artigo busca trazer as reflexões de críticos literários e teóricos do ensino da literatura a respeito da leitura literária enquanto prática social humanizadora, capaz de levar o leitor a refletir sobre a realidade e a expressar seus sentimentos e posicionamento diante das situações do cotidiano. Tal estudo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as vivências de leituras literárias dos alunos da terceira série do Ensino Médio, em uma escola pública estadual do Espírito Santo, na tentativa de compreender como vem se consolidando as experiências literárias desses jovens e como se configuram as apropriações e representações das leituras promovidas durante as aulas de literatura. O estudo justifica-se por considerarmos a prática da leitura de obras literárias uma atividade fundamental e humanizadora que se faz presente ao longo de toda história da sociedade, sendo assim necessária para a formação do jovem estudante. Por isso, pensar as práticas de leituras literárias e a apropriação da literatura pelo sujeito leitor é considerar as múltiplas possibilidades que essa forma de conhecimento oferece aos seres humanos, uma vez que contribui para o enriquecimento de pensamento e para a construção das experiências humanas e de mundo proporcionada a partir da leitura do texto literário. Assim, recorremos a Antonio Candido (1972, 2011); Antoine Compagnon (2009); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros autores.
id UFES-1_ad770ab3d91b816b058b2d021b792d69
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/31779
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médioO presente artigo busca trazer as reflexões de críticos literários e teóricos do ensino da literatura a respeito da leitura literária enquanto prática social humanizadora, capaz de levar o leitor a refletir sobre a realidade e a expressar seus sentimentos e posicionamento diante das situações do cotidiano. Tal estudo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as vivências de leituras literárias dos alunos da terceira série do Ensino Médio, em uma escola pública estadual do Espírito Santo, na tentativa de compreender como vem se consolidando as experiências literárias desses jovens e como se configuram as apropriações e representações das leituras promovidas durante as aulas de literatura. O estudo justifica-se por considerarmos a prática da leitura de obras literárias uma atividade fundamental e humanizadora que se faz presente ao longo de toda história da sociedade, sendo assim necessária para a formação do jovem estudante. Por isso, pensar as práticas de leituras literárias e a apropriação da literatura pelo sujeito leitor é considerar as múltiplas possibilidades que essa forma de conhecimento oferece aos seres humanos, uma vez que contribui para o enriquecimento de pensamento e para a construção das experiências humanas e de mundo proporcionada a partir da leitura do texto literário. Assim, recorremos a Antonio Candido (1972, 2011); Antoine Compagnon (2009); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros autores.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2021-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/31779Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 40 (2021): Dossiê LITERATURA E TRADUÇÃOContexto; No. 40 (2021): Dossiê LITERATURA E TRADUÇÃOContexto; Núm. 40 (2021): Dossiê LITERATURA E TRADUÇÃO2358-95661519-0544reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/31779/24263Copyright (c) 2021 Patricia Sodré, Arlene Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSodré, Patricia Rosicleia da Silvada Silva, Arlene Batista2023-04-24T11:25:40Zoai:periodicos.ufes.br:article/31779Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-04-24T11:25:40Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
title A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
spellingShingle A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
Sodré, Patricia Rosicleia da Silva
title_short A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
title_full A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
title_fullStr A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
title_full_unstemmed A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
title_sort A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio
author Sodré, Patricia Rosicleia da Silva
author_facet Sodré, Patricia Rosicleia da Silva
da Silva, Arlene Batista
author_role author
author2 da Silva, Arlene Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré, Patricia Rosicleia da Silva
da Silva, Arlene Batista
description O presente artigo busca trazer as reflexões de críticos literários e teóricos do ensino da literatura a respeito da leitura literária enquanto prática social humanizadora, capaz de levar o leitor a refletir sobre a realidade e a expressar seus sentimentos e posicionamento diante das situações do cotidiano. Tal estudo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as vivências de leituras literárias dos alunos da terceira série do Ensino Médio, em uma escola pública estadual do Espírito Santo, na tentativa de compreender como vem se consolidando as experiências literárias desses jovens e como se configuram as apropriações e representações das leituras promovidas durante as aulas de literatura. O estudo justifica-se por considerarmos a prática da leitura de obras literárias uma atividade fundamental e humanizadora que se faz presente ao longo de toda história da sociedade, sendo assim necessária para a formação do jovem estudante. Por isso, pensar as práticas de leituras literárias e a apropriação da literatura pelo sujeito leitor é considerar as múltiplas possibilidades que essa forma de conhecimento oferece aos seres humanos, uma vez que contribui para o enriquecimento de pensamento e para a construção das experiências humanas e de mundo proporcionada a partir da leitura do texto literário. Assim, recorremos a Antonio Candido (1972, 2011); Antoine Compagnon (2009); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros autores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/31779
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/31779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/31779/24263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Patricia Sodré, Arlene Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Patricia Sodré, Arlene Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 40 (2021): Dossiê LITERATURA E TRADUÇÃO
Contexto; No. 40 (2021): Dossiê LITERATURA E TRADUÇÃO
Contexto; Núm. 40 (2021): Dossiê LITERATURA E TRADUÇÃO
2358-9566
1519-0544
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051396701290496